Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

TURISMO NO BLOG

DESCUBRA A ROTA DA CERVEJA NO BRASIL E NA AMÉRICA DO SUL
Bebida preferida dos brasileiros para comemorações, a cerveja é quase uma unanimidade. E não surpreende que muitas pessoas saiam de férias em busca de novos sabores e rótulos do produto.  De fato, um dos locais que mais recebe turistas durante essa época do ano é Blumenau (SC), por causa da Oktoberfest, considerada a maior festa alemã do País, e que, esse ano, segue durante todo o mês de outubro. Na cidade catarinense, o evento teve sua primeira edição em 1984 e desde então atraiu milhões de viajantes com seu charme rústico e atmosfera pitoresca. Pensando nos fãs da bebida, a Momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, preparou um roteiro com outros sete destinos localizados na América do Sul que, assim como Blumenau, fazem a festa de quem adora cerveja. Os lugares são repletos de fábricas, degustações e bares, além dos melhores rótulos da gelada. Confira:
BARILOCHE (ARGENTINA)
Com mais de um século de tradição em cerveja artesanal, é parada obrigatória. O motivo? A matéria-prima encontrada na região é de primeira qualidade e os incentivos são grandes, principalmente por causa dos  cursos de capacitação para a elaboração da bebida. O número de cervejarias na cidade é bem respeitável, destacando-se La Cruz, Blest e Cervecería Gilbert. Um dos melhores passeios é visitar a fábrica da Kunstmann, localizada na Playa Bonita, em frente a um belíssimo lago. O salão é amplo e a variedade de rótulos imensa. A pedida é visitá-la durante o happy hour, que praticamente ferve tamanho número de visitantes.
SANTIAGO (CHILE)
Todos sabem que o Chile é internacionalmente reconhecido por sua produção de vinho e pelas belas vinícolas, mas ultimamente o País vem apostando forte no mercado de cervejas. Uma das sugestões mais interessantes para quem é fã da bebida é embarcar em um dos Bebeertour, city tour a partir de USD$ 40 que acompanha turistas nas melhores cervejarias e bares da cidade. No passeio, especialistas na fabricação artesanal da gelada compartilham seus conhecimentos. Outras opções atraentes na região são o The Clinic e o Subterraneo, que além de diversos rótulos, oferecem espaços inovadores e cardápios com pratos bem interessantes. Imperdíveis!
BUENOS AIRES (ARGENTINA)
Na Capital Argentina, quando o assunto é cerveja, o ponto mais tradicional é a Cervecería Antares. O estabelecimento oferece grande variedade de rótulos, a maioria deles de fabricação própria, em Mar del Plata. Além disso, é  possível acompanhar a criação do produto no local. O espaço é bacana e as opções de petiscos também não fazem feio. Tenha paciência, pois as mesas costumam ser bem disputadas. Outros bares que fazem sucesso são o Cruzat Beer House e o Cervelar, ambos localizados no centro da cidade. Outra novidade é que Buenos Aires vai receber a próxima edição do South Beer Cup, principal concurso de cervejas artesanais da América Latina, em maio de 2017. Então, pode ser interessante marcar sua viagem durante o evento e provar os sabores de toda a região em um só lugar! 
PORTO ALEGRE (RIO GRANDE DO SUL)
Conhecida como centro cervejeiro de um estado com décadas de tradição no assunto, a cidade conta com ótima oferta de bares. Nos estabelecimentos, oferecer cervejas de qualidade é quase uma obrigação. Um dos espaços mais famosos da bebida é o Biermarkt, já premiado pela excelência de seu chopp e sua carta de drinques. Para quem gosta de tour em fábricas, a melhor pedida é a Seasons. O passeio dura cerca de quarenta e cinco minutos e possibilita que seus visitantes conheçam a história do lugar, além de provar os sabores mais emblemáticos da gelada local.
BELO HORIZONTE (MINAS GERAIS)
Denominada capital nacional dos botecos, possui uma máxima que comprova o apreço do belorizontino de frequentar esses estabelecimentos que diz “se não tem mar, vamos para o bar!”. Em 1997, foi inaugurada a primeira microcervejaria do estado, a Krug Bier. A casa é bem ampla, possui decoração moderna e, além das ótimas cervejas, oferece um cardápio com pratos inspirados na cozinha alemã. Hoje, até mesmo vende alguns de seus rótulos em âmbito nacional. Para quem curte um clima de pub europeu, o Duke ‘N’ Duke é a pedida. A carta de cervejas impressiona e muitos consideram seu chopp o melhor da região.
SERRA GAÚCHA (RIO GRANDE DO SUL)
Respeitando a tradição de seu Estado, a região é especialista quando se trata de cerveja. Entre seus estabelecimentos mais emblemáticos, estão a Cervejaria Farol, em Canela, que oferece visitas guiadas de vinte e cinco minutos às suas dependências e degustação, e o Pub Santa Brígida, que conta com uma extensa carta de cervejas e chopps artesanais que viraram referência. Existe um city tour, saindo de Gramado e Canela,  que passa por quatro cervejarias artesanais referência - como a Farol.  Com duração de aproximadamente quatro horas, possibilita que viajantes degustem doze tipos diferentes de cerveja.
PIRACICABA (SÃO PAULO)
Muitos não sabem, mas a cidade localizada a apenas 164 quilômetros da capital paulista é uma verdadeira referência na produção de cerveja. Destacam-se três fábricas da bebida na região: Cevada Pura, que pode ser visitada com agendamento antecipado e possui um bar chamado Cevada Chope Bar, bastante frequentado por locais, Dama Bier, que possibilita que seus visitantes conheçam seu processo de fabricação e degustem a bebida, e a Leuven, que é inspirada na escola belga de cervejas. 

Nenhum comentário: