Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

RAPIDINHAS DO BLOG...

TEMER PODE RECUAR NA PREVIDÊNCIA SE TIVER CONTRAPARTIDA
Depois de prometer enviar sua proposta de reforma da Previdência Social antes da eleição municipal, o presidente Michel Temer, pressionado por aliados e assessores, pode recuar e transferir o encaminhamento da medida ao Congresso Nacional apenas para o final do ano. A decisão será tomada no seu retorno da China, quando ele promete acatar o pedido dos aliados desde que sua base aliada dê em contrapartida um compromisso de cumprir prazos e até acelerar alguns na tramitação da reforma no Legislativo. Temer retornou de sua primeira viagem internacional já na condição de presidente definitivo e irá reunir assessores e aliados para discutir a proposta de adiar o envio da reforma da Previdência. O receio de sua base aliada é com os ataques que a medida irá despertar durante o período eleitoral. Assessores dizem que de pouco adiantará encaminhar a reforma ainda em setembro, porque o Congresso, em ritmo de recesso branco praticamente durante quase todo período das eleições, não irá analisar o assunto nesta fase. Seria uma medida apenas para sinalizar ao mercado sua disposição de votar a reforma, alegam assessores. Este, porém, também é o mesmo argumento utilizado por quem defende o envio desde já, como a equipe econômica, para demonstrar que o governo não tem medida impopular. Reservadamente, a equipe de Temer avalia que ele errou ao prometer encaminhar a reforma antes das eleições diante das pressões que estavam sendo feitas pelo mercado. Inicialmente, já estava quase certo que a reforma da Previdência ficaria para depois do período eleitoral, durante o qual o Congresso buscaria iniciar a tramitação da criação do teto dos gastos públicos. Temer, porém, quis dar uma resposta política de que, na condição de efetivo, mudaria de estilo e enviaria a proposta da reforma da Previdência ao Congresso. Internamente, já havia até uma data marcada para o envio da medida, no dia 20 de setembro. Agora, a decisão será tomada nos próximos dias. A tendência, a prevalecer a avaliação política, é que o encaminhamento da reforma previdenciária fique mesmo para novembro, após a eleição municipal. 

POEIRA COLHIDA PELA SONDA ROSETTA TRAZ PISTAS SOBRE ORIGEM DO SISTEMA SOLAR
Mesmo após cortar a comunicação com o robô espacial Philae, a sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia, continua ajudando bastante a ciência. Um estudo publicado nesta semana na revista Nature mostra que a poeira colhida do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, seguido pela sonda, deu pistas para entendermos melhor a origem do Sistema Solar.
FOI A PRIMEIRA VEZ QUE A POEIRA DE UM COMETA NO ESTADO PRIMITIVO FOI ANALISADA
Os cientistas acreditam que os cometas preservem partículas puras da nuvem que dá origem a um sistema solar, quando os planetas se formam, por isso tal poeira seria a mesma encontrada no início do nosso sistema. Estudos anteriores com amostras do tipo já haviam sido feitos, mas não eram totalmente confiáveis porque as amostras foram modificadas durante a coleta. Desta vez foi diferente.  A sonda Rosetta colheu amostras satisfatórias e primitivas do cometa entre novembro de 2014 e fevereiro de 2015. Os dados foram analisados por um microscópio a bordo da própria sonda.De acordo com o estudo, comandado por Mark Bentley, da Academia Austríaca de Ciências, as partículas de poeira do cometa aparecem em várias formas, tamanhos, texturas e microestruturas e são agregados de grãos menores e alongados. No tamanho, vão de dezenas de micrômetros a algumas centenas de nanômetros. A análise microscópica da poeira do cometa ainda revelou detalhes sobre a estrutura hierárquica das partículas: os blocos são agregados na forma esférica. Essa descoberta pode levar físicos a reavaliarem o processo da nuvem de poeira que dá origem aos planetas e pode gerar novos modelos sobre como os planetas foram formados.

TENTATIVAS DE ATAQUES CIBERNÉTICOS NO BRASIL DUPLICAM DURANTE OLIMPÍADA
Com a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o número de tentativas de ataques cibernéticos no país duplicou, segundo dados do Mapa de Ameaças Digitais desenvolvido pela empresa de segurança digital PSafe. Em agosto de 2016, foram bloqueados mais de 10 milhões de malwares no Brasil, montante 150% maior que a média mensal de ataques, que gira em torno de 4 milhões. Ainda que o evento esportivo tenha sido realizado majoritariamente no Rio de Janeiro, São Paulo foi o Estado campeão na tentativa de ataques, com o registro de 2.792.240 ameaças. O Rio apareceu em segundo lugar, com 1,2 milhão de tentativas de ataques. Na sequência, aparecem Minas Gerais (882 mil), Bahia (687 mil), Pernambuco (542 mil), Paraná (466.578), Rio Grande do Sul (403.623), Piauí (391.113), Pará (299.422) e Goiás (274.705). Vale lembrar que, entre os Estados mais visados, os quatro primeiros foram cenários de jogos do futebol olímpico. Como destaca Marco DeMello, CEO da PSafe, os hackers tendem a aproveitar grandes eventos para intensificar as tentativas de golpes virtuais nos locais que os recebem. "Por sermos o centro da atenção no mundo durante duas semanas de jogos, os números de ameaças cibernéticas bloqueadas aumentaram mais de 100% em relação à média dos meses anteriores". Entre os principais tipos de ataques registrados, destacaram-se os trojans, com mais de 5 milhões de ameaças bloqueadas no país. Ele é considerado uma porta de entrada para uma série de outras ameaças mais graves à segurança do usuário, tais como os "sms.fraud", que cadastram o usuário em serviços pagos de SMS, e os "hacking tools", que permitem que o hacker envie comandos remotos para o celular do usuário. Foram identificados ainda outros 2.891.188 adwares [programas que exibem propagandas e anúncios sem a autorização do usuário], "usados para enganar os usuários de smartphones e possibilitar o roubo de dados pessoais e financeiros", como explica DeMello. Os dados do Mapa de Ameaças Digitais do Brasil foram coletados a partir das tentativas de ataques barradas pelo aplicativo PSafe TOTAL, assistente virtual de segurança e performance para smartphones com sistema operacional Android, que possui mais de 100 milhões de downloads e 21 milhões de usuários ativos.
CUIDADOS NAS PARAOLIMPÍADAS 2016
Com o início de mais uma etapa deste evento mundial na próxima semana, as Paraolimpíadas 2016, a PSafe alerta que é muito importante que os usuários fiquem atentos a possíveis ameaças. A empresa recomenda ainda uma série de medidas preventivas e pede que os usuários só baixem aplicativos certificados, tenham um antivírus certificado instalado no smartphone, fiquem alerta para as permissões de apps, desconfiem de links recebidos por SMS e adotem senhas mais fortes. 

Nenhum comentário: