Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

CAUSOS DO BLOG

RURAL SEGUE FUSCA
por Geraldo Duarte*

Credite-se o causo motivador deste artiguete ao advogado Marcos Manuel de Almeida, velho amigo e funcionário do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), historiado com fina verve.
Lembrança de viagem do saudoso colega de trabalho, Aécio Barreto do Carmo, de Campina Grande para Solânea, na Paraíba, num anoitecer e empreendida num Fusca 1975.
Estrada pouco movimentada, em especial, durante o período noturno.
Ao acender os faróis do carrinho, depois de curva acentuada, notou que uma antiga Rural saiu de estradinha vicinal e começou a seguir-lhe. Perigosamente, sem guardar a distância regulamentar. Quase se encostando ao para-choque traseiro.
Preocupado, acelerou mais e mais o Fusquinha. No que foi seguido pela camioneta. 
Daí, chegaram à outra curva e Aécio enxergou dois bezerros na via. Em atitude rápida, conseguiu desviar-se, enquanto notava que seus seguidores não possuíram a mesma destreza e chocaram-se com os animais.
Transcorridos alguns minutos, decidiu parar e aguardar. Como o veículo não passava, veio à dúvida quanto ao que ocorrera. Teria o acidente provocado danos pessoais? - indagou-se. Foi, então que, por dever de consciência, retornou ao local para cientificar-se dos detalhes da ocorrência.
Ali, os novilhos mortos e jogados ao lado. A Rural com a frente avariada e vazando água do radiador. E três velhinhos, atônitos, resmungando e olhando a lastimável cena.
O aparentemente menos longevo, ainda nervoso, explicou: “Nosso carro está sem os faróis. Quando passou no Volks, resolvemos sair na cola, com você de guia. Só que você viu e se desviou dos bichos e nós não. E pei-bufo!”.

(*) Geraldo Duarte é advogado, administrador e dicionarista.

Nenhum comentário: