Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

terça-feira, 31 de maio de 2011

CITAÇÃO DO DIA


"Passo a passo, a sociedade se torna uma máquina que nos transporta de modo seguro e insípido de uma ponta a outra da vida, tudo em confortável estilo prosa." (William Hazlitt (1778-1830), escritor inglês)

CHARGE DO DIA


RAPIDINHAS DO BLOG...

GOVERNO BUSCA ALTERNATIVAS PARA BAIXAR PREÇO DE ENERGIA
Preocupado em aumentar a competitividade das empresas brasileiras, o governo estuda formas de reduzir o preço da energia elétrica, que figura entre as cinco mais caras do mundo. Um grupo técnico está na fase inicial das discussões. Uma das ideias é aproveitar o vencimento das concessões de usinas hidrelétricas, linhas de transmissão e de companhias de distribuição para forçar uma queda nas tarifas. "Os investimentos já estão amortizados, então eles podem cobrar menos", disse o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. Entre 2015 e 2017, vencem os contratos de concessão de um conjunto de usinas geradoras que soma 20% da capacidade nacional. O mesmo ocorrerá com 74% da transmissão e 33% da distribuição. Há duas opções sobre a mesa: editar uma lei que permita prorrogar as licenças ou fazer novo leilão. O que será feito é algo em discussão. O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), colegiado formado por ministros, encomendou estudos sobre prós e contras de cada alternativa. Esses estudos estão prontos, mas o Conselho não retomou as discussões. "Enquanto isso, existe o marco legal, que diz que as concessões devem ser relicitadas." Nada, porém, é tão simples quanto parece. O previsto em lei é que, findo o contrato, a União receberá as usinas, linhas de transmissão e estruturas de distribuição de volta. Para tanto, terá de indenizar os antigos concessionários por investimentos que eventualmente não tenham sido amortizados. O dinheiro para isso é cobrado há mais de 50 anos na conta de luz e chama-se Reserva Global de Reversão (RGR). Atualmente, o fundo formado pela arrecadação da RGR está em R$ 16 bilhões, valor insuficiente para cumprir a finalidade, segundo o presidente da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia Elétrica (Abrace), Paulo Pedrosa. "Não vai dar", afirmou. Questionado, Zimmermann disse não saber se o dinheiro será suficiente ou não. Ele explicou que pediu os cálculos à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que ainda não os entregou.

CONCENTRAÇÃO EM TAREFAS DIFÍCEIS DEIXA AS PESSOAS SURDAS PARA O MUNDO AO REDOR
Um estudo publicado na revista Atenção, Percepção & Psicofísica, da University College London (UCL) mostrou como funciona o que os pesquisadores chamaram de "surdez por desatenção". A professora Nilli Lavie, do Instituto Cognitivo de Neurociências da UCL explica este fenômeno. "A surdez por desatenção é uma experiência diária comum. Por exemplo, quando ficamos absortos em um bom livro ou até em um artigo de jornal cativante nós não ouvimos o anúncio do motorista do trem e perdemos nossa parada, ou se estivermos mandando mensagem enquanto andamos, nós podemos não ouvir um carro se aproximando e tentamos atravessar a rua sem olhar para os lados". Para verificar como isto acontece, a equipe liderada por Lavie observou o comportamento de mais de 100 pessoas enquanto estes faziam testes que pediam diferentes níveis de atenção dos voluntários. Durante a experiência, estas pessoas tinham que responder questões com fones de ouvidos, com a desculpa de que eles ajudariam a evitar distrações de sons externos, mas durante a tarefa era emitido um som propositalmente. Enquanto eles faziam o teste mais fácil, a maioria conseguia perceber este som com certa facilidade. Mas a dificuldade do teste seguinte fez com que eles focassem toda a atenção na tarefa e apenas duas em cada dez pessoas conseguiram ouvir o som tocado no fone de ouvido. "Acredita-se que a audição tenha evoluído como nosso sistema de alarme e que não depende da atenção, ainda assim, nossa pesquisa mostra que se desviamos nossa atenção, nós podemos ficar efetivamente surdos para o mundo ao nosso redor", explicou Lavie. "Na nossa tarefa, a maioria das pessoas percebeu o som quando o teste era fácil e não pedia concentração total. No entanto, quando a tarefa era mais difícil eles experimentaram um estado de surdez em relação ao mesmo som". Os pesquisadores acreditam que este tipo de surdez é o resultado da limitação dos nossos sentidos, tanto da visão quanto da audição. Estudos anteriores já demonstraram um resultado parecido no que diz respeito ao que uma pessoa consegue enxergar quando está concentrada em uma determinada tarefa. A "cegueira da desatenção" já foi demonstrada em um estudo bem famoso, chamado Teste do Gorila Invisível, onde as pessoas que têm que contar o número de passes de uma equipe de basquete não percebem que um homem vestido de gorila passou pelos jogadores durante o teste. Combinando os resultados destes experimentos, é possível concluir que ficar absortos em uma tarefa difícil nos faz cegos e surdos para qualquer outra informação ao nosso redor.

CÉREBRO ARTIFICIAL AJUDARÁ A ENTENDER O CÉREBRO BIOLÓGICO
Construir um cérebro artificial, copiado do verdadeiro, para entender como esta extraordinária máquina funciona e deixa de funcionar. Esse é o desafio do Projeto Cérebro Humano, centrado na Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, mas incluindo pesquisadores de várias partes da Europa. O projeto está agora disputando um financiamento da União Europeia de um bilhão de euros. "60 mil artigos científicos sobre o cérebro são publicados anualmente", afirma Henry Markram. Em vez de deixar esses artigos dormindo nas bibliotecas, o Projeto Cérebro Humano pretende integrá-los para construir uma máquina única no mundo. Markram e seus colegas já estão trabalhando desde 2005 em um projeto de cérebro artificial, chamado Cérebro Azul (Blue Brain), o mais próximo tecnicamente possível do cérebro biológico. Nesse caso, o trabalho foi realizado com técnicas de engenharia reversa: em vez de desenhar um objeto antes de ser construído, pega-se um objeto existente para depois preparar um plano. O primeiro passo foi dado com as proteínas, essas moléculas grandes que formam as células, e em seguida com os neurônios, através dos quais passam as informações, e as células gliais que os alimentam e modulam as transmissões, feixes de íons que passam de uma célula a outra através de longos filamentos. Tudo isso é reconstruído virtualmente a partir de dados coletados da matéria viva. Dispostos em forma de estrela em torno de um microscópio infravermelho, uma dúzia de caixinhas prolongadas por uma pipeta de plástico parecem se alimentar da mesma fonte de luz verde. Cada unidade contém doze neurônios de rato, cuja atividade a máquina decifra precisamente - a atividade é então modelada no computador. Essa é a essência do projeto. Desde 2005, essas experiências têm-se revelado uma verdadeira mina de informações sobre o funcionamento básico das células cerebrais. Através delas, o Cérebro Azul já foi capaz de simular uma coluna neocortical de ratos, unidade de base do cérebro, composta de 10 mil neurônios, cada um capaz de criar entre si até 30 milhões de conexões. Mas o cérebro humano, o objetivo final do Projeto Cérebro Humano, conta pelo menos 100 milhões de neurônios. E, hoje, é necessário a potência total de um computador portátil para simular o comportamento de um único neurônio. Isso quer dizer que precisamos melhorar a potência dos computadores. Estima-se que um cérebro humano virtual exigiria uma máquina mil vezes mais potente do que o maior supercomputador existente. O Projeto Cérebro Humano vai, portanto, trabalhar lado a lado com os fabricantes de hardware para tentar encontrar soluções em termos de potência de cálculo, consumo de energia e dissipação de calor. E pensar que o nosso cérebro é capaz de fazer mais e melhor do que todas estas máquinas, (quase) sem esquentar a cabeça!

RÁPIDAS & CURTAS DO BORJÃO

# ‘NÃO HOUVE UM DERROTADO NA CONVENÇÃO DO PSDB’ - Eleito presidente do Instituto Teotônio Vilela, cargo cobiçado por Serra, ex-senador acredita que partido saiu renovado após eleições da Executiva. Depois de garantir a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV) de estudos e pesquisas do PSDB - cargo pleiteado pelo ex-governador José Serra - o ex-senador Tasso Jereissati (CE) admite que houve uma disputa interna sem precedentes no partido às vésperas da convenção nacional, mas sustenta que não houve um perdedor. Serra assumiu o comando do Conselho Político do PSDB. "O dia a dia vai mostrar que não houve um derrotado na convenção, e sim um ganhador, que foi o PSDB", disse ao Estado. Mais do que defender prévias para escolher o candidato tucano a presidente em 2014, ele afirma que a fórmula atual, em que os caciques decidem, "envelheceu; está vencida".

# BOLSA VERDE PARA IMPEDIR DEVASTAÇÃO - O governo estuda criar uma espécie de Bolsa Verde, ajuda mensal em dinheiro às famílias pobres que vivem em unidades de conservação e assentamentos sustentáveis. Em troca do benefício, os moradores teriam que se comprometer a não devastar a floresta. A medida poderá fazer parte do Plano Brasil sem Miséria, a ser lançado nesta quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff. É o que diz o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Vizentin. Segundo ele, a Bolsa Verde, cujo valor pode chegar a R$ 100 por mês, teria como objetivo diminuir o poder de pressão de madeireiros e atravessadores que se valem da miséria dos moradores para convencê-los a derrubar e vender árvores.

# O QUE FALAM DO BLOG DO BORJÃO – A minha amiga e leitora assídua do Blog, Consuelo Caldas, enviou o seguinte e-mail: “Ei você está sempre nos deliciando com seu blog! Parabéns amigo, vá em frente! Boa semana pra vocês. Abraços, Consuelo.”

# FILOSOFIA DE BOTECO MADE IN “RABISCOS DO SAMUEL”-(http://rabiscosdosamueljunior.blogspot.com/): Na porta do banheiro do bar estava rabiscado: Você já espirrou quando mijava? Ahhh!!! Então você não sabe o que é jato de mijo desgovernado!

INDICADORES DO BLOG

INDICE BOVESPA
-0,53
 Fech. Atual: 63.953 pts – 30-05-2011 – 18:16 hs -  Fech. Anterior: 64.294 pts



BOLSAS NO MUNDO

INDICADOR
VARIAÇÃO*
DATA
CAC 40 - Paris
-0.21
30/05/2011
DAX - Frankfurt
-0.04
30/05/2011
Dow Jones
+0.31
27/05/2011
FTSE-100 Londres
+0.98
27/05/2011
H.Seng-H.Kong Exch.
+0.28
30/05/2011
IBEX 35-Madrid Stock Exch.
-0.03
30/05/2011
Nasdaq Composite Index
+0.50
27/05/2011


CÂMBIO
MOEDA
COMPRA(R$)
VENDA(R$)
DATA
HORA
US$ Com
1.5910
1.5930
30/05/2011
17:01
US$ Par
1.5400
1.7200
30/05/2011
16:00
US$ Tur
1.5400
1.7200
30/05/2011
16:00
US$ Médio
1.5950
1.5958
30/05/2011
17:49
Euro
2.2689
2.2714
30/05/2011
21:45

INDICADORES
INDICADOR
VALOR(R$)
VARIAÇÃO(%)
DATA
CDB Pré 30 dias CETIP
10.37
-4.33
11/05/2009
CDI Over - Andima
1.340944
+0.00
27/05/2011
Poupança 1o. dia mês seguinte
0.65780
+0.00
30/04/2011
Poupança Dia
0.64480
+2.01
30/05/2011
Taxa Juros Longo Prazo Ano
6.00
+0.00
01/04/2011
TBF - Taxa Básica Financeira Mês
0.9154
-3.22
27/05/2011
INPC % Mes IBGE
0.72
+0.00
30/04/2011
Taxa Prime (ano)
3.25
+0.00
30/05/2011
Taxa Selic Over
11.92
+0.00
30/05/2011
Libor 1M-British Pound
0.62500
+0.00
30/05/2011

INFLAÇÃO
INDICADOR
VALOR(R$)
VARIAÇÃO(%)
DATA
IGP-DI - Mês
0.50
+0.00
09/05/2011
IPC SP (FIPE) - Mês
0.47
+0.00
25/05/2011
IPCA (IBGE) - Mês
0.77
+0.00
06/05/2011







VOCÊ SABIA?


A IMPORTÂNCIA DE DORMIR BEM


Nada como uma ótima noite de sono para acordar novo e com mais disposição para enfrentar o dia. Muitas pessoas tem curiosidade em saber quanto tempo e como devem dormir. Pena que a rotina atarefada nem sempre permita um sono tranquilo. Se você é o tipo de pessoa que deixa de dormir para estudar ou trabalhar ou deixa que as aflições do dia-a-dia atrapalhem o seu sono, trate de relaxar.Dormir bem é fundamental não somente para a melhorar a execução das tarefas diárias. O descanso é de suma importância para a sua saúde e o seu conforto. “O sono é uma necessidade  de recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo. Funções essenciais como conservação de energia, metabolismo anabólico, amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória e secreção hormonal são desempenhadas”, explica a neurologista Andréa Bacelar, da Clínica Neurológica Dr. Carlos Bacelar, no Rio de Janeiro.

Partes do Sono

Segundo a neurologista, o sono é dividido em partes que geram ciclos. “As partes de sonolência e de sono leve fazem parte do sono superficial, que são os I e II estágios. Quando o sono se intensifica, a atividade elétrica cerebral fica mais lenta. Esse é o estágio III ou sono de ondas lentas, que representa o instante do descanso cerebral e da reorganização da memória”, enumera Andréa Bacelar. O climax dos processos acontece no sono REM (Rapid Eye Moviment). É a fase em que sonhamos, em que ocorre o relaxamento completo da musculatura do corpo. “O REM equivale a cerca de 25% do nosso sono. Durante esse tempo, o corpo efetua a renovação de toda a musculatura. O conteúdo aprendido durante o dia é processado e armazenado na nossa memória”, explica a neurologista. O neurologista Paulo Luciano Gomes, do Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, diz que todos os estágios são fundamentais para uma ótima noite de sono. “Qualquer parte do sono é importante, porque a atividade encefálica precisa desses diferentes ritmos”.

Quanto Deve dormir?

A quantidade de sono ideal depende de cada pessoa. Na Maioria dos casos, a população adulta precisa dormir de 6 a 8 horas por noite. “Eventualmente, uma pessoa saudável pode dormir menos que isso sem prejudicar a saúde. Só não deve se tornar rotina”, diz o neurologista. Mesmo se dormir mal por uma noite não afete sua saúde, essa carência de sono será notada no dia seguinte: “Uma noite mal dormida interfere em todas as tarefas do dia-a-dia, desde o humor da pessoa até a sua produtividade no trabalho. Irritação, cansaço, sonolência e instabilidade emocional para enfrentar uma rotina estressante são alguns problemas enfrentados por quem dorme pouco”, alerta Paulo Luciano. Nada de acumular sono para depois. A neurologista Andréa Bacelar recomenda a manutenção de um sono regular. “É fundamental entre a hora que se deita e se levanta. Quando dormimos menos em determinada noite, o que se deve fazer é antecipar um pouco a hora de ir para cama na noite seguinte. Se para tentar compensar a pessoa acordar muito mais tarde do que seu horário habitual ou então tirar um cochilo após o almoço, naturalmente ela terá maior dificuldade para dormir na noite seguinte, perpetuando o problema”. Um dos agravantes que mais atrapalham o sono e tornam difícil ter uma noite tranquila é a rotina agitada que muitas pessoas têm. Grande parte da população não consegue se destrair dos problemas e acaba prejudicando seu sono. “A privação de sono, normalmente causada por preocupações, pode se tornar crônica, trazendo consequências irreversíveis para a saúde das pessoas”, alerta Andréa Bacelar, que dá dicas que vão ajudar a dormir melhor:

- Mantenha o quarto sempre com uma temperatura estável e agradável. Deixe o cômodo arejado durante o dia e escuro à noite;
- Estabeleça horários de dormir e acordar, respeitando seu ritmo biológico;
- Evite álcool ou bebidas com cafeína à noite;
- Evite o uso regular de tranqüilizantes para dormir;
- Faça refeições leves à noite;
- Evite fazer exercícios físicos perto da hora de dormir;
- Evite atividades estimulantes à noite.




BIOGRAFIA DE CELEBRIDADES


FERNANDO PESSOA

Fernando Antônio Nogueira de Seabra Pessoa, poeta português nascido em Lisboa, crescentemente reconhecido como o maior poeta português desde Camões. Filho da pequena burguesia lisboeta, aos cinco anos perdeu o pai, que era crítico musical. Em virtude do segundo casamento da mãe, foi levado (1896) para Durban, África do Sul, onde cresceu, fez os cursos correspondentes ao primeiro e segundo graus, e freqüentou a Universidade de Capetown. Fluente em inglês e, como anglicizado, teve depois dificuldades em reencontrar-se na vida portuguesa. Em Durban, escreveu os primeiros poemas (1901), em inglês, e regressou sozinho para Lisboa (1905). Matriculou-se no Curso Superior de Letras, em Lisboa (1906) mas abandonou o curso no ano seguinte, dedicando-se, como autodidata, a vastas leituras de filosofia e poesia. Passou a trabalhar como tradutor autônomo em escritórios comerciais (1908). Levou vida modesta, complementando sua renda pela confecção de horóscopos.  Suas primeiras poesias em português somente foram publicadas (1915) na revista Orfeu, onde criou um personagem, o mestre Alberto Caeiro. Criou e dirigiu a revista Atena (1924), juntamente com o amigo Ruy Vaz. Requereu (1926) patente de invenção de um Anuário Indicador Sintético, por Nomes e Outras Classificações, Consultável em Qualquer Língua, e dirigiu, com seu cunhado, a revista de Comércio e Contabilidade, e passou (1927) a colaborar com a revista Presença. Publicou Mensagem (1934), único livro em português que publicou em vida, e concorreu ao Prêmio Antero de Quental, do Secretariado de Propaganda Nacional. Por ser a obra muito pequena, segundo a justificativa alegada na ocasião, ganhou o segundo lugar. Com uma obra altamente intelectualizada, muitas delas também ficaram durante sua vida inéditas pois quando vivo, seu talento era apenas reconhecido pelos círculos limitados da boêmia literária de Lisboa. Vivendo modestamente, conflituoso e sujeito a crises de depressão e alcoolismo, no ano seguinte, 30 de novembro, morreu na capital portuguesa, aos 47 anos. Suas obras completas foram publicadas postumamente em 8 volumes, a saber: Poesias de Fernando Pessoa (1942); Poesias de Álvaro de Campos (1944); Poemas de Alberto Caeiro (1946); Odes de Ricardo Reis (1946); Poemas dramáticos (1952); Poesias inéditas (1955-1956). Há traduções de sua obra em espanhol, francês, inglês, alemão, italiano e chinês, entre outras línguas.




CIRCULA NA INTERNET


VOCÊ É CORAJOSO?

Então vai lá e chama esses dois de bichas:







IMAGEM DO DIA


Uma bela imagem das dunas em Galinhos-RN. Galinhos é uma cidade de pescadores, situada numa península a 164 km de Natal, no litoral norte do estado, numa região salineira, inserida no Polo Turístico "Costa Branca". Galinhos tem 328 km, uma altitude média de 2 metros, clima árido, com temperatura média de 26 graus. Lá encontram-se enormes extensões de praias desertas, com águas quentes e areias brancas muito finas, lindas dunas e manguezais.  Se quer não fazer nada para recarregar baterias e “sentir o cheiro e sons da vida”, Galinhos é o ideal. O contato com a natureza é perfeito.




PIADA DO BLOG


O GENRO E A CIGANA

Um rapaz foi em uma cigana e falou ver seu presente e seu futuro.A cigana diz:
-Tem uma pessoa na sua vida que te atormenta!
-É sim! É minha sogra! - diz o genro.
-Mas não se preocupe,essa pessoa vai morrer de morte violenta! - diz a cigana.
E o rapaz diz com uma cara de assustado:
-E diz aí que eu vou ser absolvido?




TEXTO DO BLOG


MARACUJÁ










por Luís Gonzaga Araújo e Costa*

O Brasil se destaca como o maior produtor mundial de maracujá. O fruto é basicamente utilizado na produção de suco e de polpa.

A produção brasileira de maracujá passou a ter a sua importância econômica a partir da década de 80, quando houve incremento na implantação de agroindústrias que passaram a demandar mais matéria-prima (fruto).

A evolução da produção de maracujá no Brasil apresentou crescimento de 59,8% durante o período de 2000 a 2009, representando incremento médio de 5,5% por ano. A produção saiu de 450 mil toneladas em 2000 para 719 mil toneladas em 2009.

A safra brasileira de maracujá deste ano (2011) deverá atingir 730 mil toneladas, numa área total correspondente a 55.000 hectares.

De acordo com os dados do IBGE (2010), a Região Nordeste é a maior produtora do Brasil, respondendo por 76,3% do total produzido no País. Em segundo lugar aparece a Região Sudeste com 15,3%.

A Bahia e o Ceará se destacam como os principais estados produtores, com 62,8% do total da produção brasileira.

A produção do Rio Grande do Norte, em 2010, foi de 5.519 toneladas, colocando o estado em 14º lugar entre os demais estados brasileiros.

Os principais municípios produtores do estado estão situados na região agreste. Dos 645 hectares plantados no Rio Grande do Norte, 62% são cultivados na microrregião da Borborema Potiguar, com destaque para os municípios de Jaçanã e Coronel Ezequiel que, juntos, cultivam áreas com mais de 400 hectares de maracujá.

A produtividade média obtida pelos municípios potiguares é considerada baixa (8.500 kg/ha) em relação à média brasileira (14.150 kg/ha). Isso mostra que a nossa produção precisa avançar, devendo empregar tecnologia mais moderna visando atingir produtividades que ofereçam melhores rendimentos e sustentabilidade econômica ao produtor rural.

O preço do maracujá ofertado ao produtor de Jaçanã no período da entressafra atinge até R$ 1,20/kg. Já no período de "pico" da safra, quando aumenta a oferta do produto, os preços despencam, variando entre R$ 0,30/kg e R$ 0,60/kg.

A produção é basicamente escoada para o Ceasa de Natal e mercados varejistas de outros centros consumidores. A comercialização do produto é feita com a participação ativa dos comerciantes/atravessadores, que adquirem o produto diretamente do agricultor e repassam para outros intermediários até chegar ao consumidor, com preços bem mais elevados.

Essa logística de comercialização é nociva para o consumidor. A situação carece de um ajustamento da cadeia produtiva visando à adoção de um sistema que permita a venda da safra envolvendo a participação direta do produtor/consumidor.

 (*) Administrador Especialista em economia agrícola - Pós-graduação em agronegócio

segunda-feira, 30 de maio de 2011

CITAÇÃO DO DIA


"O que o gênero humano sabe é pouco; o que deseja saber, muito; o que há de sempre ignorar, infinito." (Mariano da Fonseca, marquês de Maricá (1773-1848), político carioca)

CHARGE DO DIA

 INTERNACIONAL 0 X CEARÁ 01

RAPIDINHAS DO BLOG...

BRASIL DISPUTA O TERCEIRO LUGAR NO MERCADO DE CARROS
Enquanto a China lidera com folga a lista das nações que mais vendem automóveis no mundo, e os Estados Unidos se consolidam na segunda posição, quatro países, entre os quais o Brasil, disputam o terceiro posto. No primeiro quadrimestre, a diferença em vendas entre o terceiro colocado (Japão) e o sexto (Brasil) é de apenas 216 mil carros. No meio dos dois estão Índia e Alemanha. Depois de encerrar 2010 como quarto maior mercado mundial, com vendas de 3,5 milhões de veículos, o Brasil caiu para a sexta posição no resultado acumulado de janeiro a abril deste ano, com 1,114 milhão de veículos. O Japão, que ainda enfrenta as dificuldades do terremoto de março, está em terceiro lugar, com 1,33 milhão de unidades. A Índia aparece em quarto, com 1,179 milhão de unidades. Na quinta posição está a Alemanha, com 1,133 milhão, apenas 19 mil carros à frente do Brasil. O país europeu, que em 2010 ficou na quinta colocação geral, cresce a um ritmo de quase 12% em relação aos primeiros quatro meses de 2010, enquanto o Brasil cresce 4,6%. A Índia está crescendo quase 19% e os EUA, 19,4%. A China, que conquistou o topo do ranking em 2009, tem resultados 6% superiores aos do ano passado. O Japão é o único entre os seis maiores mercados a registrar queda de 28,2% neste ano. As principais montadoras do país asiático ainda enfrentam escassez de componentes para a produção depois que o terremoto e o tsunami destruíram várias fábricas de fornecedores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

REGENERAÇÃO DE NEURÔNIOS GARANTE PRÊMIO A TRÊS CIENTISTAS
Os neurocientistas Joseph Altman, Arturo Alvarez-Buylla e Giacomo Rizzolatti receberam o prêmio Príncipe de Astúrias de Pesquisa Científica e Técnica 2011. O trabalho dos três cientistas sobre a regeneração de neurônios nos cérebros adultos abriram uma janela para o tratamento de doenças como o mal de Alzheimer, o que justificou a homenagem, explicou o júri, que se reuniu na quarta-feira na cidade espanhola de Oviedo. As pesquisas do norte-americano Altman e do mexicano Alvarez-Buylla focalizam a chamada neurogênese --ou regeneração de neurônios em cérebros adultos--, enquanto Rizzolatti, italiano de origem ucraniana, descobriu os neurônios espelho, que são ativados não apenas durante a execução de uma ação, mas também durante a observação da mesma. Este foi o quarto dos oito prêmios Príncipe de Astúrias anunciados neste ano, depois de serem divulgados os de Comunicação e Humanidades, dado à Royal Society de Londres; o prêmio de Artes, que ficou com o regente italiano Riccardo Muti, e o de Ciências Sociais, concedido ao psicólogo norte-americano Howard Gartner. O prêmio, que será entregue em Oviedo em cerimônia solene durante o outono europeu, é acompanhado de 50 mil euros e uma escultura do artista catalão Joan Miró.

GMAIL MAIS SOCIÁVEL
Aos poucos o Gmail está deixando de ser apenas uma plataforma para ler e escrever e-mails — mas, sim, uma interface social do usuário fora do Facebook. Isso será incrementado agora com o People Widget, ferramenta que ajudará a reunir. “Nós achamos que seria útil visualizar informação relevante no contexto”, explica o Google no blog do Gmail. O People Widget agrupará mensagens e informações sobre o contato — e-mails recentes, posts no Buzz, eventos no calendário e documentos compartilhados. Além disso, ficará mais fácil iniciar um chat em grupo com todas as pessoas envolvidas em uma troca de e-mails. A nova funcionalidade ficará do lado direito aos e-mails e deve sair em duas semanas. Embora útil, a ferramenta do Google fica aquém de outras extensões para o Gmail, como o Rapportive. Ele faz a mesma coisa — reúne informações sobre o contato com o qual você está trocando mensagens. Mas vai além: integra também as contas do Twitter, Facebook e Google Reader, entre outras, mostrando as últimas coisas que a pessoa postou.