Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

TURISMO NO BLOG

VIAGEM GASTRONÔMICA PELO LITORAL DO CEARÁ 

Hoje em dia muitos fatores motivam uma viagem. Conhecer e aproveitar o melhor que um destino tem a oferecer quando o assunto é alimentação, por exemplo, sem dúvida alguma tem levado muita gente a arrumar as malas e pôr o pé na estrada. E uma boa dica de lugar para fazer isso é ao longo do litoral do Ceará. De leste a oeste, como é dividida a nossa costa, você vai encontrar um cardápio variado com os tradicionais frutos do mar, peixes e outras comidas tipicamente cearenses. Restaurantes, pizzarias, cafés e creperias com culinária nacional e internacional dão vida às antigas vilas de pescadores. Mas é na cozinha de alguns dos mais charmosos hotéis e pousadas de cada região que a viagem vai lhe pegar pela boca.
CULINÁRIA COM CHARME
Jericoacoara, para se ter uma ideia, é um dos mais fortes polos gastronômicos de praia do Estado. As opções são diversas. Mas apreciar a boa mesa da pousada Vila Calango certamente deve fazer parte do roteiro. Isto por que, seu restaurante, aberto ao público e com vista para o mar, exibe, com criatividade, especialidades da cozinha brasileira e regional. Os pratos de peixe, com destaque para o pescado cru, servido como ceviche, e ainda as lagostas e camarões, podendo vir acompanhados de massas, são de encher os olhos e despertar o paladar. Já ali pertinho, na Praia do Preá, a cerca de 10 km, a pousada Rancho do Peixe, do mesmo proprietário da Vila Kalango, tem cardápio similar à sua irmã, porém merecem destaque suas pizzas de massa fina e crocante, produzidas com produtos locais e italianos selecionados. O ambiente rústico confere um toque a mais ao estabelecimento. Nesta mesma praia, experimente ainda o Vila Sabor, restaurante da pousada Vila Preá. A cozinha, sob o comando do chef Valdemir Souza, que já passou pelo famoso Figueira Rubayat, de São Paulo, e também por restaurantes uruguaios, certamente vai lhe agradar. As sugestões são o peixe com ervas e castanha de caju e ainda o camarão na chapa. Vale ressaltar que o local mantém uma pequena horta para o preparo dos pratos. Ainda pelo litoral oeste, em Icaraizinho de Amontada, vale conhecer o restaurante e pizzaria da pousada Villa Mango, aberto para almoço e jantar, com cardápio assinado pela chef LiLi Hollanda. Em Flecheiras, a dica é a impecável culinária nacional e internacional, com toques regionais, do restaurante do Orixás Art Hotel. Tudo isso em ambiente refinado à beira-mar, coroado com uma vista espetacular. Descendo para o litoral leste, uma parada interessante é no Carmel Charme Resort, na Praia do Barro Preto. Seu restaurante, olhando para a praia e com uma agradável varanda, aposta na cozinha tipicamente regional e traz como carro-chefe o tradicional pargo assado inteiro, acompanhado com baião de dois e macaxeira. O camarão na moranga também é uma excelente pedida do local. Agora que tal apreciar peixes e frutos do mar fresquinhos preparados com toque francês, mas sem esquecer o sabor regional? Pois é o que você vai encontrar no Vila Selvagem, hotel de charme localizado em Pontal de Maceió, no Fortim. Ali, a gastronomia é muito rica, sendo um dos pontos mais fortes do hotel. Recentemente, seu restaurante ganhou uma nova chef, Rosele Tejada. Um dos diferenciais gastronômicos do lugar mais comentados pelos hóspedes, sem dúvida, é o chá da tarde, que é servido diariamente das 16h às 17h.
FESTIVAIS GASTRONÔMICOS
Anote também na sua agenda os festivais gastronômicos que ocorrem em várias praias do Ceará. Na praia da Taíba acontece, em agosto, o Festival do Escargot e, nos fins de semana com lua cheia, a atração fica por conta do Assado de Peixe, feito em forma de churrasco na praia. Nas Flecheiras, o diferencial é um cardápio à base de algas, com receitas e sabores inusitados em pizzas e massas, que deu origem ao Festival das Algas, que ocorre em novembro. Pela Caponga há o Festival da Sardinha, em dezembro, e, em Icapuí, o Festival da Lagosta. 

Nenhum comentário: