Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CITAÇÃO DO DIA

CHARGE DO DIA

RAPIDINHAS DO BLOG...

TV POR FIBRA ÓPTICA

A Telefônica lançou com a TVA, seu serviço de TV paga via fibra óptica, batizado de TVA Xtreme. Além dos canais convencionais, o serviço inclui vídeo sob demanda, em que o cliente escolhe o filme que quer ver e recebe pela rede enquanto está assistindo. O preço do filme é de R$ 3,90 a R$ 6,90. O cliente tem 48 horas para assistir, quantas vezes quiser. Está disponível para 26 bairros de São Paulo. A Telefônica não vende a TV paga via fibra sozinha. O cliente tem que comprar também a banda larga e a telefonia. As opções de velocidade do Speedy sobre fibra são de 8 Megabits por segundo (Mbps) e 30 Mbps.

BRASIL RECORRE À ENERGIA ‘SUJA’

O Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo por causa da predominância das hidrelétricas na produção de energia. Mas, se não houver uma mudança substancial no que está sendo planejado para os próximos anos, a tendência, no futuro, é de aumento da geração mais "suja" de energia elétrica. O Plano Decenal de Energia Elétrica - documento do Ministério de Minas e Energia que traça as metas para o setor no período 2008-2017 - estima que a capacidade total de geração do País terá de saltar dos atuais 99,7 mil megawatts (MW) para cerca de 154,7 mil MW em 2017. Desse acréscimo de 55 mil MW, cerca de 20,8 mil MW deverão ser gerados em usinas térmicas, como nuclear, a gás, carvão, diesel, óleo combustível ou movidas a biomassa. O mesmo documento prevê que até 2017 deverão entrar em operação 40 novas usinas movidas a óleo combustível, tidas como mais caras e poluentes. Elas devem contribuir com 7,5 mil MW para a expansão do sistema. Esse avanço da geração em usinas termelétricas tem seu preço. O próprio governo calcula que as emissões de gás carbônico para geração de energia por meio dessas usinas podem passar dos atuais 14 milhões de toneladas por ano para 39 milhões de toneladas em 2017. Isso gerou polêmica entre ambientalistas, que pedem revisão do plano decenal. As autoridades para o setor elétrico rebatem as críticas alegando que o País tem de recorrer às térmicas porque as licenças ambientais para as usinas hidrelétricas - que são mais limpas do ponto de vista das emissões - demoram a ser liberadas pelos órgãos ambientais. Enquanto ambientalistas e especialistas discutem, as térmicas avançam. Há cálculos até mais pessimistas em relação ao futuro das emissões no Brasil. O Instituto Teotônio Vilela, vinculado ao PSDB, fez um alerta no início do ano de que a geração de energia no Brasil poderá, em 2017, somar emissões anuais de gás carbônico de 75 milhões de toneladas. O maior volume leva em conta um cenário mais pessimista - que também é admitido pelo governo - no qual haveria atraso nas obras de 36 usinas hidrelétricas nos próximos anos. Mesmo assim, o plano decenal prevê que as hidrelétricas continuam sendo a base do sistema brasileiro, mas a participação na geração de energia cairia dos atuais 86% para 76% em 2017.

SCHWARZENEGGER INTERPRETARÁ ELE MESMO EM FILME DE STALLONE

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, interpretará ele mesmo em Os Mercenários, o novo filme do astro Sylvester Stallone, informou a mídia americana. As cenas de Schwarzenegger, que ficou famoso em Conan - O Bárbaro, serão gravadas em Los Angeles e, conforme explicou a porta-voz de Stallone, Michelle Bega, o papel do governador não foi determinado formalmente. Também não foi informado se Schwarzenegger receberá cachê pela participação no longa-metragem. Desde que assumiu o cargo como governador da Califórnia, em 2003, Schwarzenegger apareceu brevemente em outros filmes, como Bem-Vindo à Selva, A Volta ao Mundo em 80 Dias e O Garoto e Eu. Além disso, há boatos de que pode fazer uma participação em O Exterminador do Futuro: A Salvação. Os Mercenários conta com astros como Mickey Rourke, Jet Li, Eric Roberts e Jason Statham no elenco, e começará a ser rodado em 28 de março no Brasil. Depois, as filmagens passarão a Nova Orleans. A atriz Verônica Debom, de Chamas da Vida, da Record, está cotada para participar da produção. Stallone, além de ter o papel principal do mercenário que tentará derrubar um ditador sul-americano, dirige e é o encarregado do roteiro do filme. O próprio Schwarzenegger, em entrevista ao canal ABC, confirmou a notícia: Claro que farei. Gosto de trabalhar com ele (Stallone). É um diretor, roteirista e ator genial. E saímos juntos várias vezes.

INDICADORES DO BLOG

ARTE NO BLOG

RENOIR

Baile no Moulin de la Galette, óleo sobre tela (131 x 175 cm), 1876: luzes e sombras num salão de danças. Museu DÓrsay(Paris).

ARQUIVO ALPHABETUM

Nome importante do impressionismo, Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) aproximou-se desse movimento aos 21 anos, na Escola de Belas-Artes, em Paris, onde conheceu Monet (1840-1926), Pissarro (1830-1903) e Degas (1834-1917), entre outros. Inicialmente ridicularizado, o grupo só obteve prestígio após fazer as próprias exposições, a partir de 1874. Na época, Renoir explorou de modo brilhante as cores e os efeitos da luz, como se vê em Baile no Moulin de la Galette (1876). Em 2002, uma versão dessa obra foi vendida em leilão por 78 milhões de dólares, quinto valor mais alto já pago por uma pintura. O artista abandonaria as pinceladas curtas do impressionismo após 1881, quando adotou um estilo mais tradicional. No final da vida, sofrendo de artrite, amarrava o pincel na mão para pintar. Assim fez As Banhistas, terminado pouco antes de sua morte, em 1919.

SUA ÉPOCA

Entre o final do século XIX e o começo do XX, a França viveu a chamada belle époque. Os benefícios da industrialização, o telefone, a eletricidade, o automóvel, entre outras novidades, causavam euforia entre os mais ricos, que não sentiam os efeitos da crise do capitalismo, a Grande Depressão. Havia em Paris uma efervescência cultural e social que enchia cafés, cabarés, galerias e livrarias. As elites não podiam passar sem visitar capital francesa. Entre os trabalhadores, socialismo e anarquismo ganhavam força. As disparidades e a competição entre nações levariam, em 1914, à I Guerra Mundial.

O AUTOR

Renoir nasceu em Limoges, em 1841, e começou a pintar aos 14 anos, quando se tornou aprendiz numa fábrica de porcelana. Depois, decorou leques. Em 1862 ingressou na Escola de Belas-Artes, em Paris, onde conheceu os impressionistas. Pintou o cotidiano e teve na figura feminina uma inspiração constante. Para sobreviver, fazia retratos. Casou-se com Aline Charigot (1859-1915) e teve três filhos. O do meio, Jean (1894-1979), se tornou cineasta. Fugindo do frio que agravava sua artrite, construiu uma casa no sudoeste da França, onde morreu, aos 78 anos.

RECEITA DO BLOG

CREME FLUTUANTE

INGREDIENTES:

01 lata de leite condensado, 01 lata de leite, 01 lata de creme de leite, 04 ovos, 02 xícaras (chá) de açúcar, 01 colher (sopa) de amido de milho, 02 colheres (sopa) de leite, Essência de baunilha a gosto.

MODO DE PREPARO:

Suspiro:

Bata 3 claras em neve (ponto de suspiro); Em seguida coloque aos poucos 1 xícara (chá) de açúcar e a baunilha; Continue batendo mais um pouco; Coloque em um refratário e leve para assar em forno pré-aquecido até dourar (20 minutos em média).

Creme:

Coloque no liquidificador as gemas, o leite condensado, a mesma medida de leite e 1 colher (sopa) de amido de milho; Bata bem; Leve ao fogo até formar um mingau; Deixe esfriar um pouco e coloque o creme de leite sem soro mexendo bem; Despeje este creme ao redor do suspiro.

Calda:

Queime em uma panela 1 xícara (chá) de açúcar com um pouco de água; Quando estiver ficando escura, dissolva uma gema de ovo em um pouco de leite (02 colheres sopa) e jogue dentro da calda; Deixe ferver até dissolver bem a gema; Quando estiver em ponto de mel jogue por cima do creme; Deixe esfriar e leve à geladeira.

NOTA DO BLOG: A receita é em homenagem a nossa colega da Chesf, Sra. Carla Simone Cabral. Que até presente data não cumpriu o desejo do Borjão de saborear deliciosa "sobremesa".

CIRCULA NA INTERNET

IMAGEM DO DIA

Uma bela imagem do Carnaval de Recife - PE

PIADA DO BLOG

O PAPAGAIO E A CALCINHA!

Uma baianinha, antes de ir para seu cursinho pré-vestibular, passava por uma rua que tinha um papagaio em cima do muro. Um dia, quando ela passava por essa rua indo a caminho do curso, o papagaio grita:

- Baianinha tá de calcinha preta!

E, por incrível que pareça, o papagaio acerta na mosca. A menina continua e pensa que foi apenas um golpe de sorte. No outro dia, indo de novo, o papagaio grita mais uma vez:

- Baianinha tá de calcinha branca!

Novo acerto e dessa vez a menina fica meio assustada com a situação, mas acha que o papagaio tarado teve sorte novamente no palpite. No terceiro dia, no mesmo trajeto, o papagaio denuncia:

- Baianinha tá de calcinha vermelha!

Ela dessa vez FICA indignada com a adivinhação do papagaio. No outro dia, resolve sair sem calcinha, só pra testar.

O papagaio não falha:

- Baianinha tá de calcinha cabeluda!

Irritadíssima, ela toma uma decisão drástica. No dia seguinte passa sem calcinha e depilada.

Vai passando, e o papagaio não diz nada. Ela já ia virando a esquina, crente de que havia tapeado finalmente o penoso, quando ouviu o grito:

- Ê baianinha!

Ela se volta, impaciente:

- O que é papagaio?

- Passou no vestibular, foi?!