Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

COMUNICADO DO BLOG

COMUNICADO

O BORJÃO INFORMA QUE DEVIDO AOS PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO ENTRE A “OI VELOX” E A “INTERNET”, O BLOG NÃO SERÁ ATUALIZADO DURANTE OS DIAS 27/10/2008 A 02/11/2008. AGRADEÇO A COMPREENSÃO DO “WEB LEITOR”.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

RAPIDINHAS DO BLOG

VACINA CONTRA VÍRUS DO PAPILOMA HUMANO É SEGURA, DIZ ESTUDO

A aplicação da vacina contra o vírus do papiloma humano não está associada a casos de derrame cerebral, coágulos no sangue, apendicites nem outros estados de saúde graves, revelou na quinta-feira, 23/10, um estudo. O estudo dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), com sede em Atlanta, nos Estados Unidos, incluiu mais de 375 mil vacinações a meninas e mulheres de nove a 26 anos entre agosto de 2006 e julho de 2008. "Após dois anos de observação, não encontramos nenhum vínculo entre a vacina e uma série de condições médicas graves ou evidência que sugira que a vacina foi causadora, tanto entre as adolescentes como entre as mulheres jovens", disse à Agência Efe John Iskander, diretor do Escritório de Segurança de Imunização dos CDC. Além de coágulos no sangue, derrame cerebral e apendicites, as autoridades estudaram a relação da vacina, conhecida como Gardasil e fabricada por Merck & Co Inc., com casos de tromboses, apoplexia e reação alérgica severa. Os CDC recomendam vacinar as meninas a partir dos nove anos contra o vírus do papiloma humano, que caso não prevenido pode provocar câncer no colo do útero. Recentemente, várias organizações tinham expressado preocupação com a segurança da vacina e seu possível vínculo com reações potencialmente fatais. Segundo as autoridades, as informações de reações graves, que representam 6% do total, foram analisadas cuidadosamente por especialistas médicos que concluíram que não existia um "padrão médico comum" que sugira que estejam relacionadas com a vacina. Desde que a vacina foi aprovada em junho de 2006, foram registradas 27 mortes nos EUA entre adolescentes e mulheres que usaram o medicamento, segundo números do Sistema de Informação de Casos Adversos de Vacinação americano.

PIB BRITÂNICO RECUA E PÕE PAÍS À BEIRA DA RECESSÃO

A economia britânica encolheu pela primeira vez em 16 anos. O Produto Interno Bruto do terceiro trimestre do Reino Unido, divulgado nesta sexta-feira, 24, indica uma redução de 0,5% na produção de riquezas do país entre julho e setembro, comparado com o trimestre anterior. A queda foi maior do que o previsto por analistas, que trabalhavam com uma redução de 0,2%. Após o anúncio, as bolsas européias, que já estavam em baixa, ampliaram a queda. Frankfurt caía 9,65% por volta das 8h de Brasília. A Bolsa de Londres perdia 8,95%. Em Paris, o recuo era de 9,05%. O PIB cresceu 0,3% no terceiro trimestre na comparação com igual período do ano passado, a taxa mais fraca de expansão nessa base de comparação em 16 anos. No segundo trimestre ante igual período de 2007, o crescimento foi de 1,5%. O índice coloca o Reino Unido à beira de uma recessão, que é definida tecnicamente por dois ou mais trimestres seguidos de contração econômica. No começo da semana o premiê britânico, Gordon Brown, disse que o país está no caminho da recessão. A notícia aumentou as especulações de que o Banco Central da Inglaterra corte a taxa de juros, atualmente em 4,5%. A debilidade econômica foi generalizada. A produção total do setor de serviços caiu 0,4% no terceiro trimestre ante o segundo, o maior recuo desde 1990. A produção da indústria de transformação cedeu 1,0%, maior declínio em quatro anos. O setor de construção encolheu 0,8%. Os gastos do governo, ao contrário, aumentaram 0,4%; não fosse isso, o PIB teria contraído 0,6%.

ASTRÔNOMOS GRAVAM SOM DAS ESTRELAS

Cientistas gravaram o som de três estrelas semelhantes ao Sol usando o telescópio francês Corot. Segundo os pesquisadores, a gravação dos sons permitiu que se conseguisse captar pela primeira vez informações sobre processos que acontecem dentro das estrelas. Os sons captados pelos cientistas revelam que as estrelas têm uma "pulsação" regular. Também é possível perceber que o som de cada uma das estrelas é levemente diferente das demais. Isso acontece porque o som das estrelas depende da idade, tamanho e composição química de cada um dos astros. A técnica de sismologia estelar, usada pelos cientistas nesta pesquisa, está tornando-se mais comum entre astrônomos, porque o som permite que se tenha uma idéia das atividades dentro das estrelas. De acordo com o professor Eric Michel, do Observatório de Paris, a técnica já permitiu que pesquisadores tenham mais conhecimento sobre as estrelas. "Esta é uma forma completamente nova de se olhar para as estrelas comparado com o que estava disponível nos últimos 50 anos. É muito animador", diz Michel. O professor descobriu que a pulsação das estrelas é muito parecida com o que os cientistas imaginavam, mas há uma pequena variação. Essa variação pode indicar que os astrônomos ainda precisam refinar suas teorias sobre evolução estelar. Os pesquisadores publicaram os resultados da pesquisa na revista científica Science. O professor Ian Roxburgh, do Queen Mary College de Londres, muitos cientistas estão tentando aperfeiçoar a técnica. "Não é fácil. É como ouvir o som de um instrumento musical e depois tentar reconstruir a forma do instrumento", diz.

RAPIDINHAS DO BLOH

CHARGE DO DIA

RECEITA DO BLOG

Hoje é Sexta-Feira, e o “Blog do Borjão” disponibiliza ao “web leitor” uma deliciosa receita. Bom apetite.

CARNE ASSADA DE DOMINGO

Ingredientes

2kg de coxão duro ou músculo

4 colheres (sopa) de óleo

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

4 xícaras (chá) de água

1 cubo de caldo de carne

1 folha de louro

Marinada:

1/2 xícara (chá) de molho de soja (shoyu)

1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva

5 dentes de alho picados

2 cebola pequena ralada

2 colheres (sopa) de orégano seco

2 colheres (sopa) de manjericão seco

2 colheres (sopa) de mostarda

2 colheres (chá) de sal

1 colher (chá) de pimenta-do-reino

Legumes:

2 cenouras grandes em pedaços

2 cebolas médias em pedaços

2 maços de brócolis (flores)

3 batatas grandes sem casca em pedaços

3 tomates grandes em pedaços

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes da marinada em um refratário e coloque a carne para descansar na geladeira por 24 horas virando a carne na metade do tempo. Em uma panela de pressão grande, aqueça metade do óleo e doure a carne por todos os lados. Retire a carne, coloque os legumes, menos o tomate, com o resto do óleo, o extrato de tomate e doure os legumes. Retire os legumes e reserve. Adicione a carne, a água, o caldo de carne e o louro. Tampe e cozinhe por 30 minutos após iniciar a pressão. Desligue o fogo, deixe sair a pressão, abra a panela, adicione os legumes reservados e o tomate e cozinhe por mais 5 minutos, após iniciada a pressão, ou até que os legumes fiquem macios. Transfira para uma travessa e sirva a carne acompanhada dos legumes.

Colaboradores

Culinarista: Vanessa Figueiredo

Foto: Guilherme Andrade/Colaborador

PROPAGANDAS ANTIGAS

O BLOG DO BORJÃO PROPORCIONA A LEMBRANÇA DAS PROPAGANDAS QUE FIZERAM SUCESSOS NAS REVISTAS, JORNAIS, FOLHETOS DO NOSSO PASSADO.

GAROTAS DO CALENDÁRIO,

ELAS TÊM ANIMADO GERAÇÕES. FIZERAM SOLDADOS AMERICANOS DA 2ª GUERRA MUNDIAL SONHAREM EM PLENO CAMPO DE BATALHA. O QUE COMEÇOU COMO UM EXERCÍCIO DE ÓLEOS, LOGO FOI TOMANDO RUMOS DIFERENTES, ALCANÇANDO AS FUSELAGENS DAS MÁQUINAS DOS COMBATENTES E TORNANDO-SE UMA CARACTERÍSTICA ESSENCIAL DO MUNDO MASCULINO DE GARAGENS E CASERNAS. NUMA ÉPOCA EM QUE MOSTRAR AS PERNAS ERA ATITUDE SUBVERSIVA E SER FOTOGRAFADA NUA, ATENTADO AO PUDOR, LÁPIS E TINTA DAVAM FORMA A ESSAS MULHERES, CARINHOSAMENTE CHAMADAS DE “ARMAS SECRETAS” PELOS SOLDADOS AMERICANOS - NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ELAS SERVIAM DE ALÍVIO PARA OS PRACINHAS QUE ARRISCAVAM A VIDA NOS CAMPOS DE BATALHA.

CIRCULA NA INTERNET

Dê um click na imagem acima para ampliá-la

IMAGEM DO DIA

Uma bela imagem da região de Ravello na Itália

PIADA DO BLOG

O JAPA LASCOU-SE

O japonês achou a lâmpada do Aladim. Esfregou, apareceu um gênio. O gênio mandou que ele fizesse um pedido.

- Mas sempre foram três, que história é essa?

- É a crise!

- Eu quero ter um pau que arraste no chão.

ZAPT, VUPT!!!!! O gênio o deixou sem as pernas.

CITAÇÃO DO DIA

TEXTO DO BLOG

QUEM MATOU O AMOR?

Autor Desconhecido

Houve uma vez, na história do mundo, um dia terrível, em que o Ódio - o rei dos maus sentimentos, dos defeitos e das más virtudes - convocou uma reunião com todos os seus súditos. Todos os sentimentos escuros do mundo e os desejos mais perversos do coração humano chegaram a essa reunião com muita curiosidade, porque queriam saber qual o motivo de tanta urgência. Quando todos já estavam presentes, falou o Ódio:

- Os reuni aqui porque desejo com todas as minhas forças matar alguém! Ninguém estranhou muito, pois era o Ódio quem estava falando e ele sempre queria matar alguém, mas perguntaram-se quem seria tão difícil de matar que o Ódio necessitaria da ajuda de todos.

- Quero matar o Amor - disse o Ódio.

Muitos sorriram com maldade, pois mais de um ali tinha a mesma vontade. O primeiro voluntário foi o Mau Caráter:

- Eu irei e podem ter certeza que em um ano o Amor terá morrido. Provocarei tal discórdia e raiva que ele não vai suportar.

Depois de um ano se reuniram outra vez e, ao escutar o relato de Mau Caráter, ficaram decepcionados:

- Eu sinto muito. Bem que tentei de tudo, mas cada vez que eu semeava discórdia, o Amor superava e seguia seu caminho.

Foi então que muito rapidamente ofereceu-se a Ambição para executar a tarefa. Fazendo alarde de seu poder, disse:

- Já que Mau Caráter fracassou, irei eu. Desviarei a atenção do Amor com o desejo por riqueza e pelo poder. Isso ele nunca irá ignorar.

E começou, então, a Ambição o ataque contra a sua vítima. Efetivamente, o Amor caiu ferido. Mas, depois de lutar arduamente, curou-se: renunciou a todo desejo exagerado de poder e triunfo. Furioso com o novo fracasso, o Ódio enviou os Ciúmes. Estes bufões perversos inventaram todo tipo de artimanhas e situações para confundir o Amor. Machucaram-no com dúvidas e suspeitas infundadas.

Porém, mesmo confuso, o Amor chorou e pensou que não queria morrer. Com valentia e força se impôs sobre eles e os venceu. Ano após ano, o Ódio seguiu em sua luta, enviando a Frieza, o Egoísmo, a Indiferença, a Pobreza, a Enfermidade e muitos outros. Todos fracassavam sempre.

O Ódio, convencido de que o Amor era invencível, disse isso aos demais:

- Nada podemos fazer. O Amor suportou tudo. Levamos muitos anos insistindo e não conseguimos.

De repente, de um cantinho do auditório, se levantou um sentimento pouco conhecido e que se vestia todo de preto. Com um chapéu gigante, ele mantinha o rosto encoberto. Seu aspecto era fúnebre como o da morte.

- Eu matarei o Amor, disse com segurança.

Todos se perguntavam quem seria esse pretensioso que, sozinho, pretendia fazer o que nenhum deles havia conseguido.

O Ódio ordenou:

- Vá e faça!

Havia passado pouco tempo quando o Ódio voltou a convocar a todos para comunicar que finalmente o Amor havia morrido. Todos estavam felizes mas também surpresos. E o sentimento do chapéu preto falou:

- Aqui eu entrego a vocês o Amor, totalmente morto e esquartejado.

E sem dizer mais palavra, encaminhou-se para a saída.

- Espera! - determinou o Ódio, dizendo: em tão pouco tempo você o eliminou completamente, deixando-o desesperado e, por isso mesmo, ele não fez o menor esforço para viver! Quem é você afinal?

O sentimento, pela primeira vez, levantou seu horrível rosto e disse:

- Sou a Rotina...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

CHARGE DO DIA

RAPIDINHAS DO BLOG...

DIETA OCIDENTAL É A QUE MAIS TRAZ RISCOS DE ENFARTE, DIZ ESTUDO

Um estudo canadense sobre hábitos alimentares identificou a dieta ocidental como sendo a que mais traz riscos de problemas cardíacos. Conduzido por pesquisadores da Universidade McMaster e publicado na edição desta terça-feira, 21, da revista científica Circulation, o estudo analisou a dieta de 16 mil pessoas em 52 países e identificou três padrões alimentares globais. A típica dieta ocidental, rica em gordura, sal e carne, seria responsável por um aumento de 30% no risco de desenvolver doenças cardíacas em qualquer população. A dieta oriental, rica em tofu, soja e molhos, não teve nenhum impacto no risco de desenvolver problemas do coração. Já a chamada dieta "prudente", rica em frutas e verduras, reduziria o risco em até 33%. Para realizar o estudo, os pesquisadores formularam um questionário que avaliava as dietas com base em 19 grupos de alimentos. O questionário foi então respondido por cerca de 5,5 mil pacientes que haviam sofrido ataques cardíacos e 10 mil pessoas saudáveis. De acordo com os resultados, as pessoas que seguiam a dieta ocidental apresentavam um risco 35% maior de sofrer um ataque cardíaco do que aquelas que comiam pouco ou nenhuma fritura ou carnes. Estudos anteriores já haviam relacionado a dieta ocidental com o risco de desenvolver doenças cardíacas. O sal presente na dieta pode provocar um aumento na pressão sangüínea e algumas gorduras podem bloquear as veias e artérias. No entanto, os pesquisadores ressaltam que as mesmas relações entre a dieta e o risco de doenças cardíacas observadas nos países ocidentais existem ainda em outras regiões do mundo. "Cerca de 30% do risco de doenças cardíacas em uma população pode ser relacionado a uma dieta pobre", disse Romania Iqbal, que coordenou o estudo. Segundo ela, apesar de alguns componentes da dieta oriental serem prejudiciais ao coração - como o sal no molho de soja, por exemplo - esses elementos são neutralizados por outros que protegem o corpo. Para Ellen Mason, da Fundação Britânica do Coração, o importante é cuidar da dieta. "O estudo demonstra que não importa se você mora em Mumbai ou na Inglaterra, ou se você come a culinária britânica, caribenha ou asiática. O vital é reduzir o consumo de comidas salgadas, fritas e gordurosas ao mínimo e aumentar a quantidade de frutas e verduras que você come", afirmou Mason.

GOVERNO AUTORIZA ESTATIZAÇÃO DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS NO PAÍS

O governo mostrou mais uma vez seu comprometimento para evitar que a crise financeira atinja com força o Brasil. Na quarta-feira, 22, o Diário Oficial da União traz uma medida provisória, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprarem ações em instituições financeiras privadas. Na prática, a MP permite aos bancos estatizar as instituições com problemas. De acordo com a medida, os dois bancos federais poderão comprar participações em instituições financeiras, públicas ou privadas, sediadas no Brasil, incluindo empresas dos ramos securitário, previdenciário e de capitalização, entre outras. Além disso, o negócio poderá ser realizado sem qualquer licitação para isso. A MP 443 autoriza ainda a criação da empresa Caixa - Banco de Investimentos S.A., sociedade por ações, subsidiária integral da Caixa Econômica Federal, com a finalidade de explorar atividades de banco de investimento. A última determinação da medida, que entrou em vigor já na quarta, é que o Banco Central poderá realizar operações de swap (contratos que trocam os rendimentos em juros pela oscilação da moeda estrangeira) de moedas com bancos centrais de outros países, nos limites e condições fixados pelo Conselho Monetário Nacional. O BC liberou o uso de parte dos recursos recolhidos compulsoriamente dos bancos para a compra de carteiras de crédito e outros ativos de renda fixa de instituições de menor porte. Além disso, a autoridade monetária lançou um instrumento exclusivo para o financiamento das operações de comércio exterior, por meio de leilões de moeda estrangeira para bancos que têm o compromisso de repassar os recursos, em até 30 dias úteis, para as empresas do segmento. No primeiro leilão deste novo instrumento, realizado na segunda-feira, o BC repassou US$ 1,6 bilhão para quatro bancos.

UNIÃO EUROPÉIA APROVA 'BLUE CARD' PARA IMIGRANTES QUALIFICADOS EM 2011

Os países da União européia alcançaram na quarta-feira, 22, um princípio de acordo para colocar em vigor a partir de 2011 o chamado "Blue Card", visto de longa permanência para mão-de-obra qualificada. O Blue Card, válido no máximo por quatro anos, estabelece a imigração seletiva, ou seja, a atração de imigrantes qualificados ou que atuem em profissões nas quais há carência de mão-de-obra na Europa que tem como critério a renda do candidato a imigrante em seu país de origem. Para o obter o visto, comparado com o green card americano, os aspirantes devem cumprir uma série de requisitos, como ter diploma universitário ou experiência profissional de 5 anos na área e ter um salário 50% maior do que a renda média do país em que trabalhará. O visto especial facilitará que as famílias dos candidatos qualificados vivam na Europa. Depois de 18 meses trabalhando com o Blue Card em um Estado do bloco, o imigrante terá permissão para se mudar com sua família para trabalhar em outro país europeu, mas ele deverá pedir uma nova permissão um mês antes de sua chegada. Os governos poderão negar os pedidos com base em suas necessidades de mercado ou excedo de cotas de imigração.

INDICADORES DO BLOG

SAÚDE NO BLOG

DOR REPENTINA NO TESTÍCULO SEMPRE É UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA MÉDICA

Esse fenômeno, mais comum em crianças, pré-adolescentes e adolescentes, é causado em especial por torção de testículo ou do apêndice testicular e por inflamações e infecções. Portadores devem ser levados imediatamente ao pronto-socorro. Torções de testículo devem ser corrigidas o mais rápido possível, senão o indivíduo pode perder a glândula por necrose dos tecidos atingidos.

Maurício Hachul

A dor súbita no testículo, também conhecida como escroto agudo, ou patologia escrotal aguda, felizmente não é muito comum. Ela é sempre repentina, ou seja, atinge pessoas que não sentiam nada. A dor pode ser intensa, persistente e desconfortável a ponto de levá-las ao pronto-socorro. É comum o portador ter também náuseas, sudorese, agitação, inchaço e aumento da temperatura local no testículo. As principais causas da dor testicular aguda são: a) torção de um testículo que, por "defeito" congênito, não ficou bem preso à bolsa testicular; b) torção de apêndice testicular, pequeno órgão anexo à porção superior do testículo, que corresponde a um "resquício" embriológico; c) e inflamações e infecções do testículo e do epidídimo, órgão alongado em forma de "C" que cobre o lado posterior do testículo. No caso de inflamações e infecções, o portador pode apresentar ainda, entre outras manifestações, febre, dor miccional e desconforto uretral. Normalmente a dor aguda conseqüente à torção se manifesta em um testículo apenas. Ocorre mais em crianças, pré-adolescentes e adolescentes.

Não há estatística sobre o fenômeno no Brasil. Pesquisa de um centro universitário norte-americano que analisou 395 casos em crianças e adolescentes constatou que 38% eram torções de testículo; 31%, inflamações e infecções do epidídimo e do testículo; 24%, torções do apêndice testicular; e 1,3% de causas indefinidas. O mesmo estudo apurou que a dor por torção de testículo é mais comum dos 10 aos 16 anos, com pico aos 14 anos; a resultante de torção de apêndice ocorre mais aos 10 anos; e a devida às inflamações e infecções do epidídimo e do testículo por microrganismos, o que é chamado epididimite ou orquite, em torno dos 14 anos.

As torções ocorrem durante brincadeiras e atividades físicas. Torções de apêndice testicular e inflamações e infecções em geral não causam maiores complicações. Mas as torções de testículo são graves e constituem uma situação de emergência médica. Elas interferem tanto na chegada de sangue arterial à glândula como na saída do sangue venoso. Os fluidos acumulam-se e levam ao inchaço do escroto. Caso o quadro não seja resolvido em 8 horas, pode haver necrose dos tecidos torcidos por falta de sangue e de oxigênio, com a perda do testículo.

Indivíduos com dor testicular devem ser levados logo a um pronto-socorro. Médicos generalistas sobretudo das pequenas cidades podem não conhecer bem o problema. Por isso, o ideal é levar a pessoa a um pronto-socorro que tenha urologista. O diagnóstico nem sempre é fácil. Caso o médico tenha dúvida, deve fazer ultrasonografia escrotal com doppler colorido, que permite ver que parte da área recebe sangue ou não. Quando tem dúvida e não conta com o exame, deve operar. Torções de testículo são corrigidas com cirurgia. Consiste em abrir o testículo, desfazer a torção e prendê-lo na bolsa testicular, para que o problema não se repita. Se é feita até 4 horas após o início, a chance de salvar o testículo é de 95%; até 8 horas, de 90%; até 12 horas, de 80%; e 24 horas depois, de 45%. Opera-se também o outro testículo, para fixálo e evitar que o problema ocorra com ele. Torções de apêndice regridem com repouso. Inflamações e infecções, finalmente, são tratadas com antiinflamatórios e antibióticos.

Maurício Hachul (45), médico urologista na capital paulista, é professor afiliado da Disciplina de Urologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretor médico da clínica Uromedical. Site: www.uromedical.com.br Email: uromedical@uromedical.com.br

CIRCULA NA INTERNET

Dê um clic na imagem

IMAGEM DO DIA

Uma bela imagem da região de Toscana na Itália