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quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

SAÚDE NO BLOG

SAIBA QUAIS SÃO AS VITAMINAS E MINERAIS ESSENCIAIS PARA A SAÚDE
A nutricionista lista as vitaminas e minerais que são essenciais para o bom funcionamento do corpo, agindo como reguladores e protetores do metabolismo

por Bruna Nastas

Para equilibrar a alimentação, é importante regular alguns alimentos que são essenciais para a saúde, como as vitaminas e minerais que ajudam no bom funcionamento do corpo, agindo como reguladores e  protetores do metabolismo, prolongando a vida e dando beleza a pele, os fios, fortalecendo a imunidade e até mesmo aumentando a disposição sexual.
Segundo a nutricionista da 'Organofit', Flavia Regina Machado, as vitaminas são divididas em dois grupos: as hidrossolúveis (vitaminas do grupo B e a C), que são eliminadas rapidamente quando consumidas em excesso necessitando que sejam ingeridas diariamente para que não ocorra a carência. E as lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K) que possuem reservas no organismo, pois não são eliminadas na urina.
"Atualmente a grande parte da população brasileira é carente de vitamina D, pois para ser sintetizada necessita de exposição solar de pelo menos 20 minutos. Apesar de ser um país tropical, com grande incidência de raios solares, as pessoas se expõem pouco ao sol", diz a profissional.
Já as vitaminas E e C são importantes antioxidantes que previnem a formação de radicais livres que podem desencadear o câncer, além de prevenirem o envelhecimento. "A vitamina A tem grande importância na visão, imunidade e reprodução", diz Flavia. No caso da vitamina K, a nutricionista explica que ela é essencial para a coagulação e são encontradas em alimentos como hortaliças verdes, abacate, morango, laranja, acerola, carnes, nozes, cereais e óleos vegetais.
"Minerais como cálcio, ferro, zinco, fósforo, potássio  e sódio são essenciais para o funcionamento das células , condução de impulsos nervosos, contração de músculos, cicatrização e coagulação, absorção de vitaminas, formação de ossos e dentes e antioxidantes", afirma. Eles podem ser encontrados em frutas, derivados de leite, cereais integrais, frutos do mar e oleaginosas. 

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