Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

SAÚDE NO BLOG

HIPERTENSÃO É SILENCIOSA E PODE AFETAR OS OLHOS, OS RINS E CAUSAR DEMÊNCIA
O Bem Estar falou sobre os mitos e verdades que envolvem a pressão arterial, tanto a baixa quanto a alta. O nosso consultor, o cardiologista Roberto Kalil, e o nefrologista Decio Mion estiveram no programa pra tirar as principais dúvidas. A pressão arterial é a força que o coração faz, apertando (sistólica) e relaxando (diastólica), para mandar sangue para o corpo e garantir que todos os vasos e veias sejam oxigenados. O problema de pressão existe por causa da vasoconstrição. Segundo o Dr Décio Mion, a veia é como se fosse uma mangueira. Enquanto a água flui, o sistema está normal. Mas se pressionarmos o bico da mangueira, a pressão aumentará (e a água acaba indo mais longe).
MITOS E VERDADES
HIPERTENSÃO:
- Só idosos têm hipertensão. MITO. A hipertensão é uma junção de carga hereditária com hábitos de vida ruins e pode se manifestar até em jovens.
- Se eu não tenho nenhum sintoma, minha pressão é normal. MITO: A hipertensão é uma doença silenciosa. Os “sintomas” que podem aparecer já indicam algum comprometimento. No caso da dor: não é a pressão que dá dor de cabeça, mas sim a dor (qualquer dor) eleva a pressão.
- A pressão é estável durante todo o dia. MITO: A pressão arterial tende a ser maior nas primeiras horas da manhã e tende a diminuir pela noite. A pressão varia a cada batimento, e varia com emoções e atividades físicas.
- O estresse causa aumento da pressão. VERDADE: o estresse aumenta a frequência cardíaca e libera substâncias (adrenalina e noradrenalina) que contraem os vasos sanguíneos, causando um descompasso no sistema. Mas o estresse crônico NÃO LEVA ao desenvolvimento do quadro de hipertensão.
- Tomar café aumenta a pressão. MITO: Consumir mais de 5 xícaras de café pode levar a um leve aumento da pressão, principalmente em quem não o consome regularmente. Mas consumir café cronicamente com moderação diminui casos de diabetes e, a longo prazo, as propriedades antioxidantes da bebida ajudam na capacidade de dilatação dos vasos e diminuem a oxidação de gorduras, ajudando no controle da pressão arterial.
- Fumar aumenta a pressão. VERDADE. A nicotina estimula a produção de adrenalina e noradrenalina, que aumentam a frequência dos batimentos cardíacos e da pressão, dificultam a passagem do sangue e aumentam a necessidade de oxigênio. Hipertensos que fumam aumentam a chance de ter arterosclerose, a obstrução do vaso, impedindo o fluxo sanguíneo.
- Idosos e diabéticos têm mais dificuldade em controlar a pressão arterial. VERDADE. Com a idade e com o diabetes, há uma perda do controle dos centros nervosos que controlam a pressão dos vasos.
HIPOTENSÃO, A PRESSÃO BAIXA:
- Em caso de pressão baixa, o melhor a fazer é colocar um pouco de sal embaixo da língua. MITO. Segundo o dr Décio Mion, a ingestão de sal só aumenta a pressão em 24h ou 48h, após a ação das funções renais. A recomendação, em casos de quedas bruscas, é sentar ou deitar e elevar as pernas. De maneira regular, é recomendado fazer uma boa hidratação e controlar a alimentação. Procurar saber se a pressão baixa está sendo causada por alguma outra condição de saúde que merece cuidado.
- Calor pode alterar a pressão arterial. VERDADE. O calor estimula a dilatação das veias, baixando a pressão.
ALIMENTAÇÃO:
- Controlar o consumo de sal é um importante fator na luta contra a hipertensão. VERDADE. O sal estimula a contração dos vasos sanguíneos. E não é só o sal que colocamos na comida (no preparo ou à mesa) que precisa ser controlado, mas também os alimentos com sódio, que é usado como conservante. Embutidos, macarrão instantâneo (50% da recomendação diária), lasanha congelada (61% da recomendação diária) são alguns alimentos que devem ser evitados.
- Potássio ajuda no controle da pressão. VERDADE. A inclusão de alimentos ricos em potássio, como banana, mamão, melão, espinafre, tomate, feijão e cenoura, podem ajudar no controle e manutenção das veias e vasos.
AO LONGO DOS ANOS:
- A pressão alta pode afetar os olhos. VERDADE. A hipertensão agride as artérias, inclusive as que alimentam as estruturas dos olhos. A hipertensão pode causar alterações na mácula, estrutura responsável pela visão de detalhes.
- A pressão pode afetar os rins. VERDADE. O rim é um órgão muito vascularizado, por isso a hipertensão pode sobrecarregar seu funcionamento e, ao longo do tempo, comprometer funções vitais e levar à insuficiência renal.
- A hipertensão pode causar demência. VERDADE. A hipertensão prolongada pode levar a uma progressiva e irreversível perda das funções intelectuais, resultante de lesões cerebrais. Os quadros de hipertensão podem causar doença aterosclerótica difusa em pequenas artérias cerebrais, que pode levar à atrofia mesangial temporal, demência vascular e à doença de Alzheimer.

Nenhum comentário: