Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quarta-feira, 24 de maio de 2017

TURISMO NO BLOG

O FLORESCER DO BRASIL
Mesmo fora da primavera, flores são atrações turísticas em municípios de São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso 

Holambra e Cunha, em São Paulo, Campo Novo do Parecis, em Mato Grosso, e Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. Esses quatro municípios têm em comum um atrativo a mais para os turistas: extensas lavouras de flores, uma atividade que movimenta a economia local e enchem os olhos dos visitantes. 
Localizada na região metropolitana de Campinas, Holambra é a maior produtora de flores do país e maior exportadora do produto para a América Latina. Com 15 mil habitantes, a cidade tem traços típicos de seus colonizadores que influenciaram inclusive na escolha do nome da cidade - os holandeses -, que trouxeram a cultura do cultivo, produção e venda das flores. Anualmente, atrai, aproximadamente, um milhão de turistas. Somente no mês de stemebro, quando é realizada a Explofora, recebe cerca de 350 mil pessoas.
Já as lavouras de lavanda de Cunha, também no Interior de São Paulo, são semelhantes as cultivadas no sudeste da França.  Embora seja cultivado em propriedade privada, pode ser visitado gratuitamente. Cerca de três mil pessoas se deslocam para cidade em busca do lavandário. Além de contemplar a bela paisagem da Serra do Mar, o turista pode levar pra casa produtos locais com propriedades terapêuticas: sabonetes, buquês e iguarias gastronômicas.
GIRASSÓIS
Se o interesse for conhecer a maior plantação de girassóis do país, é preciso agendar com atenção o passeio, ou melhor, às datas de florada, que acontece por 10 dias durante o mês de maio. A cidade de Campo Novo do Parecis (Mato Grosso) produz 29 mil toneladas da planta por ano, gerando empregos e movimentando o comércio da cidade. 
Na Serra Gaúcha, a dica são os espaços floridos de Nova Petropólis. Lá, destaca-se a a Praça da República, no Centro da Cidade, que já se tornou “Praça das Flores”. O visistante encontra floriculturas com mais de mil variedades de plantas ornamentais e tem a oportunidade de conhecer pontos turísticos naturais como a rampa de voo Livre Ninho das Águias, o Pinheiro Multissecular e o Labirinto Verde.
Os municípios "floridos" têm recebido apoio do Ministério do Turismo, que repassa recursos e apoia projetos de infraestrutura turística. Só nas cidades de Holambra, Cunha e Campo Novo do Parecis foram investidos mais de R$ 3,5 milhões para a revitalização de praças, reformas de pontos turísticos, pavimentação de ruas e construção de terminal rodoviário. 
MAIS INFORMAÇÕES:
Campo Novo do Parecis (MT) - http://www.camponovodoparecis.mt.gov.br/
Cunha (SP) - http://www.cunha.sp.gov.br/municipio-de-cunha/
Holambra (SP) - http://www.holambra.sp.gov.br/
Nova Petrópolis (RS) - http://www.novapetropolis.com.br/

Nenhum comentário: