Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quinta-feira, 28 de abril de 2016

RAPIDINHAS DO BLOG...

SANCIONADA LEI SOBRE GARANTIA DO TESOURO A FINANCIAMENTOS DO MINHA CASA
presidente Dilma Rousseff sancionou, com vetos, lei que trata de garantias às instituições financeiras em operações de financiamento do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) cujas prestações são parcialmente custeadas com recursos do FGTS. O texto, que está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, é uma conversão da Medida Provisória 698/2015. A nova lei estabelece que o Tesouro Nacional dará garantia a essas operações por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O FGTS financia a fundo perdido 95% das moradias para as faixas do programa voltadas para população de baixa renda. Os 5% restantes, o morador tem que pagar. Caso o beneficiário não pague esses 5%, caberá ao FAR assumir a dívida no agente financiador. Em troca, o fundo poderá cobrar as prestações atrasadas diretamente do mutuário. Atualmente, o FAR já concede cobertura do risco de danos físicos ao imóvel e risco de morte ou invalidez permanente do beneficiário do programa habitacional. Dentre os vetos, a presidente retirou do texto o dispositivo que determinava à União aplicar obrigatoriamente 10% dos recursos destinados à habitação de interesse social em projetos situados em municípios com menos de 50 mil habitantes. Outro veto refere-se à exigência imposta ao Poder Executivo de publicar no Diário Oficial da União relação com os nomes dos beneficiários dos contratos de aquisição de imóveis no âmbito do programa.

CIENTISTAS DESCOBREM GRANDE RECIFE DE CORAL NA FOZ DO RIO AMAZONAS
Cientistas descobriram um grande recife de coral sob a pluma do Rio Amazonas, onde o rio deságua no Atlântico e sua água se mistura com a água salgada do oceano entre a Guiana Francesa e o estado do Maranhão.  A descoberta foi liderada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e publicada na semana passada na revista "Science Advances". Os pesquisadores já desconfiavam da possibilidade de haver recifes de coral nessa região por causa da coleta de peixes típicos de regiões de coral. Em 2014, uma expedição organizada pelos pesquisadores brasileiros foi capaz de coletar exemplares e descrever a descoberta de um grande recife de colra de cerca de 9,5 mil km². O achado foi uma surpresa, já que se considerava que as condições da região não eram propícias para o desenvolvimento de corais. A pluma do rio faz com que uma grande área do norte do Oceano Atlântico seja afetada em termos de salinidade, pH, penetração de luz e sedimentação, criando um hiato nos recifes do Atlântico.

ESTUDO APONTA QUE PAIS NÃO PROTEGEM DE FORMA EFETIVA SEUS FILHOS NA INTERNET
Embora mais da metade (52%) dos pais acredite que os riscos que as crianças correm na internet estejam aumentando – do ciberbullying à apresentação de conteúdo inadequado – pouco mais de um terço deles (39%) conversa com seus filhos sobre as ameaças. É isto que mostra a pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B International. A pesquisa constatou que 20% dos adultos não faz nada para proteger seus filhos das ameaças web, apesar de uma proporção semelhante (22%) já ter visto seus filhos em contato com ameaças online, como a exibição de conteúdo inadequado, interação com estranhos ou ciberbullying. Para 53% dos entrevistados, a internet afeta negativamente a saúde ou o bem-estar das crianças. Um terço dos pais (31%) acham que não têm controle sobre o que seus filhos veem ou fazem online e quase dois terços (61%) não se dá ao trabalho de conversar com as crianças sobre as ameaças virtuais. Quando fazem algo, tomam medidas que podem ser ineficazes, como por exemplo, 28% dos entrevistados afirmaram verificar o histórico de navegação dos filhos, porém quando eles fazem isso, os danos já podem ter ocorrido. Apenas um quarto dos entrevistados (24%) usa algum tipo de software de controle parental. “Hoje, o uso de celulares e computadores para acessar a internet, muitas vezes fora da supervisão dos pais, faz parte da rotina dos jovens. Nosso estudo indica que um número significativo de pais não se sente capaz de gerenciar as atividades nestes dispositivos. No entanto, é possível tomar várias medidas simples, mas efetivas, para proteger as crianças sob sua responsabilidade. O importante é combinar medidas práticas, como a instalação de um software de controle parental, colocar os computadores nas áreas comuns da casa e dialogar abertamente com as crianças sobre as ameaças e como lidar com elas”, explica David Emm, pesquisador-chefe de segurança da Kaspersky Lab. Além da boa conversa, os pais podem contar com o apoio de software, como o Kaspersky Total Security — multidispositivos, que incluem tecnologias intuitivas que protegem as crianças contra ameaças e gerenciam suas atividades em dispositivos Windows, Mac OS X, iOS e Android. Eles também evitam que crianças vejam conteúdos impróprios em sites e aplicativos, evitam a divulgação de informações confidenciais e ajudam os pais a gerenciar quanto tempo as crianças ficam conectadas à Internet em seus dispositivos.

Nenhum comentário: