Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

SAÚDE NO BLOG

BARRIGA: COMO PERDER A GORDURA ABDOMINAL, A MAIS PERIGOSA DE TODAS

por Luiza Camargo* 

A gordura visceral, aquela que se "instala" na barriga, é uma das mais difíceis de perder. é comum a pessoa emagrecer, secar, mas ter dificuldade de perder aquela barriguinha desagradável. Além de incomodar pela questão estética, ela pode ser perigosa para a saúde.
"A gordura visceral que está depositada no meio dos órgãos produz uma série de mediadores inflamatórios chamados de citocinas inflamatórias, que podem levar ao desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia, hiperuricemia, aumento da relação cintura-quadril, e apnéia do sono entre outros problemas”, explica Pedro Assed, mestre em endocrinologia pela UFRJ e Pesquisador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares -GOTA-PUC-Rio-IEDE.
Em entrevista exclusiva à CARAS Digital, o médico revelou quais são seus riscos e a melhor forma de perder a gordura da barrriga; confira!
A gordura abdominal é diferente das outras? Como é isso?
Sim. A gordura visceral é muito mais prejudicial a saúde do individuo do que a gordura que está na região subcutânea (logo abaixo da pele").
Por que essa gordura costuma ser a última a ser eliminada?
"Esse tipo de gordura visceral tende a se depositar entre os órgãos do abdômen, sendo que esse tecido torna-se inflamatório tão logo comece a conseguir produzir mediadores inflamatórios, Esse mecanismo de inflamação torna esse região ainda mais propicia a receber maior deposição de gordura e consequentemente tende a piorar se nada for feito. Como esse ambiente se torna hospitaleiro a recepção de gordura ela consequentemente só vai conseguir ser mobilizada dessa região a partir do momento em que já houver um esforço avançado no sentido de perda de peso e de alteração do metabolismo energético do indivíduo".
Ela é realmente mais perigosa?
"Sim. Ela está intimamente ligada ao aumento de fatores de risco (como Hipertensão, Diabetes, e dislipidemia) que levam ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares potencialmente fatais como o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral e a doença arterial coronariana". 
Quais são as principais dicas para eliminar essa gordura localizada? 
"Evitar o sedentarismo, fazendo atividade física com freqüência ajuda a evitar que essa região se torne destino final de deposição de gordura. Dormir bem. Sabemos que hormônios ligados ao estresse como o cortisol, e hormônios ligados ao sono como a melatonina possuem efeito direto sobre o acumulo de gordura quando desajustados no organismo. Alimentar-se bem e com qualidade. A vida moderna nos empurra cada vez mais para hábitos de vida ruins que na maioria das vezes se traduzem em uma alimentação com ingestão de alimentos vazios de nutrientes e comidas com adição de açucares e gorduras hidrogenadas. Aprender a alimentar-se com alimentos de boa qualidade nutricional,e que promovem de fato saciedade duradoura, é um aprendizado que deve ser praticado todos os dias para que o controle do peso seja mais efetivo a longo prazo mesmo com as variações hormonais a que estamos sujeitos ao longo da vida".

Nenhum comentário: