Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CAUSOS DO BLOG

“HOROSCOPIADA”
por Geraldo Duarte*

Anos sessenta. Até às nove horas, pelo teletipo, o jornal recebia de agência de notícias o horóscopo a ser publicado no dia seguinte.
O secretário de redação, pessoal e diariamente, verificava se a previsão astrológica chegara e lia-a integralmente. Não que acreditasse ou gostasse de tal prognóstico, mas por quase haver sido demitido na data em que, dado a motivo desconhecido, não houve a publicação e a grita dos ledores ocupou o telefone inúmeras vezes.
Passava das onze e nada da chegada da fala dos astros. Republicar algum? Jamais. A descoberta poderia causar o fim do mundo redacional.
Ciente do problema, um repórter comentou existir um foca – aquele aprendiz de jornalista pau-pra-tudo – muito sabedor de astrologia. Chamado e designado com “Mensagem a Garcia”, não se fez de rogado, cumpriu alegre a missão.
O matutino chegou aos jornaleiros e às bancas com os presságios do professor Dib Faruk. Telefonemas, cartas e telegramas com elogios e pedidos de informação sobre o porta voz astral. Não podia ser diferente a empolgação dos consulentes.
Os menos agraciados leram: “O futuro espera-lhe com todos os seus desejos.”; “A sorte escolheu-o como recebedor de vitórias.”; “Os planetas estarão sempre emitindo bons fluidos para você.”; “Nunca desanime, pois a felicidade o aguarda.”.
Na certeza de que o secretário leria completamente o trabalho e era capricorniano, destinou a este signo especial conselho: “Engrandeça mais seus êxitos reconhecendo os do próximo.”.
Poucos sabem que Faruk é cearense, foi foca, estudou astromancia por diletantismo, seu pré-nome é José e o sobrenome não é Faruk.

(*) Geraldo Duarte é advogado, administrador e dicionarista.

Nenhum comentário: