Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

RECEITA DO BLOG

SPAGHETTI ALLA CARBONARA 

INGREDIENTES PARA 04 PORÇÕES
·         500 g de spaghetti  grano duro
·         240 g de queijo pecorino romano
·         200 g de queijo parmigiano reggiano
·         180 g de guanciale ou pancetta (toucinho curado, não defumado)
·         5 litros de água filtrada
·         2 colheres (chá) de azeite extravirgem
·         2 colheres (chá) de sal grosso
·         12 gemas de ovo caipira
·         Pimenta-do-reino-preta moída a gosto

MODO DE PREPARO
1. Em uma panela grande e funda, ferva a água; junte o sal grosso e dissolva-o completamente; assim que levantar fervura novamente, cozinhe o spaghetti até ficar ‘al dente’.
2. Corte o guanciale ou a pancetta em tiras finas e curtas, de aproximadamente 1,5 x 0,3 cm, e doure em uma frigideira grande, com o azeite, ao fogo baixo; quando  dourar, retire do fogo e reserve.
3. Separe 80 g do queijo pecorino, rale e reserve para a finalização do prato; rale os 250 g restantes com o queijo parmigiano.
4. Coloque as gemas em um bowl, bata-as com um fouet ou um garfo e adicione os queijos; misture bem e reserve.
5. Quando o spaghetti estiver ‘al dente’, escorra e despeje sobre o guanciale ou pancetta dourados; cubra-os com a mistura de ovos e queijo e mexa bem, com um garfo grande; essa mistura pode ser feita na frigideira, ao fogo bem baixo, pois muito calor cozinhará os ovos demasiadamente e, em vez de ficar um creme, resultará em algo parecido com ovos mexidos. 6. Disponha o spaghetti alla carbonara em pratos individuais, polvilhe levemente o queijo pecorino ralado e moa a pimenta-do-reino-preta sobre ele. 

Fonte: Receitas de Paulo Kotzent, do Attimo, Rua Diogo Jacome, 341, Vila Nova Conceição, tel. (11) 5054-9999, São Paulo, SP; attimorestaurante.com.br

Nenhum comentário: