Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

RAPIDINHAS DO BLOG...

"AGORA TEM UMA DENÚNCIA. O MAIS É MIMIMI E TROLOLÓ", DIZ MENDES SOBRE LULA
O ministro do STF (Supremo Tribunal e Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, defendeu o trabalho da força-tarefa da Operação Lava Jato e afirmou que o fato de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sido denunciado pelo Ministério Público Federal dá "segurança" a ele a seus advogados. Ele sustenta que, com a denúncia, o petista poderá se defender de forma ampla e concreta, superando o debate político. "O que é positivo nesse caso específico? E acho que isso dá segurança ao presidente Lula e a seus advogados. Agora ele tem uma denúncia. O mais é 'mimimi' e 'trololó'. Havendo uma denúncia, se defende da denúncia que foi proferida. É o dado positivo". "Essa força-tarefa está fazendo um bom trabalho. Um trabalho importante. Isso precisa ser reconhecido. Já se falou muitas vezes de passar o Brasil a limpo. É uma tarefa muito difícil. Mas isso de alguma forma está ocorrendo. Nós estamos conhecendo as entranhas do mundo político e empresarial brasileiro. Aqui ou acolá vai haver críticas, eu mesmo já fiz críticas a determinadas propostas. Isso é absolutamente normal", declarou. Na avaliação de Gilmar Mendes, a discussão referente a quais crimes poderiam ser imputados a Lula na Lava Jato não é importante neste momento. O "positivo", reafirmou o ministro, é que "houve a apresentação de uma denúncia". "Do mais, se amanhã ele vier a ser denunciado por organização criminosa ou se está sendo investigado no Supremo por quadrilha ou organização criminosa, isso vai se resolver no âmbito do Ministério Público e do Judiciário". Mendes também afirmou que as contas da chapa da ex-presidente da República Dilma Roussef não serão julgadas neste ano caso as oitivas do processo, como depoimentos de testemunhas e análise de provas, sejam concluídas até novembro. "Se encerrar toda essa fase de instrução em novembro, certamente nós não vamos julgar nesse ano. Então vamos aguardar. Isso que é importante. Eu sei que isso preocupa. Se houver um juízo positivo para eventual cassação e isso ocorrer ainda este ano, haveria eleições diretas. Do contrário, eleições indiretas, como determina a constituição. Mas o futuro a Deus pertence. Vamos aguardar."

AMAZÔNIA: TEMPERATURA VAI SUBIR 5ºC E CHUVAS DIMINUIRÃO 25% EM 25 ANOS
A região da floresta Amazônica poderá sofrer mudanças climáticas bruscas nos próximos 25 anos por conta do desmatamento. A temperatura aumentará 5ºC e o volume de chuva diminuirá 25%, segundo as projeções dos pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Estudo divulgado  identificou os impactos ambientais que as mudanças climáticas trarão em 62 municípios amazonenses. Segundo o pesquisador Ulisses Confalonieri, o Amazonas terá mais dias consecutivos de seca e calor, o que pode levar a eventos extremos de estiagem e inundações, a um processo de savanização da floresta e a alterações em fenômenos naturais recorrentes como as cheias dos rios: “Estes fenômenos climáticos poderiam impactar a irrigação, a perda do potencial de pesca e a redução da produção agrícola, afetando diretamente a segurança alimentar das populações que vivem nessa região”. Além disso, esses impactos ambientais poderão diminuir a biodiversidade da floresta porque, possivelmente, haverá alterações no ciclo reprodutivo de plantas e animais.
LOCAIS MAIS AFETADOS
Para chegar à estimativa, pesquisadores consideraram informações dos municípios estudados sobre preservação ambiental, dados de saúde e condições socioeconômicas da população, além da ocorrência de fenômenos extremos, como tempestades e doenças relacionadas ao clima, a exemplo da malária e da leishmaniose tegumentar. O cruzamento e análise dos dados levou ao IVM (Índice Municipal de Vulnerabilidade), que apontou que a região nordeste do Estado vai sofrer mais com a seca. A cidade de Nhamundá, por exemplo, terá períodos de estiagem até 36% mais longos. Já o sul do Estado terá um aumento de 5°C na temperatura, especialmente nos municípios de Lábrea e Boca do Acre. Em Manaus e na região metropolitana, o aquecimento será acima dos 4°C para os próximos 25 anos. Os municípios de Careio da Várzea e Parintins, além da região metropolitana de Manaus, são os mais expostos à mudança do clima por conta de desmatamentos, variações bruscas de temperatura e poluição. Além do Amazonas, mais cinco Estados estão sendo avaliados pelos pesquisadores: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná e Pernambuco. Os resultados ainda não têm data prevista para serem divulgados.

AINDA ESTÁ EM DÚVIDA SE BAIXA OU NÃO O IOS 10? VEJA ALGUMAS DAS NOVIDADES
O recém-lançado iOS 10, que já está disponível para os usuários de iPhones, iPads e iPods touch, é sem dúvida uma das maiores atualizações do sistema operacional da Apple desde seu lançamento em 2007. As mudanças mostram um programa muito mais aberto, com maior integração a aplicativos de terceiros. O sistema é também cada vez mais similar a seu principal concorrente: o Android. Veja abaixo algumas das principais novidades do iOS 10. Em apenas um dia, o iOS 10 já chegou a mais de 14% dos dispositivos compatíveis -- um novo recorde em tempo de adoção para a Apple. Se você ainda não atualizou o seu aparelho, basta acessar Configurações >> Geral >> Atualizações de Software. O processo pode levar até 10 minutos. 
1. TELA DE BLOQUEIO REDESENHADA
A tela de bloqueio não só ganhou um novo visual, como novos recursos. Passa a contar com um sistema de notificações mais robusto e com suporte ao 3D touch (tecnologia que reconhece a força do toque na tela). Recurso que facilita a leitura dos alertas de aplicativos, sem nem mesmo desbloquear a tela, mas, que por outro lado, pode acabar colocando em xeque a privacidade do usuário. Ao deslizar o dedo para a esquerda, é possível ter acesso direto à câmera, o que tornou o recurso bem mais acessível. Do lado direito, há a nova tela de widgets --também com suporte ao 3D touch-- com informações da bolsa de valores, do tempo, da agenda, entre outras.
2. TELA INICIAL SEM GRANDES NOVIDADES
Ao contrário da tela de bloqueio, a tela inicial não sofreu grandes mudanças, que se resumem basicamente à ampliação dos recursos do 3D touch (exclusivo para iPhones 6s e 7), bem como a animações ao abrir e fechar aplicativos e pastas. Antes, ao deslizar o dedo para a direita, o que se consumava a ver era a seleção de busca proativa, que saiu de cena para a entrada de um painel de widgets --idêntico ao que disponível na tela de bloqueio.
3. POSSIBILIDADE DE EXCLUIR APPS PADRÕES
Há muito tempo que os usuários reivindicavam uma maneira para apagar aplicativos que vêm pré-instalados no aparelho, mas que acabam não tendo a mínima utilidade. Agora, isso finalmente se tornou possível. Muitos apps integrados ao iOS foram transferidos para a App Store. Ou seja, eles poderão ser excluídos ou baixados novamente à vontade, como o calendário, a bússola, o Facetime, o Find My Friends e o iBooks. Só não é possível remover aqueles programas que estão diretamente relacionados à base do sistema operacional.
4. SIRI MAIS PRESTATIVA DO QUE NUNCA
No iOS 10, a assistente pessoal Siri ganhou permissão para interagir com aplicativos que não são da Apple, o que a torna ainda mais inteligente e útil. E oWhatsApp foi o primeiro app a se beneficiar dessa mudança. Ou seja, a partir de agora, é possível usar o comando de voz para enviar mensagens ou fazer chamadas pelo aplicativo de mensagens.
5. TECLADO MAIS INTELIGENTE
A inteligência da Siri foi incorporada ao teclado QuickType, que passa a ser capaz de apresentar sugestões contextuais --como localização, disponibilidade de calendário e contatos--  em aplicativos de mensagens.  O novo teclado também passa a suportar vários idiomas simultaneamente, além de oferecer sugestões de emojis para destacar certas palavras de uma conversa.
6. TRANSCRIÇÕES DE CORREIO DE VOZ
Com o iOS 10, mensagens de voz recebidas são convertidas em texto. Um recurso que promete favorecer muito os brasileiros, já que a maioria das operadoras do país cobrar dos usuários o acesso à caixa postal.
7. MELHORES MAPAS
O aplicativo de mapas da Apple, que foi motivo de piadas em seu lançamento, parece estar melhorando gradativamente nos últimos anos. Dessa vez, o app ganhou uma interface mais limpa e mais simples de usar, com a inclusão de sugestões proativas e a integração de aplicativos de terceiros. É possível, por exemplo, pedir um Uber para determinado destino ou ainda reservar uma mesa em um restaurante. Ao estacionar, o Apple Maps também vai lembrar o usuário automaticamente sobre a localização do carro. Uma mão na roda para os esquecidinhos de plantão. O app vai passar a oferecer ainda rotas opcionais para que sejam evitadas as estradas com pedágio.
8. FOTOS MAIS ORGANIZADAS
Similar ao Google Fotos, a Apple traz junto com o iOS 10 um novo recurso chamado de "Memórias", que une automaticamente vídeos e fotos para a criação personalizada de pastas. O recurso, que usa um software de reconhecimento de faces e lugares, também possibilita a criação de vídeos com as fotos.
9. APLICATIVO DE CHAMADAS INTEGRADO
O app de chamadas, instalado de fábrica, recebeu uma novidade e agora pode se integrar ao WhatsApp e outros aplicativos de terceiros para informar o número de alguém que estiver ligando por esses meios.
10. NOVIDADES NOS APPS DA APPLE
Para o aplicativo de mensagens iMessage, foram incluídos os divertidos stickers (serviço similar ao do Telegram), a possibilidade de se escrever à mão, bem como a visualização prévia de vídeos, sites e músicas. Também houve melhora em seu sistema de compartilhamento. O Apple Music agora tem um visual mais simples, além de alguns novos recursos, como a opção de acompanhar as letras das músicas. O app de Notas passou a permitir a edição de documentos em grupo.

Nenhum comentário: