Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

RAPIDINHAS DO BLOG...

PARA COMBATER INFLAÇÃO, FAZENDA DIZ QUE CONTRIBUIRÁ COM REEQUILÍBRIO FISCAL
O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, informou que o controle da inflação é uma prioridade do governo e acrescentou que o Banco Central está empenhado em adotar as "medidas necessárias" para alcançar o centro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional até o final de 2017."Nesse processo, o Ministério da Fazenda contribuirá no combate à inflação mediante a adoção de ações para o reequilíbrio fiscal e para o aumento da produtividade da economia", afirmou o ministro da Fazenda, em declaração divulgada por meio de sua assessoria de imprensa. Nesta sexta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice de Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, ficou em 0,96% em dezembro, fechando o ano de 2015 em 10,67%, a maior taxa desde 2002. Com isso, ficou acima do teto de 6,5% do sistema de metas de inflação brasileiro, algo que não acontecia desde 2003. Pelo sistema que vigora no Brasil, a meta central para 2015 e 2016 é de 4,5%, mas, com o intervalo de tolerância existente, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida. O BC já admitiu que não conseguirá trazer o IPCA para a meta central de 4,5% no próximo ano. Segundo o Banco Central, isso será possível somente em 2017. Segundo economistas, o aumento do rombo das contas públicas, que deverá superar a marca dos R$ 100 bilhões no ano passado com o pagamento das chamadas "pedaladas fiscais" - processo que foi concluído nos últimos dias do ano passado - ajudou no aumento da inflação em 2015. Para este ano, a meta de superávit primário (economia para pagar juros da dívida) foi fixada em 0,5% do PIB, ou R$ 30,5 bilhões. O mercado financeiro não acredita que a meta será cumprida. Em carta escrita ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, para justificar o descumprimento da meta de inflação do ano passado, o Banco Central informou, nesta sexta-feira, que o anúncio de alterações nas trajetórias para as variáveis fiscais (no decorrer do ano passado) afetou as expectativas de inflação e os preços de ativos e contribuiu para criar uma percepção menos positiva sobre o ambiente macroeconômico no médio e no longo prazo. "No final de agosto, a perspectiva de nova mudança de trajetória para as variáveis fiscais, implícita na proposta orçamentária para 2016, novamente afetou as expectativas e, de forma significativa, os preços de ativos. Essas duas importantes variáveis, expectativas e preços de ativos (como o dólar), também foram afetadas nos episódios, não concomitantes, de rebaixamento da nota de crédito soberano por duas das mais importantes agências de classificação de riscos", informou o BC no documento.

ESTUDO BUSCA DESCOBRIR SE EXERCÍCIO AJUDA CONTRA CÂNCER DE PRÓSTATA
Um novo estudo clínico anunciado na semana passada no Reino Unido pretende comprovar se o exercício físico pode ajudar os homens a combater o câncer de próstata e melhorar sua expectativa de vida. O ensaio, realizado por pesquisadores da universidade inglesa de Sheffield, parte da ideia de que o esporte melhora a saúde geral e a qualidade de vida, por isso poderia ajudar a conter o crescimento de células cancerígenas.  A equipe de pesquisa, apoiada pela fundação Cancer Research UK, acompanhará durante 12 meses 50 homens diagnosticados com câncer de próstata localizado. Neste período, alguns deles realizarão sessões aeróbicas semanais supervisionadas, enquanto o resto dos voluntários receberá unicamente informação sobre os benefícios do esporte. Os pesquisadores os examinarão ao longo deste período e analisarão os níveis sanguíneos do antígeno prostático específico (PSA), uma proteína produzida pelas células prostáticas cuja presença ajuda a comprovar se o tumor está crescendo. Se os resultados forem encorajadores, com uma redução dos níveis da proteína, a equipe pretende realizar um teste em maior escala dentro de um ano e determinar se o exercício pode ser um tratamento oferecido pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido. O diretor do estudo, Liam Bourke, apontou que os dados que sugerem que o exercício pode ser benéfico para controlar o crescimento das células cancerígenas, reparar o DNA e evitar a extensão do câncer. "O estudo se baseia no que já sabemos e é o primeiro passo para descobrirmos se a atividade física poderia ser um tratamento efetivo e prático do NHS para o câncer de próstata localizado", explicou. Os tratamentos atuais contra a doença incluem a intervenção cirúrgica e a radioterapia, mas ambas têm riscos e efeitos secundários.

NETFLIX PASSA A ATUAR EM MAIS DE 190 PAÍSES
Em alta no mercado cinematográfico, a empresa Netflixanunciou que estenderá o seu serviço para mais de190 países. China, Córeia do Norte, Síria e região da Ucrânia (Crimeia), no entanto, permanecem fora da lista dos países do mundo que acessam filmes e série pela internet, por meio da companhia. O serviço não estará presente nestes territórios devido às restrições impostas pelo governo americano contra os investimentos de empresas. A divulgação de ampliação de negócios foi feita pelo co-fundador e chefe executivo Reed Hastings no grande salão de produtos eletrônicos CES (Consumer Electronics Show) em Las Vegas."Com esse lançamento, consumidores vão poder assistir a série e filmes simultaneamente. Chega de esperar. Com a ajuda da internet, estamos passando o controle para as mãos do consumidor, que agora poderá assistir ao que quiser, quando quiser, e no aparelho de sua escolha", afirmou Hastings.  O Netflix objetiva ainda lançar 31 novas séries originais e novas temporadas, além de 20 filmes e documentários próprios, mais 30 séries infantis. "A partir de hoje, vamos ouvir e aprender com nossos novos assinantes, adicionando gradualmente mais idiomas, mais conteúdo e mais maneiras de levar a Netflix até as pessoas", complementou o executivo. Por meio de uma assinatura mensal, a Netflix dá acesso a um amplo catálogo de filmes e séries que o usuário pode assistir quando quiser, bastando estar conectado à internet. A empresa produziu filmes e séries originais de sucesso, como "House of Cards", na tentativa de diferenciar-se de outros serviços concorrentes e de atrair novos assinantes. Antes de se lançar ao mundo do streaming em 2007, a Netflix foi um serviço de aluguel de DVDs por correio. Desde então se estendeu rapidamente fora de Estados Unidos, inicialmente ao Canadá e depois América Latina e Europa. 

Nenhum comentário: