Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quarta-feira, 16 de março de 2016

TURISMO NO BLOG

ÁGUAS BELAS-CE: ONDE O RIO ABRAÇA O MAR
Natureza, tranquilidade e a proximidade a Fortaleza atraem cada vez mais turistas do Ceará e de fora.
O município de Cascavel, localizado no litoral leste do Estado, possui belezas naturais que encantam os visitantes. Um pouco menos badalado que seus vizinhos Beberibe e Aracati, possui destinos como a Praia de Águas Belas, que mistura natureza com o clima de tranquilidade. Estes atrativos, aliado à proximidade de Fortaleza (a cerca de 60 km de distância) fazem com que a praia venha atraindo cada vez mais turistas do Ceará e de outros estados. Em Águas Belas é possível presenciar o abraço do rio Mal Cozinhado com o mar. A barra do rio, que é local certo para a prática de esportes náuticos, também é ponto de partida para um passeio de buggy, que é umas das melhores formas de explorar a região. Diferentemente de outros realizados no Ceará, ali, este passeio é tranquilo, podendo ser feito até mesmo por aqueles não são tão afeitos a grandes aventuras. A emoção do trajeto, que dura cerca de uma hora e meia, está na sensação de liberdade e no contato com a natureza. O primeiro ponto é a travessia do Rio Mal Cozinhado, onde o buggy e seus passageiros são transportados em uma balsa. A travessia é curta e segura. Depois é hora de seguir pela praia. O percurso proporciona uma pequena parada para banhos em piscinas naturais. A partir daí, passa-se por trilhas ecológicas e descobre-se as belezas escondidas em meio às falésias. A próxima parada é no morro conhecido como Mirante dos Bugueiros, onde os visitantes têm uma visão de toda a extensão da praia e das lagoas do local. Durante todo o trajeto, os bugueiros vão interagindo com os passageiros e compartilhando as histórias do local. O passeio segue por entre a comunidade da Barra Velha, onde é possível fazer uma pausa para desfrutar do tradicional sorvete local ou se refrescar em um banho de chuveiro ao ar livre. Para finalizar, novamente a travessia de balsa e a sensação de que vale a pena retornar em uma outra oportunidade. Segundo o empresário Mamede Rebouças, integrante da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura (Assetuc), o crescimento da procura por Águas Belas como destino turístico é fruto do trabalho de organização dos empresários locais com o apoio do Sebrae. "Quando comecei aqui com a Pousada Jangadas da Caponga eu fui procurar o Sebrae. Depois começamos a envolver os outros empresários para que todos pudéssemos qualificar os nossos serviços", conta.
QUALIFICAÇÃO
Para a gestora estadual do turismo do Sebrae Ceará, Evelyne Tabosa, o investimento em qualificação é fundamental no processo de fortalecimento de um destino turístico. "Quanto mais empresas qualificadas, com bons produtos e bom atendimento, maior a possibilidade de atração de turistas, pois eles vêm e acabam querendo retornar, fazendo propaganda positiva do destino", diz. De acordo com ela, por isso que o Sebrae vem há 20 anos atuando fortemente em todo o Ceará com o programa Selo de Qualidade em Serviços, que ajuda empresas dos setores de alimentação fora do lar e hospedagem a qualificarem seus serviços. "O selo vem ajudando empresas do setor a oferecerem um serviço cada vez mais qualificado aos seus clientes", destaca.
ROTA DAS FALÉSIAS
Ainda conforme Evelyne, outro fator importante para o desenvolvimento do turismo em Águas Belas e nos demais destinos do litoral leste é o trabalho de estruturação da Rota das Falésias, que vem sendo realizado pelo Sebrae, juntamente com os empresários da região. O roteiro, chamado de Rota das Falésias em referência a esta formação natural predominante na região, reúne os atrativos e empreendimentos turísticos dos municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Aracati, Fortim e Icapuí. Segundo a gestora do Sebrae, a implantação da Rota pretende contribuir para o aumento da atração e do tempo de permanência de turistas na região. "Queremos que o turista que hoje vem para Canoa Quebrada ou para o Beach Park, por exemplo, possa esticar a sua permanência no território e conhecer outros atrativos que a região possui como a Praia de Águas Belas, da Caponga, de Icapuí e do Fortim. Com isso, ganha a região como um todo, em especial os micros e pequenos empreendedores que atuam no segmento do turismo", conclui. 

Nenhum comentário: