Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

CAUSOS DO BLOG

CRÔNICAS E AGUDAS
por Geraldo Duarte*

Das obras do amigo Armando Negreiros, médico, advogado e membro das Academias de Medicina do Rio Grande do Norte e Norte-rio-grandense de Letras, “Crônicas quase Agudas: histórias daqui, dali e d’alhures”, inova surpreendentemente na temática.
Não se tenha por melhor, pois como as anteriores, afora motivacional, traz reformulações de conteúdo e de apresentação diferentes e engrandecedoras. Enriquecidas por um estilo atrativo.
Visita-se, assim, no cenário dos fatos, imagens literárias deveras impremeditáveis.
Permeiam-se análises de acontecimentos da vida nacional, ocorridos em nosso sofrido regionalismo político, sob apreciações críticas precisas e, muitas vezes, tratadas com invulgar humor satírico.
Esse mossoroense bairrista e cívico brasileiro, assentado num realismo descompromissado, analisa os descasos e a pouca importância advindos de parlamentares, de administradores e, até, da população.
Chega a conduzir cidadãos à autocrítica e ao chamamento à responsabilidade, ante a sucedidos comunitários revoltantes.
De vários absurdos, a exemplo, trata da reforma procedida no Estádio João Machado, em Natal, ao custo de vinte milhões de reais. Um ano depois, sem justificativa, demoliram-no. No lugar, construíram outro, denominado Arena e ao valor de um bilhão e duzentos milhões de reais.
Tudo isso para dois jogos secundários da última Copa do Mundo. Vai além. “Faz um calor insuportável, quando chove molha todo mundo e tem diversas áreas de alagamento.” Ainda pior: não há público local capaz de torná-lo viável, mesmo que se torne multiuso.
É, estimado Armando, a nossa terra da “bola”.


(*) Geraldo Duarte é advogado, administrador e dicionarista.

Nenhum comentário: