Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

SAÚDE NO BLOG

SAIBA COMO EVITAR LESÕES DURANTE AS VIAGENS DE FÉRIAS
O fisioterapeuta lista dicas de como evitar lesões em viagens de avião, ônibus e carro 

por Bruna Nastas

Com as festas de final de ano chegando, muitas pessoas aproveitam a data para viajar e descansar. Porém, ao sair da rotina, é importante tomar alguns cuidados para evitar dores na corpo e possíveis lesões.
"Como estamos falando de esforço repetitivo, a primeira dica é pausar periodicamente para descansar a musculatura do movimento. Durante o trabalho, o ideal é pausar de hora em hora para alongar a coluna com um intervalo de cinco a dez minutos. Já para atividades corriqueiras que se intensificam no final do ano, o indicado é dedicar uns minutos para descansar o corpo. O relaxamento tanto do corpo, como da mente são necessários para que não seja instalada uma lesão", explica o fisioterapeuta Sandro Raad.
Pegar malas pesadas também podem causar desconforto e dores nas costas. O especialista garante que uma mala prática evitando excessos é uma maneira de prevenir lesões. "Um fator muito importante é sempre optar por malas com rodinhas e alça ajustável em relação á altura da pessoa. No caso de malas sem rodinhas, a pessoa deve ficar atenta ao movimento do corpo ao pegar a mala no chão, por exemplo. A coluna não pode estar curvada. O correto seria flexionar levemente os joelhos para poder pegar a mala".
Sandro lista algumas dicas fundamentais. Confira:
- Viajar de ônibus: "Se for uma viagem muito longa, com duração superior a sete horas, o recomendado é alongar a cada hora e meia. Se possível levantar no ônibus e andar no corredor para esticar a coluna e as pernas".
- Viajar de avião: Cuidado com viagens longas! "O ideal é que de 2h em 2h, o passageiro se levante por 15 a 20 minutos. Andar nos corredores é importante para esticar pernas e coluna. Um alongamento simples pode ser eficiente: esticar os braços com as mãos entrelaçadas e permanecer no movimento por 20 segundos".
- Viajar de carro: Para o motorista, o fisioterapeuta aconselha sempre manter os braços ligeiramente dobrados em relação ao volante. "Além do incômodo, se o motorista dirigir muito perto ao volante, com o joelho muito próximo, ele restringirá seu movimento, o que dificultaria o controle na hora de executar alguma manobra, ocasionando um possível acidente ou freadas bruscas.  Com relação às pernas, o motorista precisa estar em uma posição que consiga pressionar a embreagem com o pé esquerdo até o final sem tirar as costas do assento". Para evitar dores no corpo, ele diz que pausas de uma hora e meia ao volante são ideais.
Para alongar o corpo corretamente, o fisioterapeuta ensina : "Junte as mãos e tenta alcançar o teto. Sinta alongar braços, costas e coluna. Estique o braço e mão horizontalmente, com a mão oposta segure o dorso da mão esticada e dobre o punho para baixo. Insista no movimento de 10 a 20 segundos. Solte a mão devagar e faça com o outro lado".

Nenhum comentário: