Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

SAÚDE NO BLOG

SAIBA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO MEL PARA A SAÚDE
Além dos benefícios para a saúde e para a pele, o mel também ajuda no emagrecimento; veja as dicas da nutricionista 

por Bruna Nastas 

Apesar de ser um alimento doce, o mel é um dos únicos alimentos que é rico em carboidrato, minerais e vitaminas importantes para a saúde e também para a pele.
A nutricionista Krysna Amar Büttner explica que o alimento, quando ingerido, mesmo em pequenas quantidas, acaba fornecendo energia ao corpo. "Devido à esta rica composição, o mel tem várias propriedades terapêuticas, dentre elas o aumento do sistema imunológico, ajudando no tratamento de gripes e infecções. Outro benefício é a liberação de serotonina, que promove sensação de bem estar e redução do estresse".
A profissional também alerta que o mel tem menos calorias que o açúcar, podendo ser substítuido em algumas refeições. "300 calorias para cada 100g x 400 calorias para cada 100g. O açúcar refinado é uma caloria vazia, não contribui com nutrientes para o corpo. Enquanto o mel, além de ser rico em nutrientes, tem um sabor e textura agradáveis, melhorando a palatabilidade de algumas preparações".
Além da saúde, o mel também faz bem para a pele. "Muitas máscaras de tratamento levam mel em sua composição. Como ele é um antibiótico natural, ele favorece a cicatrizaçao e renovação da pele. Ele é um potente antioxidante, que combate os radicais livres (agressores) e promove uma profunda hidratação. Pode ser associado a outros ingredientes naturais que potencializam a ação desejada", explica Krysna.
Com uma alimentação equilibrada e balanceada, ele também pode ajudar no emagrecimento. A nutricionista ressalta que o mel ajuda na flora intestinal, facilitando a excreção de células prejudiciais ao organismo. Porém, por conta das calorias, deve ser consumido com cautela, sem excesso.
No mercado, atualmente, é possível encontrar diversos tipos de mel, cada um com um sabor e fluidez diferente. "De acordo com a origem, podemos obter alguns tipos de mel: Mel de flores de café, com sabor cítrico e suave; mel silvestre, oriundo e diversas flores e o mais ingerido no Brasil; mel da flor de eucalipto, mais concentrado em sais minerais e de cor mais escura; mel de assa-peixe, extraído de planta tipicamente brasileira; mel de cipó -uva, rico em antioxidantes; mel de flor de laranjeira, com ação probiótica e mel de flores de limão, de sabor cítrico que auxilia o processo digestivo. Escolha o que mais lhe agradar", conclui.

Nenhum comentário: