Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

TURISMO NO BLOG

CEARÁ GANHA UM NOVO ROTEIRO: A ROTA DAS DUNAS E FALÉSIAS 
Percorrendo algumas das praias mais bonitas do estado, a iniciativa tem a parceria da CVC e Gol Linhas Aéreas
Unir esforços para ganhar em competitividade e sustentabilidade: este é o desafio da Rota das Dunas e Falésias, destino formado por atrativos turísticos como as praias do Porto das Dunas, Prainha, Águas Belas, Morro Branco, Praia das Fontes, Pontal de Maceió, Canoa Quebrada, Redonda e Peroba. O roteiro oferece condições ideais para a prática de esportes náuticos como windsurf e kitesurf. Atentos à possibilidade de aproveitar melhor todo o potencial da região, o Sebrae e empresários locais, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e outros parceiros, uniram esforços para estruturar um roteiro integrado. A ideia é propiciar a elevação do fluxo de turistas, garantir uma maior permanência e estimular o aumento do gasto médio dos visitantes, beneficiando, principalmente, os micros e pequenos empreendimentos da cadeia produtiva do turismo. O projeto acabou ganhando a parceria da CVC Viagens e Turismo, que está incluindo o roteiro no seu portfólio de atrações. Também recebeu o apoio da Gol Linhas Aéreas na ação de divulgação da nova rota, que compreende 215 km de litoral e 35 praias. A Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), por sua vez, inseriu a Rota das Dunas e Falésias no Projeto Fortour, que tem ações de promoção e divulgação de Fortaleza, porta de entrada do novo destino. Para viabilizar o novo roteiro, a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) tem levado agentes e operadores de viagem para conhecer os municípios que integram o roteiro. Além disso, por meio do Fortour, os profissionais realizaram visitas técnicas aos empreendimentos dos municípios que fazem parte do roteiro. Já ao Sebrae/CE coube o trabalho de estruturação do roteiro, a partir da realização da análise de todos os equipamentos e atrativos que compõe o destino, ações de acesso ao mercado e criação de um comitê gestor, formado por empresários da região. Além disso, a instituição vem desenvolvendo várias iniciativas visando à qualificação de produtos e serviços em estabelecimentos de hospedagem e alimentação fora do lar que integram a rota. Ao todo, existem mais de 600 estabelecimentos, entre hotéis e restaurantes, no território da rota. O setor de hotelaria, com 203 empreendimentos, oferece cerca de 12.300 leitos, distribuídos entre pequenas pousadas, grandes resorts e hotéis de luxo. A rede de restaurantes, barracas de praias e demais serviços de alimentação conta com cerca de 300 estabelecimentos, capazes de oferecer ao turista uma culinária variada, da regional até a internacional.
MUNICÍPIO A MUNICÍPIO
O novo roteiro foi pensado para durar de oito a dez dias, podendo ser percorrido de ônibus, carro, 4x4, buggy e até de bicicleta. Com essas características, pretende atrair interessados em eventos de negócios, história, gastronomia e atividades esportivas. Saindo de Fortaleza, porta de entrada, a primeira parada é Eusébio, hoje um importante pólo gastronômico. Depois vem Aquiraz, distante 32,3 km de Fortaleza, com um rico centro histórico. Em Pindoretama, o visitante vai encontrar engenhos históricos de cana de açúcar ainda preservados. Já Cascavel, a 80 km da capital, possui a Central de Artesanato e a Praia de Águas Belas, cortada pelo Rio Mal Cozinhado, que deságua no mar. Com a maré baixa, a faixa de areia fica cheia de pequenas e convidativas ilhas. Em Beberibe, os atrativos são a praia de Morro Branco - onde se localiza o Monumento Natural das Falésias – e a Praia das Fontes. Ali, o que chama a atenção é a diversidade de coloração das areias. No Fortim, que fica à margem do rio Jaguaribe – o maior rio do estado - o visitante encontra um verdadeiro paraíso ecológico, com mangues, rica vegetação, aves, mariscos e moluscos. O encontro do rio com o mar forma um ambiente natural deslumbrante. O próximo destino é a cidade de Aracati, que conta com um patrimônio cultural composto por edificações do século XVIII, como igrejas, casa de câmara, cadeia, museus, biblioteca pública e residências que ainda guardam nas fachadas, com seus azulejos da época colonial, a herança da colonização portuguesa. Outra grande atração do município é a praia de Canoa Quebrada, conhecida internacionalmente pelo clima de alto astral que transmite a todos os visitantes. A última parada éIcapuí, que fica a 200 km de Fortaleza e é a terra da lagosta. Os principais passeios se destinam às praias de Ponta Grossa, Redonda e Tremembé. Durante o roteiro, é possível fazer passeios de buggy e jangada, além de tours panorâmicos.
PARCERIA CVC - GOL
O novo roteiro da Rota das Dunas e Falésias já nasce com o apoio da CVC, a maior empresa de turismo do país, e da GOL Linhas Aéreas. No caso específico da CVC, um roteiro já foi preparado para vender a rota em todo o país. Apostando num roteiro de 10 dias e nove noites, Claiton Armelin, diretor nacional de produtos da empresa, explicou que a CVC já está divulgando a nova rota, inclusive tendo desenvolvido uma folheteria específica. Com saída de Fortaleza, o roteiro deve custar R$ 1.690,00, parcelados em dez prestações de R$ 169,00. Armelin explica que os visitantes passarão dois dias em Fortaleza, seguindo, depois, para o Porto das Dunas, Águas Belas, Morro Branco, Praia das Fontes, Uruaú e Canoa Quebrada. Em 2015, a CVC trouxe 266 mil turistas ao Ceará, e a expectativa é de crescimento, já que a ideia é garantir a vinda de pelo menos quatro mil visitantes à Rota das Falésias e Dunas até o final do ano. A expectativa de crescimento é compartilhada pela Gol, que já tem 18 voos diários passando por Fortaleza e, com o novo roteiro, aposta num fluxo ainda maior.
OS NÚMEROS DO ROTEIRO
• 600 hotéis, restaurantes e pousadas
• 12.140 leitos disponíveis
• 37.163 assentos em bares, barracas e restaurantes
• 46 associações, congregando 1.444 membros, entre bugueiros, taxistas e artesãos 


Nenhum comentário: