Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

terça-feira, 15 de novembro de 2016

VOCÊ SABIA?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS OVOS BRANCOS E OS CASTANHOS? 

O que gera essa diferenciação é a espécie da galinha, sendo que os ovos claros são produzidos por galinhas de penas e orelhas brancas, e ao contrário disso os ovos castanhos pertencem as galinhas de penas castanhas e orelhas vermelhas. E apensar de poucas pessoas conhecerem, há espécie de frangos que são capazes de botar ovos azulados.
OS OVOS CASTANHOS SÃO MELHORES QUE OS BRANCOS?
Segundo C.Claiborne Ray um cientista da Universidade de Cornell ao New York times, a cor do ovo não é um indicador de qualidade, e ambos os ovos possuem o mesmo sabor e nutrição, a não ser por um mísero detalhe; os ovos castanhos tem mais ácidos graxos e ômega 3, mas o cientista também garante que a diferença é praticamente insignificante.
PORQUE PAGAMOS MAIS CARO EM OVOS CASTANHOS?
A questão do preço dos ovos, está diretamente relacionado ao seu custo, e não está relacionado a uma suposta qualidade superior. A grande questão, é que as galinhas castanhas são maiores e consequentemente acabam ingerindo mais comida, aumento assim o seu custo de produção. Por esse motivo, a galinha de penas brancas é mais produzida e criada em granjas.
OS OVOS CASTANHOS POSSUEM A CASCA MAIS DURA?
Se você lida com frequência com esse alimento, já deve ter notado que é possível encontrarmos variamos de textura e resistência nas cascas dos ovos. Mas essas características não estão relacionadas com a espécie da galinha, e sim a sua idade. Galinhas mais jovens tendem a botar ovos mais firmes e consistentes, enquanto galinhas mais velhas produzem ovos mais frágeis.
PORQUE ACREDITAMOS QUE OS OVOS CAIPIRAS SÃO MAIS SABOROSOS?
Como já citamos anteriormente, tanto os ovos brancos como os castanhos possuem mesma consistência, nutrição e sabor. Mas de fato é possível encontrarmos ovos caipiras mais saborosos, e por muitas vezes com uma gema mais tonificada e laranja. Mas isso ocorre por causa da alimentação que a ave recebe. E como as galinhas de granja sempre se alimentarão de grãos específicos, elas não conseguem atingir essa aparência em seus ovos. Mas caso recebessem uma alimentação mais nutritiva e menos restrita, seus ovos também teriam essa aparência. 

Nenhum comentário: