Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

RAPIDINHAS DO BLOG...

PREÇOS DE ALIMENTOS RECUAM E IPC-FIPE TEM VARIAÇÃO POSITIVA DE 0,02% EM SETEMBRO
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo encerrou setembro com variação positiva de 0,02%, desacelerando após alta de 0,1% no mês anterior, de acordo com dados divulgados na quarta-feira (4) pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O destaque no mês ficou com a queda de 0,81% nos preços de Alimentos, exercendo um peso de -0,1995 ponto percentual no índice em setembro, ainda que a queda tenha perdido força ante a deflação de 1,33% vista em agosto. Os preços de Vestuário também tiveram deflação em setembro, de 0,19%, contra queda de 0,18% no mês anterior. Por outro lado, o grupo Transportes registrou alta de 0,65%, com um impacto no índice de 0,0961 ponto no mês, desacelerando com força sobre o avanço de 1,58% registrado em agosto. O IPC-Fipe mede as variações quadrissemanais dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre 1 e 10 salários mínimos.

CIENTISTAS DESENVOLVEM 'SUPERPLANTAS' PARA VIDA EM MARTE
Cientistas já estão desenvolvendo as primeiras superplantas, espécies resistentes à radiação e capazes de crescer em ambientes hostis, que futuramente serão enviadas para Marte. Em um congresso de biotecnologias espaciais em Roma, na Itália, foi confirmado que há vários grupos de pesquisa do país trabalhando nessa iniciativa. "Estamos pensando em bactérias sintéticas, cujo material genético foi projetado em laboratório, a serviço da exploração espacial", disse Daniela Billi, diretora do Laboratório de Astrobiologia da Universidade de Roma. No entanto, ainda que na Estação Espacial Internacional (ISS) já tenha ocorrido a primeira colheita de alface e começado o cultivo de flores, o trabalho por fazer ainda é grande. "Marte é o planeta com os requisitos mais promissores para proporcionar um habitat de longo prazo para a espécie humana fora da terra, mas antes é necessário superar muitos obstáculos", disse o físico Amedeo Balbi. O pesquisador se refere principalmente à incerteza quanto aos danos provocados pela radiação em organismos vivos. Atualmente, a Agência Espacial Italiana (ASI) participa de projetos para construir protótipos de ecossistemas artificiais que garantam aos futuros exploradores os 30 quilos diários de ar, água e alimentos necessários para a sobrevivência. "Neste sentido, as plantas são as biogeradoras mais eficientes", disse Sara Piccirillo, pesquisadora da ASI. Enquanto isso, o Conselho Nacional de Pesquisa da Itália se prepara para testar um protótipo de estufa espacial na Antártida. O objetivo é observar a resposta das plantas à radiação e a uma microgravidade simulada.

POPULAR PROGRAMA DE LIMPEZA DO PC ASSUME FALHA GRAVE DE SEGURANÇA
A Piriform, responsável pelo programa de otimização de desempenho CCleaner, informou que uma falha de segurança em seu produto mais popular pode ter comprometido os dados de 2,3 milhões de pessoas. O risco é que informações pessoais tenham caído nas mãos de criminosos. Uma análise do laboratório da Avast, outra grande empresa de segurança que em julho se tornou dona da Piriform, descobriu no arquivo de instalação do CCleaner um "backdoor" (termo técnico que determina uma brecha no código do programa) implantado por hackers. O "backdoor" ocorreu na versão do CCleaner número 5.33.6162, além do programa CCleaner Cloud número 1.07.3191, usado por computadores com o sistema Windows e com arquitetura 32 bits. Segundo a empresa, nenhum outro produto Piriform ou CCleaner foi afetado. A falha permitira que dados como nome do computador, endereço IP, lista de software instalado, lista de software ativo e lista de adaptadores de rede fossem enviados para um computador servidor pertencente a desconhecidos nos EUA. O CCleaner é um programa que limpa arquivos secundários que estejam lotando a memória do computador, como arquivos cache. É um dos programas mais baixados na área de downloads do portal de tecnologia "Cnet". No total, o programa já foi baixado mais de dois bilhões de vezes em todo o mundo, de acordo com a própria Piriform. "Nós incentivamos todos os usuários da versão de 32 bits do CCleaner na versão 5.33.6162 a baixar a versão 5.34. Pedimos desculpas e estamos tomando medidas extras para garantir que isso não aconteça novamente", disse a empresa em seu site oficial, seguido do link para o download da versão correta. A empresa também disse que continua a "investigar como esse compromisso aconteceu, quem o fez e por quê". 

Nenhum comentário: