Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

TEXTO DO BLOG

RECURSOS DA PRÓPRIA FAMÍLIA
por Solange Maria Rosset*

A lição mais importante que aprendi na minha história de formação de terapeuta de famílias foi de que cada família possui sua própria cura. Isso significa que a família tem no seu âmago todos os recursos necessários para a mudança e reformulação. Ao terapeuta cabe respeitar, ter compaixão, ter confiança.  Com respeito, compaixão e confiança ele vai enxergar as formas mais adequadas de ajudar a família a retomar sua caminhada funcional, a desatar os nós que a impedem de crescer e desenvolver, e acima de tudo ajudá-la a confiar na sua própria capacidade de cura.
Quando alguém na família tem algum sintoma, é porque a família está precisando, naquele momento aprender algum novo comportamento, fazer alguma remodelação no seu funcionamento, ou mudar comportamentos que mesmo que tenham sido úteis em outra etapa, agora são disfuncionais.
Se for possível que a família fazer essa avaliação, ela conseguirá sem dúvida, mapear essas alterações que trarão de volta o movimento, o funcionamento, a saúde e a alegria.
A família tem potencial e potência de atrapalhar ou de curar os seus indivíduos. Se compreenderem isso, os membros da família poderão sempre acionar esses instrumentos para se cuidarem, se protegerem, se curarem, e assim poderem crescer, aprender e enriquecer sempre mais.
Quando surge um problema, com alguém da família, muitas vezes perdemos o discernimento. Isso acontece pois a auto estima, a imagem que têm de si está danificada. Além disso há o medo de não conseguir resolver, a dor pelos erros cometidos, a frustração de não ter dado conta, por ter falhado.
Lealdade, responsabilidade, tolerância, divertimento e bondade – são algumas características positivas da vida familiar, e, através delas expandimos e enriquecemos uns aos outros. Conseguir resgatá-las ajuda a retomar a saúde e crescimento da família.

(*) Solange Rosset, psicóloga e terapeuta relacional em Curitiba (PR), é autora de vários livros, entre eles O Casal Nosso de Cada Dia e Pais e Filhos - Uma Relação Delicada, ambos pela Editora Sol. E-mail: srosset@terra.com.br  Site: www.srosset.com.br

Nenhum comentário: