Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

SAÚDE NO BLOG

SAIBA QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE AJUDAM A POTENCIALIZAR A QUEIMA DE GORDURA 

por Bruna Nastas

Com o verão chegando, aumenta a procura por alimentos que ajudam a potencializar a queima de gorduras consumidas. Geralmente, o acúmulo está ligado na ingestão de carboidratos, refrigerantes, doces e até mesmo bebidas alcoólicas.
A nutricionista da Clínica Natália Nery Dermatologia Avançada, Carolina Corrêa, lista alguns alimentos para investir.
1) Cereais integrais: "Os carboidratos complexos, por serem ricos em fibras, demoram mais para serem digeridos, já que o corpo precisa 'quebrar' a casca que os envolve, demandando assim, um gasto energético aumentado. Além disso, por terem a digestão lenta, mantendo a saciedade por mais tempo, liberam glicose em pequenas quantidades na corrente sanguínea, evitando um problema que faz muita gente ganhar peso: os picos de insulina. São exemplos de cereais integrais que aceleram o metabolismo: arroz integral, aveia, quinoa"
2) Água: Beber água é uma das melhores maneiras de acelerar o metabolismo e a queima de gordura, pois "promove a eliminação de toxinas acumuladas no corpo, combate o inchaço e dá ao corpo as condições necessárias para realizar atividades físicas de maneira eficaz".
3) Gengibre: "O efeito termogênico do gengibre se deve às suas propriedades vasodilatadoras, ou seja, a raiz aumenta o diâmetro das artérias e aumenta o fluxo sanguíneo. Mais sangue circulando leva a um pequeno aumento da temperatura, efeito que acaba por elevar o metabolismo e queimar mais calorias. Adicione essa raiz aos sucos, doces, pratos salgados e até na água para obter misturas poderosas que aumentam seu gasto calórico ao longo do dia e enxugam medidas".
4) Pimenta: "A pimenta tem como componente ativo a capsaicina, que é um potente estimulante do metabolismo. Por isso tem se falado muito que a pimenta emagrece. A capsaicina tem o potencial de reduzir a atividade de enzimas responsáveis pela síntese de gordura, prevenindo assim a maturação dos adipócitos e o aumento do percentual de gordura corporal".
5) Ômega 3: "Encontrada em peixes como salmão, sardinha e atum, essa substância aumenta o metabolismo basal e faz com que o organismo não retenha tanto líquido. O peixe de água fria é fonte de ácidos graxos ômega 3, que estimulam a produção de leptina, o hormônio que está ligado à saciedade e que em excesso na circulação pode facilitar o acúmulo de gordura e reduzir a utilização dos ácidos graxos como fonte de energia. Além disso, os peixes são fontes de proteínas de alto valor biológico, que exigem mais calorias durante a digestão e estimulam a formação de tecido muscular. E quanto maior a quantidade de massa magra no corpo, mais acelerado será o metabolismo".
6) Vegetais crucíferos: "Os vegetais crucíferos, como o brócolis, a couve e o repolho possuem sulforafano, um composto com propriedades antitumorais que também reduz a adipogênese, que é o processo de diferenciação das células de gordura. No brócolis encontramos ainda uma boa concentração de clorofila, o fitonutriente que ajuda a desintoxicar o fígado e eleva a captação de oxigênio no sangue, aumentando a produção de energia".
7) Abacate: "Esqueça a antiga ideia de que o abacate engorda e deve ser evitado por quem está tentando emagrecer. As gorduras monoinsaturadas do abacate têm atuação tripla na queima de gordura. São indispensáveis para a formação celular, que por sua vez precisa estar íntegra para receber os sinais enviados pelos hormônios responsáveis pela queima de gordura. Além disso, ajudam a diminuir a secreção de hormônios que promovem o acúmulo de gordura, como o cortisol e a insulina, ao mesmo tempo em que estimulam a liberação de hormônio do crescimento GH, que tem ação oposta (favorece a formação de tecido muscular e acelera o metabolismo das gorduras). E por último, estimula o metabolismo porque protege as mitocôndrias (estruturas celulares responsáveis pela produção de energia) contra os danos causados pelos radicais livres".
8) Especiarias: Invista na canela. Segundo Carolina, este é um ingrediente fácil de ser incorporado na dieta e é uma forma deliciosa de acelerar o metabolismo. "Ao ser digerida, a canela favorece a entrada de glicose nas células, fazendo com que o pâncreas  libere menos insulina, hormônio que favorece o bloqueio da queima de gordura. Assim, o resultado é um melhor aproveitamento dos ácidos graxos como fonte de energia".
9) Chá verde: "A planta conhecida como Camellia sinensis contêm epigalocatequina, um tipo de fitonutriente que estimula o corpo na queima de gordura abdominal. Contribui também para o aumento da concentração de adiponectina, o hormônio que reduz as inflamações, melhora o metabolismo da glicose e da insulina e favorece a queima de gordura. Além disso, o chá verde ainda contém cafeína, um poderoso termogênico natural que possui ação neuroestimulante e favorece a redução de taxas de gordura corporal".
10) Alcachofra: "A alcachofra possui a cinaropicrina, que potencializa a produção de secreções gástricas e biliar. Isso ajuda a reduzir o colesterol e regula a glicemia, o que faz com que o organismo trabalhe normalmente e você sinta menos fome, já que a sensação de saciedade é enorme! Insira-a na sua alimentação e descubra todos os seus benefícios", conclui.

Nenhum comentário: