Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

RAPIDINHAS DO BLOG...

PROGRAMA DO IMPOSTO DE RENDA 2016 SERÁ LIBERADO NESTA QUINTA-FEIRA
A partir das 9h desta quinta-feira (25), o programa necessário para a declaração do Imposto de Renda 2016 já poderá ser acessado pelos contribuintes. O "download" estará disponível no site da Receita Federal. De acordo com a Instrução Normativa publicada nesta semana no "Diário Oficial" da União, o programa estará disponível quatro dias antes do início do prazo oficial da temporada de entrega do IR, que neste ano começa em 1º de março. No entanto, mesmo instalando o programa antes do prazo, a entrega só será possível a partir de março. O programa será liberado mais cedo do que no ano passado - quando o programa foi liberado para "download" somente em 2 de março.
VERSÕES
Segundo a Receita, o programa é composto por quatro versões com instaladores específicos, compatíveis com os sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS X; além de duas versões de uso geral para todos os sistemas operacionais instalados em computadores que possuam Java (JVM) instalado, versão 1.7 ou superior.
FORMAS DE ENTREGA E MULTA POR ATRASO
A entrega da declaração do Imposto de Renda 2016 poderá ser feita pela internet, com o programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), online (com certificado digital), na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço "Fazer Declaração" - para tablet e smartphone, como já aconteceu no ano passado. Se o contribuinte entregar depois do prazo ou se não declarar, caso seja obrigado, poderá ter de pagar multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido nela calculado, ainda que integralmente pago, ou uma multa mínima de R$ 165,74.
RASCUNHO DO IR
Para facilitar a vida do contribuinte, o Fisco manteve, no ano passado, uma aplicação online, que pode ser utilizada para desktops e também para dispositivos móveis, como tablets e smartphones, que funciona como um "rascunho" do Imposto de Renda. Com essa ferramenta, o contribuinte pôde lançar operações ao longo do ano, assim que elas aconteceram. E, quando começar temporada de declaração do Imposto de Renda, em março, ele pode apenas importar o arquivo. A partir de março, quando começar a temporada de entrega do IR, o uso do aplicativo não estará mais disponível – fica liberada apenas a importação do arquivo pelo programa de declaração do Imposto de Renda. O uso do rascunho do IR é opcional. 

GRANDE BARREIRA DE CORAIS ESTÁ MAIS AMEAÇADA DO QUE SE PENSAVA
A Grande Barreira de Corais australiana, o maior arrecife formado por seres vivos no mundo, é mais ameaçada do que se pensava, devido à acidificação dos oceanos causada pelo aquecimento global - disseram pesquisadores nesta semana. A diminuição da quantidade de aragonite - um mineral necessário para os corais na formação do seu esqueleto - tende a acelerar com o aumento da absorção pelos oceanos de dióxido de carbono (CO2), resultante da combustão de combustíveis fósseis em seres humanos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications. O equilíbrio químico dos oceanos está perturbado, com um declínio do pH (parâmetro que define se um meio é ácido ou básico) e a concentração de aragonite, uma forma cristalina do carbonato de cálcio. Sem aragonita, os corais não conseguem reconstruir seus esqueletos e se desintegram ao longo do tempo. Uma equipe de cientistas da Austrália e Arábia Saudita estabeleceu um novo modelo para medir a taxa de aragonita em mais de 3.000 recifes da Grande Barreira. Medir no local a taxa de aragonita em cada um dos recifes de 2.300 quilômetros da Grande Barreira é uma tarefa impossível na prática. De acordo com estes cientistas, a diminuição de aragonita "deve ser provavelmente mais importante na Grande Barreira do que o previsto anteriormente" pelo IPCC, o Painel Intergovernamental sobre a Evolução do Clima. A acidez dos oceanos aumentou 26% com relação à era pré-industrial e os recifes de corais talvez estejam condenados a acabar, segundo o IPCC. A ONG ambientalista WWF afirma que quase um terço dos recifes coralinos do mundo já se perderam, e que os que restam poderiam desaparecer antes da metade do século atual. Estes ecossistemas únicos representam menos de 0,1% da superfície dos oceanos, e abrigam cerca de um quarto das espécies marinhas, inclusive peixes essenciais para o ser humano.

UNIÃO EUROPEIA E BRASIL ASSINAM ACORDO PARA DESENVOLVER 5G
O comissário europeu de Economia e Sociedade Digitais, Günther Oettinger, assinou na terça-feira (23) um acordo com o ministro brasileiro das Comunicações, André Figueiredo, para desenvolver o padrão 5G, essencial para aumentar a velocidade da conexão móvel à internet. "Depois de acordos fundamentais assinados com China, Japão e Coreia do Sul, a iniciativa de cooperação firmada com o Brasil constitui um novo passo de capital importância para a obtenção do 5G", afirmou Oettinger, citado em um comunicado por ocasião do Congresso Mundial de Celulares (MWC), que acontece em Barcelona, Espanha. "Nem Europa nem Brasil podem se permitir ficar à margem na era digital", disse ainda. "Estes acordos internacionais vêm a complementar os esforços que estamos realizando para desenvolver a tecnologia na UE", acrescentou. O objetivo é criar um padrão mundial para o 5G e identificar os serviços que possam usar esta rede, como os carros e outros objetos conectados e o vídeo online de alta definição, segundo o comunicado. 

Nenhum comentário: