Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

TURISMO NO BLOG

PRAIA DO ROSA - SC 

A cada estação, a Praia do Rosa revela uma faceta especial. Enquanto no verão o cenário é tomado por turistas que chegam em busca das praias, do burburinho dia e noite e dos excelentes restaurantes; no inverno o movimento é dos surfistas, que encontram altas e bem formadas ondas. Na mesma época, as águas geladas recebem a visita ilustre das baleias-francas, que até o mês de novembro tomam conta do território, procriando e alimentando seus filhotes.

A faixa de areia clara, em formato de meia-lua, tem somente dois quilômetros de extensão. Os complementos, entretanto, fazem da Praia do Rosa uma das mais charmosas do litoral catarinense. Em cada extremidade, costões recobertos de mata nativa emolduram o cenário e abrigam trilhas. No meio da paisagem, uma lagoa de água salgada - que não teria outro nome senão "do Meio" - serve de refúgio para os casais com crianças que preferem deixar o mar de águas azuis para os surfistas. Rosa espalha seus encantos ainda pelas estradinhas de terra que levam a aconchegantes pousadas e restaurantes, a maioria instalada no alto dos morros com vista para o mar. Nos quartos, o conforto impera; enquanto nas mesas, os frutos do mar são as estrelas, sempre preparados com um toque especial. 
Para curtir os serviços, entretanto, é preciso ficar atento ao calendário de funcionamento - muitos estabelecimentos fecham suas portas na baixa temporada, quando o Rosa fica ainda mais bucólico e se transforma em um mar de tranquilidade - no verão, o burburinho dia e noite é tão grande que é impensável circular de carro pela região. 
Não lamente se você só tem férias nas outras estações do ano: de julho a novembro, a praia recebe a vista de ilustres baleias francas, que chegam para procriar e alimentar seus filhotes. Para apreciá-las, basta subir nos costões.
Vizinha da badalada Garopaba, a Praia do Rosa pertence ao município de Imbituba. Até os anos 80, a colônia de pescadores só era conhecida por hippies e surfistas gaúchos. Na década de 90, porém, surgiram os primeiros empreendimentos que encheram de charme a paisagem perfeita. Desde então, o Rosa se tornou um sonho de consumo.

Nenhum comentário: