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quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

SAÚDE NO BLOG

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO HORTELÃ E INCLUA NA SUA DIETA

por Bruna Nastas 

Com o clima quente do verão, é importante investir em alimentos que aliviam o calor, ajudam na digestão e também na perda de peso.
Segundo a nutricionista Fernanda Marques, uma ótima alternativa é o hortelã, que pode ser misturado no suco, por exemplo, com abacaxi ou até nas águas aromatizadas.
"A folha possui vitamina A, nutriente que é essencial para os olhos e a pele, previne infecções e tem forte ação antioxidante. As vitaminas do complexo B também estão presentes no alimento. Elas agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajuda o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. Além disso, são importantes para o desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso. O alimento ainda conta com boas quantidades de vitamina C que melhora a imunidade, evita o envelhecimento da pele, previne derrames, tem ação antioxidante, previne derrames e proporciona resistência aos ossos. O fósforo, importante para a saúde dos ossos, o ferro, que ajuda a prevenir a anemia, e o potássio, que é essencial para o funcionamento celular, também estão presentes no hortelã. Porém como consumimos em pouca quantidade e de maneira esporádica normalmente não aproveitamos todos estes benefícios, mas seu uso deve ser controlado e sem exageros", explica.
Fernanda também indica o chá de hortelã, que auxilia no "equilíbrio da produção e concentração de ácido clorídrico no estômago e das enzimas digestivas (essenciais para a digestão dos nutrientes) ela facilita a digestão e evita desconfortos". Além disso, o chá ajuda na cicatrização da mucosa gástrica e intestinal e também evita o acúmulo de gases.
Vale ressaltar que o chá de hortelã não é indicado para gestantes ou pacientes com algum tipo de sensibilidade à óleos essenciais. "Mas o ideal é sempre procurar um profissional da área da saúde para orientá-lo da melhor forma", conclui a nutricionista.

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