Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

CAUSOS DO BLOG

IDEIAS: O HOMEM DO QI
 
por Geraldo Duarte*

Final do ano 1963. Expediente do gabinete do prefeito, general Murilo Borges Moreira, para o secretário municipal de Administração, vereador licenciado Ernesto Matos Gurgel do Amaral. Na capa de processo, utilizada à época, registrava-se o assunto: "Admissão de bacharel especializado".
O volumoso conteúdo despertava atenção. Carta, assinada por deputado federal, enaltecia o recomendado a ingressar no quadro de pessoal da municipalidade. Dizia-o altamente qualificado ao exercício de elevados cargos e funções diretivas no serviço público, além de portador de tirocínio e visão reconhecidos em atestados de órgãos nacionais. Ementário biográfico do indicado. Declaração de entidade educacional do Estado de São Paulo, exclusiva em aferir e certificar quociente de inteligência, de acordo com a classificação de Lewis Terman, conferindo-lhe o QI nível 128, inerente aos superdotados. Anexados, mais, papelório contendo proposta do candidato no sentido de "desenvolver a intelecção do funcionalismo do município de Fortaleza".
O despacho do chefe do Executivo solicitava pronunciamento da SAM, visando ao aproveitamento do profissional naquela Secretaria. Ernesto Gurgel chamou o diplomático Geraldo Almeida, diretor-geral, incumbindo-lhe de estudar a matéria e oferecer parecer. Dias depois, com sua característica polidez e fino humor, trouxe o que seria, talvez, a pretendida solução. "Realizada acurada análise das competências do homem do QI e as de nossa Pasta, um de dois cargos poderia vir a atendê-lo".
À indagação de quais, resposta imediata: "O meu ou o de vossa excelência!".

(*) Geraldo Duarte é Advogado e administrador

Nenhum comentário: