Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

terça-feira, 16 de maio de 2017

VOCÊ SABIA?

APRENDA A FAZER COMPRAS ONLINE DE FORMA SEGURA 

Hoje em dia fazer compras online se tornou parte do cotidiano. Na internet se acha de tudo com abundância de produtos e serviços e muitas pechinchas. Como qualquer operação, há questões de segurança que se deve ter em mente quando for fazer suas compras online, e com algum cuidado você pode minimizar o risco de ser passado para trás.
DICAS BÁSICAS
1- Não envie os seus dados de cartão de crédito via email, nem os publique em redes sociais (mesmo em mensagens privadas) ou os insira em sites desconhecidos.
2- Nunca dê mais informações do que as necessárias. As lojas não precisam saber detalhes como a sua data de nascimento ou o seu número de CPF.
3- Verifique se há um endereço físico e de contato com detalhes como números de telefone do fornecedor antes de fazer a compra.
4- Lembre-se de fazer o logout da sua conta depois de fazer uma compra.
MANTENHA SEU PC, MAC OU SEU DISPOSITIVO MÓVEL SEMPRE ATUALIZADOS
Verifique regularmente se há atualizações disponíveis para o sistema operacional, bem como para os aplicativos e navegadores também. Adquira o hábito de usar senhas fortes e únicas para cada loja online que faz compras. Gerenciadores de senhas também são muito úteis para resolver problemas de memória e ainda geram senhas únicas.
Uma VPN é também uma ótima opção para adicionar outra camada de segurança. Vale a pena deixar um navegador separado que você mantenha regularmente atualizado exclusivamente para compras e transações bancárias online, e um outro para uso da internet de todos os dias. Considere também abrir uma segunda conta de email especificamente para fins de compras online. Isso minimizaria fortemente o número de Spam e você enxergaria claramente qual serviço está utilizando seu endereço de email e para que finalidade.
Investigue a loja antes de fechar a compra Certifique-se de verificar totalmente as credenciais da loja e se é uma empresa de nome que você já ouviu falar. Uma rápida pesquisa do nome do site vai te revelar se ela realmente existe e trará comentários sobre o serviço, mas fique atento se a loja é excessivamente bem avaliada em fóruns que podem não ser legítimos.
Certifique-se também de que o site está usando uma conexão segura, que é marcado por https:// na barra do navegador. Alguns sites têm um ícone de um cadeado, chamado de indicador de confiança ou de selo de confiança, que mostra que a loja é verificada independentemente por um terceiro, como um antivírus.
Embora seja muito conveniente manter seus dados num site no qual você faz compras repetidas, vale a pena desmarcar qualquer opção que permita que a loja tenha detalhes do seu cartão de crédito arquivados. Dessa forma, se a sua conta for comprometida, pelo menos os seus dados bancários não serão revelados. Fazendo compras com seu smartphone ou tablet.
Verifique as políticas de vendas da loja antes de finalizar uma compra para descobrir se você precisa cobrir os custos de retorno e qualquer taxa extra ou encargos que você precisará pagar caso o produto não atenda às suas expectativas e você precisar de reembolso. Também vale a pena fazer pesquisas detalhadas para encontrar o melhor negócio para o mesmo produto. As ofertas são muitas. Não basta comprar na sua loja favorita online, você pode encontrar melhores negócios em outros lugares. E se algo der errado? Se você precisa relatar o roubo de identidade ou fraude, faça um boletim de ocorrência e avise o seu banco. 

Nenhum comentário: