Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

segunda-feira, 3 de julho de 2017

RAPIDINHAS DO BLOG...

INFLAÇÃO NA ZONA DO EURO DESACELERA PARA O MENOR NÍVEL DO ANO
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro passou de 1,4% na comparação anual em maio para 1,3% em junho, em igual base, segundo dados preliminares divulgados hoje pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. A taxa é a menor desde o início do ano. Apesar da desaceleração, a prévia de junho veio um pouco acima da expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam alta de 1,2%. Com o resultado de maio, a inflação na zona do euro passou a ficar bem abaixo da meta do Banco Central Europeu (BCE), que é de uma taxa ligeiramente inferior a 2,0%. Por sua vez, o núcleo do CPI do bloco, que exclui os preços de energia e alimentos, teve alta de 1,1% em maio, após marcar 0,9% em maio. Esse resultado veio em linha com o esperado pelo mercado. (Fonte: Dow Jones Newswires)

JÚPITER É PLANETA MAIS ANTIGO DO SISTEMA SOLAR, DIZ PESQUISA
O planeta Júpiter foi o "primogênito" do Sistema Solar, surgindo cerca de um milhão de anos antes da formação do nosso sistema planetário, informou uma nova pesquisa publicada pela Universidade de Münster, na Alemanha. E os pesquisadores descobriram que, por causa de sua existência, houve o impedimento de que "super-Terras" nascessem no Sistema Solar, permitindo assim o surgimento das estrelas próximas aos astros. Além disso, o tamanho gigante desse planeta também serviu como um "escudo", que atraía muitos meteoritos. O estudo foi publicado pela revista da Academia de Ciências dos Estados Unidos (Pnas) e foi a primeira vez que se pode descobrir fatos importantes sobre o surgimento de Júpiter. O grupo foi liderado por Thomas Kruijer e analisou os elementos que compõem os meteoritos que chegaram à Terra - sejam os mais antigos ou os mais recentes. A pesquisa mostrou que o núcleo sólido do astro se formou muito antes dos gases da nebulosa solar terem se dissipado e, por consequência, isso o torna o planeta mais antigo do sistema. Segundo os pesquisadores, um milhão de antes do nascimento de seu núcleo, Júpiter tinha uma massa 20 vezes maior que a Terra e continuou a crescer nos três a quatro milhões de anos após esse período até chegar ao tamanho atual e ficar com sua massa 50 vezes maior que o nosso planeta.

MALAUI E UNICEF TESTAM DRONES EM CORREDOR HUMANITÁRIO NA ÁFRICA
Malaui e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançaram um corredor aéreo na semana passada para testar a eficácia de drones em emergências humanitárias, no primeiro projeto deste tipo na África. O Malaui, que não tem saída para o mar e sofre perdas periódicas nas lavouras devido a inundações, precisa de alimentos e outras formas de ajuda com frequência, e o acesso terrestre limitado a muitas de suas áreas rurais dificulta a prestação de socorro a comunidades necessitadas. "A tecnologia dos drones tem muitas aplicações em potencial... uma que já testamos no Malaui é transportar amostras de sangue de crianças a laboratórios para testes de HIV", disse o representante residente do Unicef no Malaui, Johannes Wedenig, durante o lançamento do projeto em Kasungu, a 100 quilômetros da capital Lilongwe. O corredor em teste está centrado no Aeródromo de Kasungu e tem um raio de 40 quilômetros, concentrado em três áreas: gerar imagens aéreas de situações de crise, usar drones para ampliar sinais de wifi ou de celular através de terrenos difíceis em emergências e entregar suprimentos emergenciais de pouco peso. "O lançamento do corredor de teste é particularmente importante para apoiar o transporte e a coleta de dados onde a infraestrutura de transporte terrestre ou não é factível ou é difícil durante emergências", explicou o ministro dos Transportes do Malaui, Jappie Mhango. 

Nenhum comentário: