Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quinta-feira, 3 de março de 2016

SAÚDE NO BLOG

SAIBA COMO MELHORAR A QUALIDADE DO SEU SONO E DURMA MELHOR

por Luiza Camargo 

Desfrutar de uma boa noite de sono é o melhor "remédio" que podemos  ter na vida. Acordamos descansados, leves, energizados e com maior capacidade de prestar atenção e raciocinar. Todavia, o estresse, ansiedade e problemas pessoais e profissionais podem afetar o ato de dormir de uma pessoa, desregulando totalmente seu relógio biológico e sua vida, fazendo com que ela fique cansada, estressada e até ganhe peso. Para dormir bem, é importante comer de uma forma saudável no período da noite.
"Aposte em alimentos ricos em triptofano, precursor do neurotransmissor serotonina que é ligado à sensação de bem estar e relaxamento, como é o caso das carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, nozes e leguminosas que são fontes dessas substâncias e devem ser consumidos diariamente, de preferência entre o jantar e a ceia. Os carboidratos pesados, como bolos e massas, temperos apimentados e molhos mais intensos, devem ser evitados após as 18h, pois dificultam a digestão”, afirma a nutricionista Renata Miranda, da Clinica Benesse.
Fazer atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana ajuda a deixar o corpo mais relaxado e estimulado para uma boa noite de sono, mas evite treinos noturnos se você tem problema de insônia.
"A prática da atividade física continuada age positivamente na ansiedade, estresse e preocupação, que são fatores que atrapalham o sono. Há uma liberação de hormônios, entre eles a serotonina, que agem no relaxamento progressivo, na diminuição da ansiedade e na melhora na qualidade do sono. Com o combo exercícios físicos e descanso adequado nota-se uma melhora na disposição, na atenção e na qualidade de vida. Mas, lembre-se, evite os exercícios mais intensos após as 18h. Caso contrário, os níveis de adrenalina e a temperatura corporal ficarão elevados, o que pode atrapalhar o descanso", indica o médico Rodrigo Freitas, especializado em medicina esportiva. Outra dica para conseguir relaxar e ter uma boa noite de sono é apostar em massagens relaxantes, como explica a esteticista Tatiane Galhanone: “As massagens relaxantes são ótimas aliadas na busca de uma boa noite de sono, pois promovem um descanso físico e mental, deixando a pessoa totalmente relaxada e tranquila”.

Fonte: http://caras.uol.com.br/bem-estar/saiba-como-melhorar-qualidade-do-seu-sono-e-durma-melhor#.VtRNAPkrLDc

Nenhum comentário: