Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

sexta-feira, 2 de junho de 2017

RAPIDINHAS DO BLOG...

ECONOMIA CRESCE NO 1º TRIMESTRE, APÓS 8 QUEDAS; EM UM ANO, EMENDA 12º TOMBO...
A economia brasileira cresceu 1% no primeiro trimestre na comparação com o trimestre anterior, interrompendo oito períodos seguidos de queda, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na quinta-feira (1º). Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, porém, o PIB (Produto Interno Bruto) encolheu 0,4%, no décimo segundo recuo seguido. No acumulado de quatro trimestres, a economia encolheu 2,3%. Em valores atuais, o PIB no início do ano alcançou R$ 1,6 trilhão. O resultado veio alinhado às expectativas de analistas consultados pela agência de notícias Reuters, que previam crescimento de 1%, em relação aos três últimos meses do ano passado. Já o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, projetava avanço de 0,7% na mesma comparação. A estimativa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) era mais otimista, de alta de 1,19%. Em 2016, a economia encolheu 3,6%, e o país enfrentou o segundo ano seguido de recessão, a mais longa pela qual o Brasil já passou.
ALTA FOI PUXADA PELA AGROPECUÁRIA
O desempenho da economia no primeiro trimestre foi fortemente puxado pelo setor agropecuário, que cresceu 13,4% em relação ao trimestre anterior, com safra recorde de soja e boa colheita de milho. A indústria subiu 0,9%, e o setor de serviços ficou estável. A agropecuária também disparou em relação ao primeiro trimestre do ano passado, com alta de 15,2%. Já a indústria sofreu, nessa comparação, queda de 1,1%, e o setor de serviços recuou 1,7%;
SAÍDA DA RECESSÃO É INCERTA
Apesar de a economia brasileira dar sinais de recuperação, a saída da sua mais longa e profunda crise, que causou forte desemprego, ainda é incerta. Indicadores importantes na composição do PIB ainda apresentam forte queda, como os investimentos e o consumo das famílias. Além disso, a crise política que atinge o governo nas últimas semanas, após a delação premiada dos donos da JBS revelar conversas suspeitas com o presidente, pode abortar a recuperação logo no início. Temer, que assumiu o cargo há um ano, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, procurou implementar uma agenda de reformas econômicas impopulares, mas apoiadas pelos investidores. Com as denúncias e a investigação do presidente pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por organização criminosa, corrupção passiva e obstrução de Justiça, há pressões para que ele renuncie. Também há expectativa de que o julgamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) casse a chapa Dilma/Temer. A incerteza gerada pelas duas possibilidades pode atrasar ou impedir a votação das reformas, o que é visto pelo mercado como prejudicial à economia.
O QUE ENTRA NA CONTA DO PIB?
O PIB é a soma de tudo o que é produzido no país. Os dados consideram a metodologia atualizada do cálculo.

MAIOR AVIÃO JÁ CONSTRUÍDO, PROJETADO PARA LANÇAR SATÉLITES, INICIA FASE DE TESTES NOS EUA
Um gigantesco avião criado para colocar foguetes em órbita saiu pela primeira vez do hangar na quarta-feira (31) para iniciar a etapa de testes na Califórnia, informou o fabricante Stratolaunch. "Isto marca o fim da fase inicial de construção da aeronave e o começo da fase de testes em terra (...), incluindo turbinas e taxiamento antes do primeiro voo", disse Jean Floyd, CEO da empresa do magnata filantropo e cofundador da Microsoft Paul Allen. O maior avião do mundo tem duas fuselagens, unidas por uma asa de 117 metros, e agora está estacionado fora do hangar em Mojave. Utilizando seis turbinas, o avião de 227 toneladas foi projetado para lançar satélites e até humanos, algum dia, em órbitas baixas da Terra. "Stratolaunch está prestes a realizar sua primeira demonstração de lançamento [ao espaço] em 2019", revelou Floyd. O plano é colocar em órbita um foguete Pegasus, usado normalmente para transportar satélites, que irá entre as duas fuselagens. "Isto marca um passo histórico em nosso trabalho para realizar o sonho de Paul G. Allen de ampliar o acesso à órbita baixa da Terra", destacou o executivo. A companhia adquiriu dois Boeings 747 usados e os remontou em uma unidade capaz de decolar com uma carga de 590 toneladas. O Stratolaunch também é chamado de "Ruc", a ave mitológica persa capaz de levantar um elefante.

EMPRESAS DE MÍDIA SOCIAL AUMENTAM RETIRADA DE DISCURSO DE ÓDIO ONLINE, DIZ UE
Empresas de mídia social como o Facebook, o Twitter e o Youtube do Google intensificaram a velocidade e o número de remoções de discursos de ódio em suas plataformas em resposta à pressão da União Europeia para fazer mais no sentido de enfrentar a questão, segundo os resultados de uma avaliação da UE. O Facebook ganhou elogios particulares por revisar a maioria das queixas no prazo de 24 horas estabelecido em um código de conduta acordado em dezembro pela Comissão Europeia, Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube. Chamando os resultados de "encorajadores" pelo empenho da Comissão na autorregulação, a Comissária de Justiça, Vera Jourova, disse que a proporção de itens de ofensas retirados dobrou e as ações foram tomadas mais rapidamente do que o verificado na UE há seis meses. "Isso ... mostra que uma abordagem autorregulatória pode funcionar, se todos os atores fizerem sua parte. Ao mesmo tempo, as empresas ... precisam avançar para cumprir todos os compromissos", afirmou Jourova em comunicado, acrescentando que as empresas devem fornecer mais respostas às pessoas que trouxeram abusos à sua atenção. O código de conduta voluntário obriga as empresas a tomarem medidas na Europa dentro de 24 horas, na sequência de preocupações crescentes sobre a proliferação de conteúdos racistas e xenófobos nas mídias sociais desencadeadas pela crise dos refugiados e ataques na Europa Ocidental. Isso incluiu a remoção ou desabilitação do acesso ao conteúdo, se necessário, uma melhor cooperação com as organizações da sociedade civil e a promoção de "contra­narrativas" para discursos de ódio.

Nenhum comentário: