Seja bem vindo ao "Blog do Borjão"

sexta-feira, 30 de maio de 2008

RAPIDINHAS DO BLOG...

MARIDO NÃO PODE EXIGIR DA EX-ESPOSA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PENSÃO PAGA À FILHA - Ex-marido não pode exigir que ex-esposa que detém a guarda da filha preste conta da pensão alimentícia paga por ele. Com essa decisão, a 3a Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), por unanimidade, manteve decisão do TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal). Na ação de prestação de contas, o ex-marido argumenta que a ex-mulher exerce má administração dos alimentos por ele pagos à filha de 7 anos, no valor de sete salários mínimos. Segundo informações do STJ, ele afirma que, além da pensão, paga as despesas escolares, o curso de balé e o plano de saúde. Por isso, sustenta que a ex-mulher deve prestar conta dos seus gastos, ao entendimento de que há “desvio de finalidade para a qual a fixação dos alimentos se deu”. A defesa da ex-mulher contestou afirmando que o dinheiro é exclusivamente em prol da criança, “sem que se possa visualizar qualquer margem à má administração destes recursos pela mãe da menor que somente visa seu bem”. Na primeira instância, o juiz extinguiu o processo. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal confirmou a sentença e negou a apelação. No STJ, o ex-marido sustenta que a prestação de contas serve para comprovar a alegada “má administração” da ex-mulher em relação aos alimentos pagos por ele à criança. Para a ministra Nancy Andrighi, relatora do processo, aquele que paga pensão alimentícia não detém interesse processual para propor ação de prestação de contas contra a mãe da criança. Diante disso, não reconheceu ao ex-marido o direito de exigir da ex-esposa a prestação de contas da pensão paga por ele à filha.

PAI DE ISABELLA CULPA GOVERNO POR REPERCUSSÃO DO CRIME - O consultor jurídico Alexandre Nardoni, acusado juntamente com a mulher Anna Carolina Jatobá pela morte de sua filha Isabella, de 5 anos, se considera injustiçado, graças ao prejulgamento da imprensa. "O governo fez isso para esconder os problemas que estão acontecendo no País", desabafou na quarta-feira, 28, na carceragem do Fórum de Santana, na zona norte de São Paulo, enquanto esperava para ser interrogado. Ele afirmou que tem esperança de ser libertado quando o Tribunal de Justiça (TJ) julgar o mérito do habeas-corpus impetrado por seus advogados. "Quando tudo isso acabar", disse, com esperança também de ser inocentado da acusação de ter matado a filha, "quero retomar a minha vida e mudar de Estado". Ele disse que, em São Paulo, seus dois filhos não podem nem ir à escola. Alexandre comentou que está "sossegada" a estada na cadeia de Tremembé, que "não é muito cheia". Ele disse que está no mesmo lugar ocupado por ex-policiais militares, civis, federais e que está sendo bem tratado. Antes do interrogatório, seu pai, Antônio Nardoni, disse que o filho está psicologicamente abalado, porque é uma pessoa "que nunca foi presa, que não tem histórico de agressão". O principal advogado de defesa, Marco Polo Levorin, afirmou que entregará a lista de testemunhas de defesa à Justiça na segunda-feira, último dia do prazo. Ele pode indicar até 16 pessoas, como fez o promotor Francisco Cembranelli. As testemunhas de acusação devem ser ouvidas daqui a 20 dias, e as de defesa, 20 dias depois.

GOOGLE: NEGÓCIOS PELA INTERNET AUMENTARAM NA AMÉRICA LATINA - Os negócios pela internet na América Latina crescem de forma sustentada, graças à maturidade atingida pelo mercado e ao aumento dos acessos por banda larga, disse hoje o diretor do escritório regional do Google para países de língua espanhola da América Latina, Gonzalo Alonso. Segundo Alonso, o número de usuários da internet na região também tem aumentado. Alonso disse à Agência Efe que os serviços turísticos são o "nicho de maior crescimento" na região, onde "é muito interessante ver como as companhias evoluem e vêem a internet como meio para fazer negócios". Para ele, o mercado latino-americano tem um grande potencial. "Há indícios de um fenômeno maduro, muito mais do que se pensa vendo de fora, caso contrário não estaríamos apostando de forma tão agressiva", afirmou. Um relatório do Google apontou que as propagandas na internet e em telefones celulares "estão crescendo" na América Latina e já representam 3% da despesa publicitária na região. "As transações por telefone também estão florescendo. Calculamos que o valor do comércio eletrônico no varejo superou os US$ 1,8 bilhão em 2007", apontou o relatório elaborado em abril. O texto disse que a quantidade de latino-americanos que usam a internet duplicou nos últimos quatro anos, chegando a 34,95 milhões no ano passado. Segundo cálculos do Google, os acessos por banda larga chegarão a 30% dos lares latino-americanos em 2012, 20% a mais que os números registrados em 2006. "Graças à grande proporção de contas de banda larga, o mercado de acessos à internet na América Latina gerou US$ 8,5 bilhões em 2007", disse o estudo.

DECIDIDO: EMBRIÕES PODERÃO SER USADOS EM PESQUISAS O sexto voto favorável ao uso de embriões em pesquisas com células-tronco foi dado pelo ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal STF). Com isso, não há mais volta. Celso de Mello, o próximo ministro a votar, antecipou que é favorável ao uso de embriões para pesquisas.É uma decisão histórica do STF. Trechos do voto de Marco Aurélio:

- O fato é que os embriões serão destruídos de qualquer modo. A questão é saber: se serão destruídos fazendo bem a outras pessoas ou não. A meu ver, a resposta é obvia.

- Devemos colocar em segundo plano paixões de toda ordem, opiniões estranhas ao direito, por si sós, não devem prevalecer. O contexto do exame deve ser jurídico, e apenas jurídico.

- Declaro improcedente a ação [direta de inconstitucionalidade contra o artigo 5 da Lei de Biossegurança], mantendo a esperança, sem a qual vida do homem se torna inócua. Então que se aguarde o amanhã, não se apagando a luz que no Brasil seguiu a Lei de Biossegurança.

CHARGE DO DIA

(Fonte: Charge ONLINE)

INDICADORES DO BLOG

RECEITA DO BLOG

Hoje é Sexta-Feira, e o “Blog do Borjão” disponibiliza ao “web leitor” uma deliciosa receita. Bom apetite.

COCADA BRANCA MOLE

Ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de água 1 xícara (chá) de coco fresco ralado 2 cravos-da-índia 1 pedaço de canela em pau

Modo de preparo

Em uma panela média, misture bem todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo ocasionalmente, até desgrudar do fundo da panela (cerca de 20 minutos). Retire do fogo e transfira para uma tigela refratária esterilizada, deixe esfriar e sirva. (Prof. Selma Brandão)

PROPAGANDA DO TEMPO DO “BUMBA”

O Blog do Borjão proporciona a lembrança das propagandas que fizeram sucessos nas revistas, jornais, folhetos do nosso passado.

GAROTAS DO CALENDÁRIO DO TEMPO “DO BUMBA”

Elas têm animado gerações. Fizeram soldados americanos da 2ª Guerra Mundial sonharem em pleno campo de batalha. O que começou como um exercício de óleos, logo foi tomando rumos diferentes, alcançando as fuselagens das máquinas dos combatentes e tornando-se uma característica essencial do mundo masculino de garagens e casernas. Numa época em que mostrar as pernas era atitude subversiva e ser fotografada nua, atentado ao pudor, lápis e tinta davam forma a essas mulheres, carinhosamente chamadas de “armas secretas” pelos soldados americanos - na Segunda Guerra Mundial, elas serviam de alívio para os pracinhas que arriscavam a vida nos campos de batalha.

CIRCULA NA INTERNET

IMAGEM DO DIA

Uma imagem da beleza do mar na Praia de Tibau - RN

(Foto de Ricardo Borges)

PIADA DO BLOG

ERRO INEVITÁVEL

Um grito alto vem do quarto que estava completamente escuro. O marido entra correndo e acende a luz.

Ele observa um cara pulando pra fora da janela.

A mulher grita:

- Aquele cara fez sexo comigo duas vezes!

Ele pergunta:

- Duas? E porque você não gritou logo na primeira vez?

Ela responde:

- Porque eu pensei que fosse você, até que ele começou a dar a segunda.

CITAÇÃO DO DIA

"Meu pai costuma dizer sempre: quando você morrer, se tiver (feito) cinco amigos verdadeiros, então você teve uma vida notável." (Lee Lacocca)

TEXTO DO BLOG

CHORO DE MULHER

(Autoria desconhecida)

Um garotinho perguntou à sua mãe: - Mamãe, por que você está chorando? E ela respondeu: Porque sou mulher... - Mas... eu não entendo. A mãe se inclinou para ele, abraçou-o e disse: - Meu amor, você jamais irá entender!... Mais tarde o menininho perguntou ao pai: - Papai, por que mamãe às vezes chora, sem motivo? O homem respondeu: - Todas as mulheres sempre choram sem nenhum motivo.... Era tudo o que o pai era capaz de responder. O garotinho cresceu e se tornou um homem. E, de vez em quando, fazia a si mesmo a pergunta: Por que será que as mulheres choram, sem ter motivo para isso? Certo dia esse homem se ajoelhou e perguntou a Deus: - Senhor, diga-me... Por que as mulheres choram com tanta facilidade? E Deus lhe disse: - Quando eu criei a mulher, tinha de fazer algo muito especial. Fiz seus ombros suficientemente fortes, capazes de suportar o peso do mundo inteiro... Porém suficientemente suaves para confortá-lo! - Dei a ela uma imensa força interior, para que pudesse suportar as dores da maternidade e também o desprezo que muitas vezes provém de seus próprios filhos! - Dei-lhe a fortaleza que lhe permite continuar sempre a cuidar da sua família, sem se queixar, apesar das enfermidades e do cansaço, até mesmo quando outros entregam os pontos! - Dei-lhe sensibilidade para amar seus filhos, em qualquer circunstância, mesmo quando esses filhos a tenham magoado muito... Essa sensibilidade lhe permite afugentar qualquer tristeza, choro ou sofrimento da criança, e compartilhar as ansiedades, dúvidas e medos da adolescência! - Porém, para que possa suportar tudo isso, Meu filho... Eu lhe dei as lágrimas, e são exclusivamente suas, para usá-las quando precisar. Ao derramá-las, a mulher verte em cada lágrima um pouquinho de amor. Essas gotas de amor desvanecem no ar e salvam a humanidade! O homem respondeu com um profundo suspiro... - Agora eu compreendo o sentimento de minha mãe, de minha irmã, de minha esposa... - Obrigado, Meu Deus, por teres criado a mulher...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

RAPIDINHAS DO BLOG...

PETROBRAS QUER CONSTRUIR MAIS REFINARIAS, DIZ GABRIELLI - O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse na quarta-feira, 28/5, que a empresa estuda aumentar seu parque de refino no país. A Petrobras tem definida em seu plano estratégico a construção de três refinarias: Abreu e Lima (PE), Comperj (RJ) e uma terceira, provavelmente no Maranhão. Gabrielli informou que já está em estudo mais um projeto de refino que entraria em operação até 2014. "Seria uma refinaria de maior porte do que as que já possuímos. Os estudos ainda estão sendo feitos, não há valores definidos", disse Gabrielli em palestra no 20º Fórum Nacional na sede do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no Rio. O executivo destacou que as novas descobertas no pré-sal podem direcionar a empresa a dois caminhos. O primeiro seria tornar-se um grande exportador de petróleo bruto. A outra seria vender os derivados, o que exigiria a construção de mais refinarias.

AZUL QUER INICIAR VÔOS INTERNACIONAIS A PARTIR DE 2012 - A empresa aérea Azul, que deve iniciar os seus vôos domésticos em janeiro de 2009, já pensa em operar rotas internacionais a partir de 2012, segundo o chairman da companhia, David Neeleman. "Pensamos em operar vôos domésticos por dois a três anos. Depois disso pensamos em operar nas rotas da Américo do Sul e Central", afirmou. Mesmo nos vôos para fora do país, a empresa pretende continuar utilizando os aviões Embraer, com capacidade para percorrer até 3.000 km, segundo o executivo. O executivo evitou falar dos aeroportos e cidades que poderá atender, mas adiantou que a empresa pode oferecer os serviços ao menos 25 cidades em rotas diretas, sem escala. A empresa começa a operar em janeiro de 2009, com três das 76 aeronaves encomendadas junto a Embraer (incluindo as opções). Os pedidos firmes são de 38 aeronaves. O investimento inicial da Azul será de US$ 150 milhões. 'Não precisamos de mais dinheiro', explicou Neeleman. Para o executivo, a ocupação média dos aviões deve ser de 75%. A porcentagem acima da média do mercado se explica pelo fato do modelo de avião que será usado pela Azul comportar 118 passageiros --menor do que a dos aviões utilizados pela Gol e TAM, os líderes do mercado. A empresa pretende ganhar mercado oferecendo preços mais baixos e vôos sem escalas. Neeleman afirmou que estima em 25 as cidades que possam ser atendidas pela empresa com vôos diretos. Segundo ele, 80% das cidades servidas de aeroportos não possuem transporte aéreo direto entre si.

MICROSOFT APRESENTA NOVO WINDOWS OPERADO POR TOQUE NA TELA - A Microsoft fez uma demonstração de seu novo sistema operacional cuja interface será feita por toques na tela, como uma alternativa ao mouse. Com lançamento previsto para 2010, a nova interface permite que os usuários ampliem ou reduzam fotos, tracem rotas em mapas, pintem quadros ou toquem piano com a ponta dos dedos diretamente na tela. "A forma pela qual você interage com o sistema vai mudar dramaticamente", disse o presidente da Microsoft, Bill Gates. Na sua apresentação na conferência de tecnologia "All Things Digital", em San Diego, Estados Unidos, Gates afirmou que o sistema operacional Windows 7 vai incorporar novas formas de comunicação e interação. "Atualmente, quase toda a interação é (feita pelo) teclado e mouse. Nos próximos anos, o papel da fala, visão, tinta, todas estas coisas, será importantíssimo", acrescentou.

EX-PORTA-VOZ DIZ QUE BUSH ESCONDEU A VERDADE SOBRE IRAQUE - Em um novo livro que promete causar polêmica, Scott McClellan, ex-porta-voz do governo dos EUA, acusou o presidente George W. Bush e seus principais assessores de esconder a verdade para defender a necessidade da guerra contra o Iraque. McClellan, o primeiro membro do governo Bush a escrever um livro criticando o dirigente (que é texano como o ex-porta-voz), atraiu na quarta-feira, 28/5, críticas de seus ex-colegas da Casa Branca. Eles questionaram porque o porta-voz continuou no cargo se tinha essas opiniões, até agora desconhecidas. "Se ele acredita que agradará a seus adversários, está redondamente enganado. E, infelizmente, ele acaba de perder os únicos amigos que tinha", afirmou Dan Bartlett, que trabalhou como conselheiro da Casa Branca. McClellan, no livro "What Happened -- Inside the Bush White House and Washington's Culture of Deception" (Por dentro da Casa Branca de Bush e da cultura de logro de Washington), descreve-se como um antes admirador sincero de Bush que, por engano, viu-se ao lado da "campanha para vender a guerra" no Iraque. O ex-porta-voz, que argumentou veementemente a respeito da necessidade da guerra quando falava aos microfones da Casa Branca, escreveu que a decisão de invadir o país árabe havia sido um "erro fatídico”. "Segundo acredito, a guerra só deveria ser travada quando necessária, e a guerra do Iraque não foi necessária", afirmou.

INDICADORES DO BLOG

CHARGE DO DIA

(Fonte: Charge ONLINE)

SAÚDE NO BLOG

INFECÇÃO URINÁRIA E GRAVIDEZ

Dr. Alessandro Loiola

As alterações que ocorrem no corpo durante a gravidez predispõem a mulher a uma variedade de distúrbios, sendo a infecção urinária um dos mais freqüentes. Isto ocorre devido a fatores como alterações do metabolismo de líquidos e sais, aumento do volume sangüíneo circulante, dilatações do sistema urinário (inicia-se a partir da sétima semana de gestação), maior eliminação de glicose pela urina e alterações hormonais típicas da gestação. A infecção urinária oferece riscos tanto para a mãe quanto para o feto. Na mãe, existe a possibilidade de evolução para Pielonefrite (infecção das vias urinárias altas), Glomerulonefrite, anemia e Doença Hipertensiva específica da gravidez (abreviada DHEG). O feto, por sua vez, corre o risco de parto prematuro, baixo peso ao nascimento, má-formações congênitas e até mesmo aborto. As manifestações variam: desânimo, perda de apetite, febre, calafrios, náuseas, vômitos, urina avermelhada, dores lombares e ao urinar. A necessidade de urinar também se torna mais freqüente, com uma sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Deve-se tomar cuidado pois inflamações da vagina causadas por fungos podem causar quadros semelhantes às infecções urinárias mais baixas. O tratamento deve ser iniciado tão breve quanto possível. Inicialmente, o médico pode solicitar um exame simples de urina (EAS) com cultura e antibiograma, para certificar-se da presença de infecção e determinar exatamente qual a bactéria envolvida no processo. O uso de antibióticos está indicado logo após a coleta de urina para análise e o período de uso varia de 3 a 7 dias. Posteriormente, dependendo do tipo e da sensibilidade do agente isolado, pode ser necessário modificar o esquema antibacteriano.

Responsável Técnico: Dr. Alessandro Loiola, MD

• Médico, especialista em Cirurgia Geral

CIRCULA NA INTERNET

A Petrobras encomendou no Brasil os 146 navios de apoio à exploração e produção marítima de petróleo da companhia, apesar de ser “um pouco mais barato” comprá-los da indústria estrangeira, reconheceu Lula. O presidente argumentou que comprar as embarcações no mercado nacional significa ajudar a indústria brasileira. "Ninguém vê que, construindo aqui, temos um novo trabalhador que tem renda e consome, e o comércio contrata mais. Com mais demanda, a indústria também emprega mais", disse Lula. Está previsto que a construção de cada um dos 146 navios gere cerca de 500 empregos e, quando toda a frota estiver pronta e operando, serão abertas por volta de 3.800 vagas para tripulantes.

IMAGEM DO DIA

Uma belíssima imagem em “Lake Mono” – Califórnia - USA

PIADA DO BLOG

EM UM BAR DE FORTALEZA-CE...

O cara entra no bar, pede uma bebida e começa a falar:

- Se essa CPI fosse séria...

- Moço! Conversa de política no meu bar, não. Só dá confusão!

- Tudo bem! É que o meu time...

- Moço! Futebol também não..., disse o dono.

- Tudo bem! Mas lá na Igreja que eu freqüento...

- Também não fale de religião!

- E de sexo, pode falar?

- Claro!

- Então, vá tomar no RABO!

CITAÇÃO DO DIA

"Na prosperidade nossos amigos nos conhecem; na adversidade conhecemos os nossos amigos." (Collins)

TEXTO DO BLOG

A ILHA DOS SENTIMENTOS

Reinilson Câmara

Era uma vez uma ilha, onde moravam todos os sentimentos: a Alegria, a Tristeza, a Sabedoria e todos os outros sentimentos. Por fim o amor. Mas, um dia, foi avisado aos moradores que aquela ilha iria afundar. Todos os sentimentos apressaram-se para sair da ilha. Pegaram seus barcos e partiram. Mas o amor ficou, pois queria ficar mais um pouco com a ilha, antes que ela afundasse. Quando, por fim, estava quase se afogando, o Amor começou a pedir ajuda. Nesse momento estava passando a Riqueza, em um lindo barco. O Amor disse: - Riqueza, leve-me com você. - Não posso. Há muito ouro e prata no meu barco. Não há lugar para você. Ele pediu ajuda a Vaidade, que também vinha passando. - Vaidade, por favor, me ajude. - Não posso te ajudar, Amor, você esta todo molhado e poderia estragar meu barco novo. Então, o amor pediu ajuda a Tristeza. - Tristeza, leve-me com você. - Ah! Amor, estou tão triste, que prefiro ir sozinha. Também passou a Alegria, mas ela estava tão alegre que nem ouviu o amor chamá-la. Já desesperado, o Amor começou a chorar. Foi quando ouviu uma voz chamar: - Vem Amor, eu levo você! Era um velhinho. O Amor ficou tão feliz que esqueceu-se de perguntar o nome do velhinho. Chegando do outro lado da praia, ele perguntou a Sabedoria. - Sabedoria, quem era aquele velhinho que me trouxe aqui? A Sabedoria respondeu: - Era o TEMPO. - O Tempo? Mas porque só o Tempo me trouxe? - Porque só o Tempo é capaz de entender o "AMOR"."

quarta-feira, 28 de maio de 2008

RAPIDINHAS DO BLOG...

EMPRESA DE PORTUGAL LANÇA BANDA LARGA SEM LINHA TELEFÔNICA - A Zon Multimedia vai lançar um serviço de acesso à internet de banda larga através de linhas ADSL. A companhia descarta a obrigatoriedade de assinatura de uma linha telefônica para o pacote. A empresa informou na segunda-feira (26/5) que o produto vai ter velocidades de 4 Mbps e 16 Mbps, ao preço de 29,90 euros e 39,90 euros mensais, respectivamente. "A Zon quer se posicionar como uma alternativa de acesso à internet para os cerca de 500 mil clientes de TV por assinatura que hoje utilizam a sua plataforma via satélite", disse a empresa em um comunicado. A Zon, maior operadora de TV a cabo de Portugal, concorre fortemente com a empresa de telecomunicações Portugal Telecom, da qual se separou em novembro de 2007 e que no Brasil controla a Vivo, em parceria com a Telefónica.

POSITIVO LANÇA NOTEBOOK ULTRAPORTÁTIL POR R$ 999 - A Positivo Informática apresentou um notebook ultraportátil popular, que chega ao mercado em junho de 2008 por R$ 999. Com o computador, que pesa 1,1 kg e tem tela LCD de 7 polegadas, a empresa espera popularizar o uso desse tipo de PC. O ultraportátil, chamado Positivo Mobo, tem processador de 1 GHz, 512 MBytes de memória RAM e capacidade de armazenamento em memória Flash de 2 GBytes, que pode ser aumentada com o uso de acessórios como pen drive, leitor óptico externo USB e HD externo USB. A máquina tem leitor de cartões, webcam e vem com o sistema operacional Windows XP Home instalado. A bateria tem autonomia de quatro horas. A Positivo deve lançar também uma versão infantil do aparelho (Mobo Kids), para uso escolar, com basicamente as configurações, porém com visual específico para essa faixa etária --o teclado vai ter resistência especial a líquidos. Segundo pesquisas da Positivo, membros da classes A e B têm na atualidade o objetivo de comprar um segundo computador para a casa, optando por um laptop. Esse é o segmento de mercado que a empresa espera alcançar com o Mobo. Para a Positivo, a classe C prefere desktops, que podem ser compartilhados pela família.

GOVERNO APRESENTA NOVAS IMAGENS PARA MAÇOS DE CIGARRO – O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o diretor geral do Inca (Instituto Nacional de Câncer), Luiz Antonio Santini, lançaram na terça-feira (27/5), em Brasília, as novas imagens de advertências de embalagens de produtos com tabaco. O lançamento ocorre por conta da proximidade do Dia Mundial Sem Tabaco, marcado para 31 de maio. Entre as novas ilustrações, há um bebê morto dentro de um cinzeiro, uma cirurgia cardíaca, uma mãe e um filho assistindo à morte do pai e o cadáver de um fumante em uma mesa de necrotério. As fotos e mensagens foram produzidas com base em um estudo sobre o grau de aversão que alcançam. As imagens foram co-elaboradas pelo Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. De acordo com o Inca, o Brasil foi o segundo país a adotar imagens de advertência como estratégia para diminuir a prevalência e evitar a experimentação do cigarro por jovens e adolescentes. Desde 2001, os fabricantes de produtos de tabaco são obrigados, por lei, a inserirem advertências sanitárias ilustradas com fotos. A cada ano, o cigarro mata 200 mil pessoas no Brasil, segundo o Inca.

CHARGE DO DIA

(Fonte: Charge ONLINE)

INDICADORES DO BLOG

TURISMO NO BLOG

CAMOCIM – CE

O município, a 379km de Fortaleza, já foi uma cidade portuária e atualmente participa da economia cearense como um dos principais pólos pesqueiros do Estado. A preservação arquitetônica de fachadas de antigas construções embeleza o ar charmoso de Camocim. Tendo como área de lazer a margem do Rio Coreaú, o turista que vai ao município não pode deixar de apreciar o ambiente de mangue fazendo a travessia de barco para a Ilha do Amor, com a possibilidade de aventuras na outra margem do rio. Em poucos quilômetros, a paisagem de mangue dá espaço para as dunas e a praia de Camocim. O personagem principal deste cenário é o Rio Coreaú, que divide a cidade da Ilha do Amor e de outros atrativos naturais, como as lagoas no meio das dunas. Para atravessar o rio e conhecer essas belezas, os moradores locais auxiliam no transporte de turistas e carros através de balsas. Não precisa se preocupar: balança, mas não cai! Ideal para um relaxante passeio de barco para apreciar as diversas ilhas ao longo do rio e para a prática de esportes náuticos, o estuário do Rio Coreaú oferece ainda a beleza das salinas e a rica fauna dos manguezais. Os visitantes podem observar a areia branca do mangue em contraste com as raízes e os caules dos vegetais que característicos daquele ambiente. Na Barra dos Remédios os visitantes conferem uma das mais altas dunas do Ceará. O local é dominado por dunas móveis que modificam o ambiente, proporcionando surpresas a cada reencontro com o lugar. Os turistas têm a opção de alugar carros com tração 4 X 4 para fazer uma visita à comunidade de Tatajuba, próximo a Jericoacoara, onde o cenário retrata um paraíso bastante preservado. É importante não se esquecer de visitar os Lagos do Boqueirão, da Torta, e Seco. A cidade conta com hospedagem de qualidade, com hotéis de padrão internacional. São 57,7 mil habitantes e a gastronomia é condizente com a vocação natural da cidade: a pesca. Destaque também para as manifestações folclóricas e o artesanato.. Para chegar a Camocim, o turista passa pelas CE-085, CE-422, CE-326, BR-222 e BR-402.

CIRCULA NA INTERNET

UMA "RAZÃO PARA VIVER"

Esta parábola e muito boa para quem precisa de uma motivação extra.

Um sujeito foi demitido , perdeu a esposa, carro e os amigos. Por isso resolveu se suicidar.

Estava prestes a se jogar do viaduto quando um mendigo pergunta:

- O senhor vai se matar?

- Vou, e nem tente me impedir.

- Não. Mas já que o senhor vai se matar, não se importaria em dar suas roupas pra mim, não é?

O sujeito concordou e se despiu por completo.

O mendigo olhando para o corpo nu do sujeito,pergunta:

- Olha, o senhor tem uma bundinha muito gostosa.

Já que vai se matar e ninguém vai saber, deixa eu comer?

Sem mais nada a perder, o sujeito concorda e dá a bunda pro mendigo.

Depois do ato de viadagem consumado, diz para o mendigo:

- Agora o senhor poderia devolver minhas roupas?

- Mas o senhor não vai se matar?

- Mudei de idéia... Descobri uma razão para viver!

NUNCA PERCA A ESPERANÇA, O SEU DIA PODE SER HOJE!!!

IMAGEM DO DIA

Piscinas naturais na Ilha do Caju no Delta de Parnaíba – Piauí - PI

(Foto Alex Uchoa)

PIADA DO BLOG

Fidelidade de Portuguesa

Manoel decidiu ganhar a vida no Rio de Janeiro. Chamou Joaquina e reafirmaram os votos de fidelidade do casamento durante os três anos que ele passaria no Rio. Veio. Três anos depois estava super rico e voltou à terrinha. Ao chegar, Joaquina cobra:

-Manoel, como passaste no Rio sem me traíres? Cumpriste o pacto?

-Ah! Pois, pois. Foi muita consideração. Confesso-te que muitas vezes caí em tentação, aquelas gajas maravilhosas, iam ao meu Apê, mas eu resistia e, confesso-te, cheguei a ficar em cima delas muitas vezes, mas lembrava-me do trato e saía de cima. E tu, Joaquina, como passaste sem mim?

- É, Manoel, tu hás de convir que sair de baixo é bem mais difícil!

CITAÇÃO DO DIA

“O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor. A dor que deveras sente.” (Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português)

TEXTO DO BLOG

O QUE OS OLHOS NÃO VÊEM HOJE É O QUE O CORAÇÃO MAIS SENTIRÁ AMANHÃ

Num relacionamento amoroso, não adianta esconder verdades e nem tampouco evitar tomar conhecimento delas. Aquele que respeita a si mesmo e também ao outro precisa enfrentar os fatos e até utilizá-los como instrumento para solucionar eventuais conflitos. Do contrário, os parceiros estarão adubando o terreno para a angústia, o ressentimento, a culpa e a infelicidade.

por Alberto Lima*

Quando uma pessoa afirma que “não quer nem saber” de alguma coisa, referindo-se a assunto relevante dentro de uma relação, ela dá voz a uma defesa, mas se mete em tremenda encrenca: conta para si mesma uma mentira e contraria uma força psíquica imperiosa, o desejo de saber. Exemplos desse posicionamento: “Não sei quais são os ganhos de meu marido, nem conheço o modo como ele lida com o dinheiro; não me interessa”. Ou: “Não faço a menor idéia sobre como minha mulher resolve as dificuldades com as crianças e também não quero saber”. Acontece que um evento psicológico não deixa de existir só porque a pessoa não toma acordo dele. Podemos dinamitar o dito popular e afirmar, sem medo de cometer um erro de avaliação: “O que os olhos não vêem é justamente o que o coração mais sente”. O coração sente, a alma se deixa impactar, o espírito responde. Ao retirar um tema de seu campo de visão, a pessoa obriga seu coração, sua alma e seu espírito a realizar por ela o trabalho que deveria caber à sua consciência. Não é justo. É doentio. Problemas varridos para debaixo do tapete não tardam a putrefazer-se. Exigirão ser conhecidos pelo pior caminho e no momento mais inoportuno possível, quando já tiverem causado irreversíveis corrosões. Saberes impedidos de circular com liberdade facilmente se transformam em fofoca, quando não vazam e burlam os controles de quem os quer manter escondidos. Em outras palavras, forçam sua entrada na consciência — e pela porta dos fundos. Resultado: aquilo que poderia ser uma útil ferramenta para o manejo de conflitos na relação acaba assumindo o caráter de sombra, passando a atazanar os envolvidos, causando-lhes ressentimento, culpa ou raiva. Ao lado das pessoas que fecham os olhos ao conhecimento, há também as que sonegam informações. As primeiras sacaneiam a si mesmas (pois forjam uma espécie de cegueira) e abandonam o outro (pois o compelem a assumir responsabilidades que não são só de um). As segundas sacaneiam o outro (pois o excluem da ordem da vida) e, imaginando-se espertas, tornam-se apenas presunçosas, quando não bandidas. O desejo de saber e o desejo de dar a conhecer são desígnios psíquicos fortes e saudáveis. Se a consciência não pode se ocupar responsavelmente com eles, de imediato o inconsciente constrói um sistema de compensações, que pode assumir vários formatos: a formação de doenças, muitas vezes graves; o surgimento de sentimentos intensos e de difícil assimilação, como o ciúme patológico, os sentimentos persecutórios, a revolta e a indignação; a experiência da injustiça; a culpa; o ódio e o conseqüente desejo de vingança. É natural que haja um apetite pelo saber e quando não é saciado se abre espaço à ansiedade. Para contornar essas dificuldades, seria importante as pessoas experimentarem a liberdade de incluir-se no mundo ao qual pertencem. Se isso não for possível, cabe indagar o que faz alguém em um contexto no qual sua liberdade de movimento é cerceada. Sentimentos de menos-valia costumam estar presentes nessas situações. Além disso, será bem-vinda a delicadeza de incluir o outro em sua experiência. Se isso tampouco é possível, deve-se indagar o que faz a pessoa com alguém que ela não acolhe em seu mundo. Arrogância e onipotência são sintomas desse tipo de funcionamento.

* Alberto Lima, psicoterapeuta de orientação junguiana, é professor-doutor em Psicologia Clínica e autor de O Pai e a Psique (Editora Paulus).

terça-feira, 27 de maio de 2008

RAPIDINHAS DO BLOG

BLOG MUDA DE SITE: A partir de hoje, 27/05/2008, o “BLOG DO BORJÃO” deixa de ser atualizado pela “UOL” e passa a ser editado pelo “GOOGLE” no link: http://blogdoborjao.blogspot.com/. Pedimos desculpas aos internautas que acessam o Blog, pois a mudança foi necessária para que possamos ter mais espaço de arquivamento das nossas atualizações. O perfil do Blog não será alterado, serão mantidas : RAPIDINHAS DO BLOG, CHARGES, INDICADORES, TEXTOS, PIADAS, COLÍRIOS, ETC.

CHARGE DO DIA

(Fonte: Charge ONLINE)

BIOGRAFIA DE CELEBRIDADES

GRACILIANO RAMOS
Graciliano Ramos nasceu no dia 27 de outubro de 1892, na cidade de Quebrangulo, sertão de Alagoas, filho primogênito dos dezesseis que teriam seus pais, Sebastião Ramos de Oliveira e Maria Amélia Ferro Ramos. Viveu sua infância nas cidades de Viçosa, Palmeira dos Índios (AL) e Buíque (PE), sob o regime das secas e das suas que lhe eram aplicadas por seu pai, o que o fez alimentar, desde cedo, a idéia de que todas as relações humanas são regidas pela violência. Em seu livro autobiográfico "Infância", assim se referia a seus pais: "Um homem sério, de testa larga (...), dentes fortes, queixo rijo, fala tremenda; uma senhora enfezada, agressiva, ranzinza (...), olhos maus que em momentos de cólera se inflamavam com um brilho de loucura". Em 1894, a família muda-se para Buíque (PE), onde o escritor tem contacto com as primeiras letras. Em 1904, retornam ao Estado de Alagoas, indo morara em Viçosa. Lá, Graciliano cria um jornalzinho dedicado às crianças, o "Dilúculo". Posteriormente, redige o jornal "Echo Viçosense", que tinha entre seus redatores seu mentor intelectual, Mário Venâncio. Em 1905 vai para Maceió, onde freqüenta, por pouco tempo, o Colégio Quinze de Março, dirigido pelo professor Agnelo Marques Barbosa. Com o suicídio de Mário Venâncio, em fevereiro de 1906, o "Echo" deixa de circular. Graciliano publica na revista carioca "O Malho" sonetos sob o pseudônimo de Feliciano de Olivença. Em 1909, passa a colaborar com o "Jornal de Alagoas", de Maceió, publicando o soneto "Céptico" sob o pseudônimo de Almeida Cunha. Até 1913, nesse jornal, usa outros pseudônimos: S. de Almeida Cunha, Soares de Almeida Cunha e Lambda, este usado em trabalhos de prosa. Até 1915 colabora com "O Malho", usando alguns dos pseudônimos citados e o de Soeiro Lobato. Em 1910, responde a inquérito literário movido pelo Jornal de Alagoas, de Maceió. Em outubro, muda-se para Palmeira dos Índios, onde passa a residir. Passa a colaborar com o "Correio de Maceió", em 1911, sob o pseudônimo de Soares Lobato. Em 1914, embarca para o Rio de Janeiro (RJ) no vapor Itassuoê. Nesse ano e parte do ano seguinte, trabalha como revisor de provas tipográficas nos jornais cariocas "Correio da Manhã", "A Tarde" e "O Século". Colaborando com o "Jornal de Alagoas" e com o fluminense "Paraíba do Sul", sob as iniciais R.O. (Ramos de Oliveira). Volta a Palmeira dos Índios, em meados de 1915, onde trabalha como jornalista e comerciante. Casa-se com Maria Augusta Ramos. Sua esposa falece em 1920, deixando quatro filhos menores. Em 1927, é eleito prefeito da cidade de Palmeira dos Índios, cargo no qual é empossado em 1928. Ao escrever o seu primeiro relatório ao governador Álvaro Paes, “um resumo dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Palmeira dos Índios em 1928”, publicado pela Imprensa Oficial de Alagoas em 1929, a verve do escritor se revela ao abordar assuntos rotineiros de uma administração municipal. No ano seguinte, 1930, volta o então prefeito Graciliano Ramos com um novo relatório ao governador que, ainda em nossos dias, não se pode ler sem um sorriso nos lábios, tal a forma sui generis em que é apresentado. Dois anos depois, renuncia ao cargo de prefeito e se muda para a cidade de Maceió, onde é nomeado diretor da Imprensa Oficial. Casa-se com Heloisa Medeiros. Colabora com jornais usando o pseudônimo de Lúcio Guedes. Demite-se do cargo de diretor da Imprensa Oficial e volta a Palmeira dos Índios, onde funda urna escola no interior da sacristia da igreja Matriz e inicia os primeiros capítulos do romance São Bernardo. O ano de 1933 marca o lançamento de seu primeiro livro, "Caetés", que já trazia consigo o pessimismo que marcou sua obra. Esse romance Graciliano vinha escrevendo desde 1925. No ano seguinte, publica "São Bernardo". Falece seu pai, em Palmeira dos Índios. Em março de 1936, acusado — sem que a acusação fosse formalizada — de ter conspirado no malsucedido levante comunista de novembro de 1935, é demitido, preso em Maceió e enviado a Recife, onde é embarcado com destino ao Rio de Janeiro no navio "Manaus". com outros 115 presos. O país estava sob a ditadura de Vargas e do poderoso coronel Filinto Müller. No período em que esteve preso no Rio, até janeiro de 1937, passou pelo Pavilhão dos Primários da Casa de Detenção, pela Colônia Correcional de Dois Rios (na Ilha Grande), voltou à Casa de Detenção e, por fim, pela Sala da Capela de Correção. Seu livro "Angústia" é lançado no mês de agosto daquele ano. Esse romance é agraciado, nesse mesmo ano, com o prêmio "Lima Barreto", concedido pela "Revista Acadêmica". Foi libertado e passou a trabalhar como copidesque em jornais do Rio de Janeiro, em 1937. Em maio, a "Revista Acadêmica" dedica-lhe uma edição especial, de número 27 - ano III, com treze artigos sobre o autor. Recebe o prêmio "Literatura Infantil", do Ministério da Educação", com "A terra dos meninos pelados".Em 1938, publica seu famoso romance "Vidas secas". No ano seguinte é nomeado Inspetor Federal do Ensino Secundário no Rio de Janeiro. Em 1940, freqüenta assiduamente a sede da revista "Diretrizes", junto de Álvaro Moreira, Joel Silveira, José Lins do Rego e outros "conhecidos comunistas e elementos de esquerda", como consta de sua ficha na polícia política. Traduz "Memórias de um negro", do americano Booker T. Washington, publicado pela Editora Nacional, S. Paulo. Publica uma série de crônicas sob o título "Quadros e Costumes do Nordeste" na revista "Política", do Rio de Janeiro. Em 1942, recebe o prêmio "Felipe de Oliveira" pelo conjunto de sua obra, por ocasião do jantar comemorativo a seus 50 anos. O romance "Brandão entre o mar e o amor", escrito em parceria com Jorge Amado, José Lins do Rego, Aníbal Machado e Rachel de Queiroz é publicado pela Livraria Martins, S. Paulo. Em 1943, falece sua mãe em Palmeira dos Índios. Lança, em 1944, o livro de literatura infantil "Histórias de Alexandre". Seu livro "Angústia" é publicado no Uruguai. Filia-se ao Partido Comunista, em 1945, ano em que são lançados "Dois dedos" e o livro de memórias "Infância". O escritor Antônio Cândido publica, nessa época, uma série de cinco artigos sobre a obra de Graciliano no jornal "Diário de São Paulo", que o autor responde por carta. Esse material transformou-se no livro "Ficção e Confissão". Em 1946, publica "Histórias incompletas", que reúne os contos de "Dois dedos", o conto inédito "Luciana", três capítulos de "Vidas secas" e quatro capítulos de "Infância". Os contos de "Insônia" são publicados em 1947. O livro "Infância" é publicado no Uruguai, em 1948. Traduz, em 1950, o famoso romance "A Peste", de Albert Camus, cujo lançamento se dá nesse mesmo ano pela José Olympio. Em 1951, elege-se presidente da Associação Brasileira de Escritores, tendo sido reeleito em 1962. O livro "Sete histórias verdadeiras", extraídas do livro "Histórias de Alexandre", é publicado. Em abril de 1952, viaja em companhia de sua segunda esposa, Heloísa Medeiros Ramos, à Tcheco-Eslováquia e Rússia, onde teve alguns de seus romances traduzidos. Visita, também, a França e Portugal. Ao retornar, em 16 de junho, já enfermo, decide ir a Buenos Aires, Argentina, onde se submete a tratamento de pulmão, em setembro daquele ano. É operado, mas os médicos não lhe dão muito tempo de vida. A passagem de seus sessenta anos é lembrada em sessão solene no salão nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em sessão presidida por Peregrino Júnior, da Academia Brasileira de Letras. Sobre sua obra e sua personalidade falaram Jorge Amado, Peregrino Júnior, Miécio Tati, Heraldo Bruno, José Lins do Rego e outros. Em seu nome, falou sua filha Clara Ramos. No janeiro ano seguinte, 1953, é internado na Casa de Saúde e Maternidade S. Vitor, onde vem a falecer, vitimado pelo câncer, no dia 20 de março, às 5:35 horas de uma sexta-feira. É publicado o livro "Memórias do cárcere", que Graciliano não chegou a concluir, tendo ficado sem o capítulo final. Postumamente, são publicados os seguintes livros: "Viagem", 1954, "Linhas tortas", "Viventes das Alagoas" e "Alexandre e outros heróis", em 1962, e "Cartas", 1980, uma reunião de sua correspondência. Seus livros "São Bernardo" e "Insônia" são publicados em Portugal, em 1957 e 1962, respectivamente. O livro "Vidas secas" recebe o prêmio "Fundação William Faulkner", na Virginia, USA. Em 1963, o 10º aniversário da morte de Mestre Graça, como era chamado pelos amigos, é lembrado com as exposições "Retrospectiva das Obras de Graciliano Ramos", em Curitiba (PR), e "Exposição Graciliano Ramos", realizada pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Em 1965, seu romance "Caetés" é publicado em Portugal. Seus livros "Vidas secas" e "Memórias do cárcere" são adaptados para o cinema por Nelson Pereira dos Santos, em 1963 e 1983, respectivamente. O filme "Vidas secas" obtem os prêmios "Catholique International du Cinema" e "Ciudad de Valladolid" (Espanha). Leon Hirszman dirige "São Bernardo", em 1980. Em 1970, "Memórias do cárcere" é publicado em Portugal.

CIRCULA NA INTERNET

IMAGEM DO DIA

Uma bela imagem da Praia de Tibau-RN diretamente da Mansãode Herbert Vieira (Foto de Ricardo Borges)

PIADA DO BLOG - Mais uma da Loura

Numa blitz o guarda para a loira deliciosa e pede os documentos. - Que documentos? - pergunta ela, com ar inocente. - A sua Carteira de Habilitação! - Carteira de Habilitação? O que é isso? O guarda já começa a ficar impaciente. - Pode me dar a sua Identidade? - Identidade? Eu também não sei o que é isso! Inconformado com a burrice da garota e exaltado com as curvas abundantes, o guarda tira o bilau para fora e pergunta: - E isso daqui você sabe o que é? - Ah! Não! O Bafômetro de novo!

CITAÇÃO DO DIA

"Começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei,ainda nos podemos mexer." (Graciliano Ramos)

FAZER AMOR É PISAR NA ETERNIDADE

Fazer amor é coisa séria demais... Não basta um corpo e outro corpo, misturados num desejo insosso, desses que dão feito fome trivial, nascida da gula descuidada, aplacada sem zelo, sem composturas, sem respeito, atendendo exclusivamente a voracidade do apetite. Fazer amor é percorrer as trilhas da alma, uma alma tateando outra alma, desvendando véus, descobrindo profundezas, penetrando nos escondidos, sem pressa com delicadeza... Porque alma tem tessitura de cristal, deve ser tocada nas levezas, apalpada com amaciamentos...Até que o corpo descubra cada uma das suas funções. Quando a descoberta acontece é que o ato de amor começa. As mãos deslizam sobre as curvas, como se tocando nuvens, a boca vai acordando e retirando gostos, provando os sabores, bebendo a seiva que jorra das nascentes escorrendo em dons, é o côncavo e o convexo em amorosa conjunção. Fazer amor é Ressurreição!!! É nascer de novo: no abraçoque aperta sem sufocamentos no beijo que cala a sede gritante, na escalada dos degraus celestiais que levam ao gozo. Vale chorar, vale gemer...Vale gritar, porque aí já se chegou ao paraíso, e qualquer som ha de sair melódico e afinado, seja grave, agudo, pianinho... Há de ser sempre o acorde faltante quando amantes iniciam o milagre do encontro. Corpos se ajustaram, almas matizaram...Fez-se o Êxtase! É o instante da Paz... É a escritura da serenidade! E os amantes em assunção pisam eternidades!!! (Texto de um Frei do Colégio Santo Agostinho)

domingo, 25 de maio de 2008

RAPIDINHAS DO BLOG...

REGISTRO DE ANIVERSÁRIOS: O Blog registra os aniversários da garota Bianca, filha do casal amigo Sergio e Christianne, ocorrido em Mossoró-RN no dia 22/05. No dia 24/05 também foi festa em Natal-RN, do amigo Bosco Afonso que entrou na era do “sex....agenário”. Já no dia 25/05 a festa foi na aprazível Praia do Tibau-RN, onde a amiga Gorethe Vieira adicionou mais um aninho na sua idade. O Borjão, a Lucinha, as Filhas, os Netos e os Genros, desejam muitas felicidades aos aniversariantes.

SANDRA CORVELONI RECEBE PRÊMIO DE MELHOR ATRIZ EM CANNES - A atriz paulistana Sandra Corveloni venceu no 61.º Festival de Cannes o prêmio de melhor atriz pelo filme Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas. Ela não foi ao Festival com a equipe do filme por ter perdido, recentemente, o filho que esperava. Sandra estava grávida de 5 meses e sua filha se chamaria Ana Clara. A atriz tem um filho de 5 anos. A Palma de Ouro, prêmio máximo do evento, foi para o filme francês Entre Les Murs (Entre as Paredes), dirigido por Laurent Cantet. O pernambucano Tião também saiu vencedor do festival este ano. O diretor recebeu o prêmio Olhar Novo (Regard Neuf) na Quinzena dos Realizadores pelo curta-metragem Muro.

'INDIANA JONES' FAZ RIVAIS COMEREM POEIRA EM SUA ESTRÉIA - Quem disse que super-heróis do cinema precisam ser esportivos e terem sorrisos joviais para conquistar o coração da platéia? A aventura "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal", em que Harrison Ford, de 65 anos, repete seu papel de corajoso arqueologista, arrecadou 126 milhões de dólares durante os primeiros quatro dias de lançamento nos cinemas norte-americanos, afirmou seu distribuidor no domingo, 25/5. A Paramount Pictures prevê que a aguardada continuação da série de aventura ainda irá levar mais 25 milhões de dólares nesta segunda-feira --feriado norte-americano do Memorial Day-- somando um total de 151 milhões de dólares. A previsão de cinco dias está em linha com as expectativas da indústria, e fica apenas 2 milhões de dólares abaixo do recorde do Memorial Day atingindo no último ano com o "Piratas do Caribe: No Fim do Mundo". No tradicional feriado de sexta a segunda-feira, "Indiana Jones" tem uma estimativa de 101 milhões de dólares, a maior estréia do ano pela medida. O recorde tinha sido atingido há três semanas pelo filme "Iron Man", que arrecadou 98,6 milhões de dólares em sua estréia. "A Caveira de Cristal", dirigido por Steven Spielberg, é o primeiro da lucrativa franquia de "Indiana Jones" a ser lançado em 19 anos. O filme conta no elenco com Harrison Ford, Cate Blanchett e a nova descoberta de Spielberg, Shia LeBeouf. George Lucas, quem criou a franquia em 1981, voltou como produtor executivo. "Indiana Jones" roubou parte da audiência do líder da semana passada, "As Crônicas de Narnia: Príncipe Caspian", que caiu para a segunda colocação com 23 milhões de dólares arrecadados no período de sexta-feira a domingo, uma forte queda de 58 por cento. Enquanto isso, o filme "Iron Man", caiu para terceiro lugar, com 20,1 milhões de dólares, somando 252,3 milhões de dólares até o momento.

USUÁRIOS DA INTERNET ESTÃO MAIS EGOÍSTAS, DIZ ESPECIALISTA - Os usuários da internet estão ficando mais cruéis e egoístas, afirma o especialista em usabilidade Jakob Nielsen. O diretor da Nielsen Norman Group, especializada em consultoria sobre usabilidade, comentou os resultados do relatório anual da empresa sobre os hábitos dos usuários da internet e afirmou que as pessoas estão menos pacientes na hora de navegar. Segundo Nielsen, a mudança no comportamento dos usuários pode ser confirmada com base em vários dados levantados pelo relatório. O primeiro deles está relacionado com o sucesso dos usuários em conseguir atingir suas metas quando estão online. Os dados de 2008 indicam que este o sucesso foi de 75%, comparados com 60% em 1999. Isso indicaria que os usuários estão indo "diretamente ao ponto", ao invés de ficar navegando "à deriva" pelos sites. Nielsen afirma ainda que outro indicativo do "egoísmo" dos usuários estaria relacionado aos sistemas de busca. Segundo o documento, em 2004, 40% das pessoas visitavam primeiro a homepage de um site e depois navegavam até onde estava a informação que procuravam. Atualmente, 60% dos usuários usam um link que os leva diretamente para a página que procuram dentro de um site. O relatório de 2008 aponta que apenas 25% das pessoas navegam via a homepage de um site, o restante usa mecanismos de busca e chega diretamente ao destino de interesse. Batata quente Para Nielsen, os dados indicam que a maioria dos usuários quer acessar um determinado site rapidamente, completar uma tarefa e sair. Ele ressalta ainda que grande parte dos usuários ignora os esforços dos designers dos sites para que eles passem mais tempo navegando no site e que suspeitam das promoções criadas para chamar a atenção. Em entrevista à BBC News, o especialista afirmou que os usuários se comportam como se estivessem segurando uma "batata quente" - apenas querem completar uma tarefa, o mais rápido possível. "As pessoas querem sites que vão direto ao ponto, elas têm pouca paciência", disse. "Apesar de os designers terem melhorado, os usuários também se habituaram com o ambiente interativo", afirmou. "Agora, quando estão online, as pessoas sabem o que querem e como fazer para achar", explicou o especialista. De acordo com ele, esse comportamento deixa os usuários mais resistentes às promoções e outras escolhas editoriais que tentam distraí-los. Apesar disso, Nielsen afirma que os sites ainda não vislumbraram esta realidade. "Os designers e proprietários dos sites ainda pensam que possuem um site especial e interessante e que as pessoas ficarão felizes com tudo o que for jogado para elas", afirmou. Nielsen destaca que os usuários estão ficando cada vez mais frustrados com todos os extras, como sinais sonoros e outras aplicações que estão sendo adicionadas ao sites para tornar suas interfaces mais amigáveis. Segundo ele, esses adicionais apenas fazem com que a página demore a carregar e aumenta a impaciência dos usuários com relação ao site. O especialista ressalta que, nesse contexto, os mecanismos de busca "basicamente dominam a rede". "A longo prazo, qualquer um que quiser ultrapassar o Google tem apenas que fazer um sistema de busca melhor", concluiu.

CHARGE DO DIA

(Fonte: Charge ONLINE)

COLÍRIO DO BLOG

(Modelo: Érica Vieira)

FORTALEZA NO PASSADO

RUA FLORIANO PEIXOTO NO MERCADO DE FERRO - Estamos na Rua Floriano Peixoto, que já se chamou Boa Vista, Pitombeira, das Belas e Rua nº 5. Mas a foto antiga data de 1930, quando a rua já tinha o nome atual. Velhos sobrados no estilo neoclássico faziam aquela rua onde trafegavam ônibus da "Light", carros hoje conhecidos como calhambeques, carroças e animais. As pessoas andavam normalmente de chapéu, quer de massa, palhinha ou palha mesmo. A bomba da gasolina da época dava um toque todo especial. Vemos por trás o velho mercado de ferro inaugurado em 1897 e dali retirado em 1937. Também vemos os postes telegráficos, estes com várias hastes de apoio, cada qual comportando oito fios, totalizando 48 fios. A posição do fotógrafo é de costas para o sertão e frente para o mar. Na foto antiga vê-se o Passeio Público à distância.

CIRCULA NA INTERNET

O PADRE VOADOR FOI LOCALIZADO

IMAGEM DO DIA

Praia do meio, com navio transatlântico ao fundo, Natal-RN.

(Foto: Alex Uchoa)

PIADA DO BLOG

Mineiro esperto...

Um avião, cheio de deputados e senadores, cai numa mata em Minas Gerais. Um minerinho que viu a queda foi até o local e enterrou todo mundo. No dia seguinte, um helicóptero que procurava o avião desaparecido, ao ver os destroços, pousou. - Onde estão as pessoas que estavam no avião? - Uai sô!!! Interrei tudo. - Mas não podia, pois eram políticos importantes. E não tinha nenhum vivo? - Óia!!! Inté discunfiei que tinha. Eu gritei: - TEM ARGUÉM VIVO AI? Uns 10 levantô a mão. - E onde eles estão? - Uai!! Interrei anssim mermo, pruque du jeito que político mente....num criditei em ninhum deles.......

CITAÇÃO DO DIA

"Um grama de ação vale mais do que uma tonelada de teoria." (Friedrich Engels)

O AMOR DA RELAÇÃO ATUAL É ÚNICO, NÃO COMPETE COM O DA ANTERIOR

Nós, humanos, temos a capacidade de amar várias pessoas ao mesmo tempo. Nossa cultura monogâmica é que nos faz optar por uma somente. Ao fazermos isso, abrimos mão dos outros amores que poderíamos ter. E não temos um só amor que passamos de uma pessoa para outra. Cada um de nossos amores é exclusivo, sem igual, não tendo relação com os anteriores.

por Alberto Lima*

Ao contrário do que ingenuamente se supõe, o campo amoroso não é monoteísta, mas verdadeiro panteão. Somos amorosamente polivalentes. Tomemos consciência disso e nos responsabilizemos pelas implicações desse fato. Sem perda de tempo, vamos logo à experiência vivida. Supondo-se que, de fato, a palavra amor se aplique à situação, podemos afirmar que, quando alguém diz que não tem certeza se ama uma pessoa ou outra, é possível que ambas sejam amadas. Mais parecido com a realidade psicológica seria dizer: “Não sei a qual desses dois amores eu suporto renunciar”. Quando se faz uma escolha amorosa, decide-se não viver uma série de outros amores. Pode-se fazer com que a libido — energia psíquica — se destine a um grande amor, situação em que a pessoa opta por privar-se de outros amores. Ajuda-nos a entender esse fenômeno a vivência parental: o pai e a mãe “inventam” um amor para cada um dos filhos. É bobagem a afirmação de que “o amor que sinto pelos meus filhos é um só”, ou “amo meus filhos igualmente”. Cada filho faz emergir em nós um amor distinto. Não é verdade que tenhamos um único amor e ele se distribua pelos filhos que pomos no mundo. O amor que temos por um filho é só dele. Para os demais, dispomos de uma capacidade amorosa que nos permite amar cada um de um jeito novo, por motivações distintas; veiculamos nosso amor de modos impossíveis de se repetir; promovemos com nosso amor coisas inusitadas em cada filho. É importante que seja assim. Com os adultos, no plano da parceria amorosa, ocorre algo semelhante. Não há um amor único que se movimente de um parceiro para outro, feito um líquido que se transporta de um jarro a outro. Para cada um de nossos amores, fundamos um jarro distinto e o preenchemos com um conteúdo diferente. Assim, não existe algo como “Não amo mais você; agora amo outra pessoa”, como se o amor que se destinava a uma pessoa pudesse ser transposto para outra. O que existe é: “Escolho não mais nutrir um grande amor por você. Esse amor, eu o deixo morrer. Teve início uma outra história de amor, movida e sustentada por outro padrão amoroso, que emerge em mim em razão da relação que opto por ter. Eu escolho perder você”. Parceiros amorosos não perderiam tanto tempo sentindo-se inseguros pelo fato de seus parceiros de vida já terem vivido outros amores se pudessem compreender que o amor que entra em jogo na união atual é único, não compete com o anterior. Por isso, a alegria que alguém sente pelo amor que experimenta não cancela a dor que sente pelas dificuldades que teve em outras relações. São coisas distintas e podem ser concomitantes. Numa cultura monogâmica como a nossa, nós renunciamos a um amor ao escolhermos nos dedicar a um novo, quando é o caso. Talvez possamos afirmar que nossa capacidade amorosa é uma só: grande, polivalente, múltipla em suas possibilidades. Mas dela emergem inúmeras modalidades de amor, algo semelhante ao que ocorre com o artista plástico: ele tem uma capacidade criativa; com ela, pinta quadros distintos. Não há um quadro igual a outro. A obra, em seu conjunto, é uma só, mas as possibilidades de manifestação são inesgotáveis. Não poderia haver melhor metáfora para a criatividade amorosa humana.

* Alberto Lima, psicoterapeuta de orientação junguiana, é professor-doutor em Psicologia Clínica e autor de O Pai e a Psique (Editora Paulus).

quarta-feira, 21 de maio de 2008

CITAÇÃO DO DIA

“As paixões eclipsam a razão, como as nuvens, a luz do sol.” (Mariano da Fonseca, o marquês de Maricá (1773-1848), político carioca)